Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3945 |
Resumo: | A integra??o das tecnologias na educa??o ? tema de amplo debate. Iniciativas de forma??o digital de professores e eventos promovidos pelo Minist?rio da Educa??o refletem o esfor?o em adequar a escola ?s necessidades contempor?neas. As diretrizes da UNESCO tamb?m refor?am esta tend?ncia, com foco na constru??o de sociedades do conhecimento e na educa??o para o s?culo XXI. Por outro, num mundo cada vez mais globalizado, a import?ncia do ingl?s ? tamb?m inquestion?vel. Esta l?ngua tornou-se o idioma universal dos neg?cios, da ci?ncia, da tecnologia e das comunica??es internacionais, facilitando a colabora??o e a compreens?o entre pessoas de diversas culturas e origens. A profici?ncia em ingl?s abre portas para oportunidades educativas e profissionais e desempenha um papel crucial no desenvolvimento da literacia digital, sendo a l?ngua predominante na internet e nas redes sociais. Neste contexto, dada a crescente familiaridade das crian?as com a tecnologia desde tenra idade, ? relevante integr?-la na educa??o, nomeadamente na disciplina de ingl?s. Este estudo pretende compreender o desempenho e envolvimento de alunos do 4.? ano, do 1.? ciclo, durante a cria??o de hist?rias em ingl?s recorrendo ao uso da ferramenta digital storyjumper. O estudo, de natureza qualitativa, assume a forma de um estudo de caso, com o objetivo de compreender as ideias e significados subjacentes ?s a??es e intera??es de dois casos espec?ficos. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em observa??es registadas em di?rio de bordo e v?deo, question?rios, entrevistas e documentos, incluindo as hist?rias produzidas pelos alunos na plataforma digital storyjumper. Da an?lise destes dados, constatamos que ambos os casos tiveram um desempenho excelente na cria??o de hist?rias no storyjumper, tendo evidenciado capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos e resolver desafios tecnol?gicos e lingu?sticos. Al?m disso, demonstraram um elevado envolvimento comportamental, afetivo e cognitivo, mostrando interesse, motiva??o e dedica??o ao projeto. |
id |
RCAP_6402fec4dbba8419cfd4e8e246b6d50e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sicoHist?rias digitaisEscritaStoryjumperEnvolvimentoDesempenhoDigital storiesWritingStoryjumperEngagementPerformanceA integra??o das tecnologias na educa??o ? tema de amplo debate. Iniciativas de forma??o digital de professores e eventos promovidos pelo Minist?rio da Educa??o refletem o esfor?o em adequar a escola ?s necessidades contempor?neas. As diretrizes da UNESCO tamb?m refor?am esta tend?ncia, com foco na constru??o de sociedades do conhecimento e na educa??o para o s?culo XXI. Por outro, num mundo cada vez mais globalizado, a import?ncia do ingl?s ? tamb?m inquestion?vel. Esta l?ngua tornou-se o idioma universal dos neg?cios, da ci?ncia, da tecnologia e das comunica??es internacionais, facilitando a colabora??o e a compreens?o entre pessoas de diversas culturas e origens. A profici?ncia em ingl?s abre portas para oportunidades educativas e profissionais e desempenha um papel crucial no desenvolvimento da literacia digital, sendo a l?ngua predominante na internet e nas redes sociais. Neste contexto, dada a crescente familiaridade das crian?as com a tecnologia desde tenra idade, ? relevante integr?-la na educa??o, nomeadamente na disciplina de ingl?s. Este estudo pretende compreender o desempenho e envolvimento de alunos do 4.? ano, do 1.? ciclo, durante a cria??o de hist?rias em ingl?s recorrendo ao uso da ferramenta digital storyjumper. O estudo, de natureza qualitativa, assume a forma de um estudo de caso, com o objetivo de compreender as ideias e significados subjacentes ?s a??es e intera??es de dois casos espec?ficos. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em observa??es registadas em di?rio de bordo e v?deo, question?rios, entrevistas e documentos, incluindo as hist?rias produzidas pelos alunos na plataforma digital storyjumper. Da an?lise destes dados, constatamos que ambos os casos tiveram um desempenho excelente na cria??o de hist?rias no storyjumper, tendo evidenciado capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos e resolver desafios tecnol?gicos e lingu?sticos. Al?m disso, demonstraram um elevado envolvimento comportamental, afetivo e cognitivo, mostrando interesse, motiva??o e dedica??o ao projeto.The integration of technologies in education is a widely debated topic. Initiatives focusing on digital teacher training and events promoted by the Ministry of Education reflect efforts to adapt schools to contemporary needs. UNESCO's guidelines also emphasize this trend, focusing on the construction of knowledge societies and education for the 21st century. On the other hand, in an increasingly globalized world, the importance of English is unquestionable. This language has become the universal language of business, science, technology, and international communications, facilitating collaboration and understanding among people from diverse cultures and backgrounds. Proficiency in English opens doors to educational and professional opportunities and plays a crucial role in the development of digital literacy, being the predominant language on the internet and social networks. In this context, given children's growing familiarity with technology from an early age, it is relevant to integrate it into education, especially in the English language discipline. This study aims to understand the performance and engagement of 4th-grade students, in the 1st cycle, during the creation of stories in English using the digital tool Storyjumper. The qualitative study takes the form of a case study, aiming to comprehend the ideas and meanings underlying the actions and interactions of two specific cases. Data collection prioritized observations recorded in a diary, video footage, questionnaires, interviews, and documents, including stories produced by students on the Storyjumper platform. From the analysis of these data, it was found that both cases excelled in creating stories on Storyjumper, demonstrating the ability to apply acquired knowledge and solve technological and linguistic challenges. Furthermore, they showed high behavioral, affective, and cognitive engagement, displaying interest, motivation, and dedication to the project.2024-03-11T15:43:15Z2024-01-11T00:00:00Z2024-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3945TID:203548108porPontes, S?nia Maria Mansoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-14T07:12:37Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:36.501431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico |
title |
Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico |
spellingShingle |
Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico Pontes, S?nia Maria Manso Hist?rias digitais Escrita Storyjumper Envolvimento Desempenho Digital stories Writing Storyjumper Engagement Performance |
title_short |
Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico |
title_full |
Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico |
title_fullStr |
Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico |
title_full_unstemmed |
Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico |
title_sort |
Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico |
author |
Pontes, S?nia Maria Manso |
author_facet |
Pontes, S?nia Maria Manso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, S?nia Maria Manso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hist?rias digitais Escrita Storyjumper Envolvimento Desempenho Digital stories Writing Storyjumper Engagement Performance |
topic |
Hist?rias digitais Escrita Storyjumper Envolvimento Desempenho Digital stories Writing Storyjumper Engagement Performance |
description |
A integra??o das tecnologias na educa??o ? tema de amplo debate. Iniciativas de forma??o digital de professores e eventos promovidos pelo Minist?rio da Educa??o refletem o esfor?o em adequar a escola ?s necessidades contempor?neas. As diretrizes da UNESCO tamb?m refor?am esta tend?ncia, com foco na constru??o de sociedades do conhecimento e na educa??o para o s?culo XXI. Por outro, num mundo cada vez mais globalizado, a import?ncia do ingl?s ? tamb?m inquestion?vel. Esta l?ngua tornou-se o idioma universal dos neg?cios, da ci?ncia, da tecnologia e das comunica??es internacionais, facilitando a colabora??o e a compreens?o entre pessoas de diversas culturas e origens. A profici?ncia em ingl?s abre portas para oportunidades educativas e profissionais e desempenha um papel crucial no desenvolvimento da literacia digital, sendo a l?ngua predominante na internet e nas redes sociais. Neste contexto, dada a crescente familiaridade das crian?as com a tecnologia desde tenra idade, ? relevante integr?-la na educa??o, nomeadamente na disciplina de ingl?s. Este estudo pretende compreender o desempenho e envolvimento de alunos do 4.? ano, do 1.? ciclo, durante a cria??o de hist?rias em ingl?s recorrendo ao uso da ferramenta digital storyjumper. O estudo, de natureza qualitativa, assume a forma de um estudo de caso, com o objetivo de compreender as ideias e significados subjacentes ?s a??es e intera??es de dois casos espec?ficos. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em observa??es registadas em di?rio de bordo e v?deo, question?rios, entrevistas e documentos, incluindo as hist?rias produzidas pelos alunos na plataforma digital storyjumper. Da an?lise destes dados, constatamos que ambos os casos tiveram um desempenho excelente na cria??o de hist?rias no storyjumper, tendo evidenciado capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos e resolver desafios tecnol?gicos e lingu?sticos. Al?m disso, demonstraram um elevado envolvimento comportamental, afetivo e cognitivo, mostrando interesse, motiva??o e dedica??o ao projeto. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-11T15:43:15Z 2024-01-11T00:00:00Z 2024-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3945 TID:203548108 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3945 |
identifier_str_mv |
TID:203548108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138181498535936 |