Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, S?nia Maria Manso
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3945
Resumo: A integra??o das tecnologias na educa??o ? tema de amplo debate. Iniciativas de forma??o digital de professores e eventos promovidos pelo Minist?rio da Educa??o refletem o esfor?o em adequar a escola ?s necessidades contempor?neas. As diretrizes da UNESCO tamb?m refor?am esta tend?ncia, com foco na constru??o de sociedades do conhecimento e na educa??o para o s?culo XXI. Por outro, num mundo cada vez mais globalizado, a import?ncia do ingl?s ? tamb?m inquestion?vel. Esta l?ngua tornou-se o idioma universal dos neg?cios, da ci?ncia, da tecnologia e das comunica??es internacionais, facilitando a colabora??o e a compreens?o entre pessoas de diversas culturas e origens. A profici?ncia em ingl?s abre portas para oportunidades educativas e profissionais e desempenha um papel crucial no desenvolvimento da literacia digital, sendo a l?ngua predominante na internet e nas redes sociais. Neste contexto, dada a crescente familiaridade das crian?as com a tecnologia desde tenra idade, ? relevante integr?-la na educa??o, nomeadamente na disciplina de ingl?s. Este estudo pretende compreender o desempenho e envolvimento de alunos do 4.? ano, do 1.? ciclo, durante a cria??o de hist?rias em ingl?s recorrendo ao uso da ferramenta digital storyjumper. O estudo, de natureza qualitativa, assume a forma de um estudo de caso, com o objetivo de compreender as ideias e significados subjacentes ?s a??es e intera??es de dois casos espec?ficos. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em observa??es registadas em di?rio de bordo e v?deo, question?rios, entrevistas e documentos, incluindo as hist?rias produzidas pelos alunos na plataforma digital storyjumper. Da an?lise destes dados, constatamos que ambos os casos tiveram um desempenho excelente na cria??o de hist?rias no storyjumper, tendo evidenciado capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos e resolver desafios tecnol?gicos e lingu?sticos. Al?m disso, demonstraram um elevado envolvimento comportamental, afetivo e cognitivo, mostrando interesse, motiva??o e dedica??o ao projeto.
id RCAP_6402fec4dbba8419cfd4e8e246b6d50e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sicoHist?rias digitaisEscritaStoryjumperEnvolvimentoDesempenhoDigital storiesWritingStoryjumperEngagementPerformanceA integra??o das tecnologias na educa??o ? tema de amplo debate. Iniciativas de forma??o digital de professores e eventos promovidos pelo Minist?rio da Educa??o refletem o esfor?o em adequar a escola ?s necessidades contempor?neas. As diretrizes da UNESCO tamb?m refor?am esta tend?ncia, com foco na constru??o de sociedades do conhecimento e na educa??o para o s?culo XXI. Por outro, num mundo cada vez mais globalizado, a import?ncia do ingl?s ? tamb?m inquestion?vel. Esta l?ngua tornou-se o idioma universal dos neg?cios, da ci?ncia, da tecnologia e das comunica??es internacionais, facilitando a colabora??o e a compreens?o entre pessoas de diversas culturas e origens. A profici?ncia em ingl?s abre portas para oportunidades educativas e profissionais e desempenha um papel crucial no desenvolvimento da literacia digital, sendo a l?ngua predominante na internet e nas redes sociais. Neste contexto, dada a crescente familiaridade das crian?as com a tecnologia desde tenra idade, ? relevante integr?-la na educa??o, nomeadamente na disciplina de ingl?s. Este estudo pretende compreender o desempenho e envolvimento de alunos do 4.? ano, do 1.? ciclo, durante a cria??o de hist?rias em ingl?s recorrendo ao uso da ferramenta digital storyjumper. O estudo, de natureza qualitativa, assume a forma de um estudo de caso, com o objetivo de compreender as ideias e significados subjacentes ?s a??es e intera??es de dois casos espec?ficos. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em observa??es registadas em di?rio de bordo e v?deo, question?rios, entrevistas e documentos, incluindo as hist?rias produzidas pelos alunos na plataforma digital storyjumper. Da an?lise destes dados, constatamos que ambos os casos tiveram um desempenho excelente na cria??o de hist?rias no storyjumper, tendo evidenciado capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos e resolver desafios tecnol?gicos e lingu?sticos. Al?m disso, demonstraram um elevado envolvimento comportamental, afetivo e cognitivo, mostrando interesse, motiva??o e dedica??o ao projeto.The integration of technologies in education is a widely debated topic. Initiatives focusing on digital teacher training and events promoted by the Ministry of Education reflect efforts to adapt schools to contemporary needs. UNESCO's guidelines also emphasize this trend, focusing on the construction of knowledge societies and education for the 21st century. On the other hand, in an increasingly globalized world, the importance of English is unquestionable. This language has become the universal language of business, science, technology, and international communications, facilitating collaboration and understanding among people from diverse cultures and backgrounds. Proficiency in English opens doors to educational and professional opportunities and plays a crucial role in the development of digital literacy, being the predominant language on the internet and social networks. In this context, given children's growing familiarity with technology from an early age, it is relevant to integrate it into education, especially in the English language discipline. This study aims to understand the performance and engagement of 4th-grade students, in the 1st cycle, during the creation of stories in English using the digital tool Storyjumper. The qualitative study takes the form of a case study, aiming to comprehend the ideas and meanings underlying the actions and interactions of two specific cases. Data collection prioritized observations recorded in a diary, video footage, questionnaires, interviews, and documents, including stories produced by students on the Storyjumper platform. From the analysis of these data, it was found that both cases excelled in creating stories on Storyjumper, demonstrating the ability to apply acquired knowledge and solve technological and linguistic challenges. Furthermore, they showed high behavioral, affective, and cognitive engagement, displaying interest, motivation, and dedication to the project.2024-03-11T15:43:15Z2024-01-11T00:00:00Z2024-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3945TID:203548108porPontes, S?nia Maria Mansoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-14T07:12:37Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:36.501431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico
title Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico
spellingShingle Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico
Pontes, S?nia Maria Manso
Hist?rias digitais
Escrita
Storyjumper
Envolvimento
Desempenho
Digital stories
Writing
Storyjumper
Engagement
Performance
title_short Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico
title_full Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico
title_fullStr Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico
title_full_unstemmed Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico
title_sort Cria??o de hist?rias em ingl?s com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.? ciclo do ensino b?sico
author Pontes, S?nia Maria Manso
author_facet Pontes, S?nia Maria Manso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, S?nia Maria Manso
dc.subject.por.fl_str_mv Hist?rias digitais
Escrita
Storyjumper
Envolvimento
Desempenho
Digital stories
Writing
Storyjumper
Engagement
Performance
topic Hist?rias digitais
Escrita
Storyjumper
Envolvimento
Desempenho
Digital stories
Writing
Storyjumper
Engagement
Performance
description A integra??o das tecnologias na educa??o ? tema de amplo debate. Iniciativas de forma??o digital de professores e eventos promovidos pelo Minist?rio da Educa??o refletem o esfor?o em adequar a escola ?s necessidades contempor?neas. As diretrizes da UNESCO tamb?m refor?am esta tend?ncia, com foco na constru??o de sociedades do conhecimento e na educa??o para o s?culo XXI. Por outro, num mundo cada vez mais globalizado, a import?ncia do ingl?s ? tamb?m inquestion?vel. Esta l?ngua tornou-se o idioma universal dos neg?cios, da ci?ncia, da tecnologia e das comunica??es internacionais, facilitando a colabora??o e a compreens?o entre pessoas de diversas culturas e origens. A profici?ncia em ingl?s abre portas para oportunidades educativas e profissionais e desempenha um papel crucial no desenvolvimento da literacia digital, sendo a l?ngua predominante na internet e nas redes sociais. Neste contexto, dada a crescente familiaridade das crian?as com a tecnologia desde tenra idade, ? relevante integr?-la na educa??o, nomeadamente na disciplina de ingl?s. Este estudo pretende compreender o desempenho e envolvimento de alunos do 4.? ano, do 1.? ciclo, durante a cria??o de hist?rias em ingl?s recorrendo ao uso da ferramenta digital storyjumper. O estudo, de natureza qualitativa, assume a forma de um estudo de caso, com o objetivo de compreender as ideias e significados subjacentes ?s a??es e intera??es de dois casos espec?ficos. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em observa??es registadas em di?rio de bordo e v?deo, question?rios, entrevistas e documentos, incluindo as hist?rias produzidas pelos alunos na plataforma digital storyjumper. Da an?lise destes dados, constatamos que ambos os casos tiveram um desempenho excelente na cria??o de hist?rias no storyjumper, tendo evidenciado capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos e resolver desafios tecnol?gicos e lingu?sticos. Al?m disso, demonstraram um elevado envolvimento comportamental, afetivo e cognitivo, mostrando interesse, motiva??o e dedica??o ao projeto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-11T15:43:15Z
2024-01-11T00:00:00Z
2024-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3945
TID:203548108
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3945
identifier_str_mv TID:203548108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138181498535936