A Import?ncia das Hist?rias Infantis na Educa??o Pr?-Escolar e no Desenvolvimento Emocional e Social em Crian?as: Estudo Piloto e An?lise Explorat?ria em Crian?as dos 4 aos 6 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/563 |
Resumo: | A literatura refere que a educa??o na primeira inf?ncia baseada em hist?rias infantis surge como um agente importante, que atua na promo??o do desenvolvimento psicossocial das crian?as, ajudando-as a desenvolverem as suas compet?ncias sociais e emocionais. Dada a relev?ncia do tema, o objetivo principal deste estudo ? a compreens?o do desenvolvimento emocional e social de crian?as em idade pr?-escolar, analisando se uma interven??o baseada em hist?rias emocionais contribui para o aumento do autoconceito e reconhecimento de emo??es por crian?as de idade pr?-escolar. A amostra deste estudo ? constitu?da por 173 crian?as, 93 rapazes e 80 raparigas, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Esta investiga??o est? integrada no ?mbito do Programa Gera??es e os dados foram recolhidos em jardins-de-inf?ncia da rede p?blica e um da rede privada. Utilizaram-se hist?rias infantis, a Escala de Autoperce??o de Compet?ncia e Aceita??o Social para Crian?as (EAPCASC) e a Escala de Avalia??o do Conhecimento Emocional (EACE). Os resultados principais indicam que a compet?ncia cognitiva ? mais percecionada pelas crian?as, que tamb?m reconhecem mais facilmente a emo??o contente. No que respeita ? emo??o normal s?o os rapazes que a reconhecem com mais frequ?ncia, enquanto a emo??o assustada ? mais reconhecida pelas crian?as mais velhas. A perce??o de aceita??o pelos pares apresenta uma correla??o positiva com a emo??o contente, bem como uma correla??o negativa com a emo??o zangada. Existe igualmente uma associa??o positiva entre a emo??o triste e a emo??o contente, uma correla??o negativa entre a emo??o triste e a emo??o zangada, e igualmente uma correla??o negativa entre a emo??o triste e a emo??o normal. Verifica-se que em nenhuma das emo??es houve uma intera??o significativa entre o grupo (ter ou n?o interven??o) e o tempo (entre o pr?-teste e o p?s-teste), o que significa que a interven??o efetuada com o Programa Gera??es n?o provocou mudan?as significativas, quando comparada ? n?o interven??o, na capacidade de reconhecimento emocional das crian?as. Todavia, acredita-se que se deve valorizar a interven??o precoce nas crian?as e suas fam?lias, nomeadamente atrav?s das hist?rias infantis, de forma a melhorar a sa?de e reduzir comportamentos de risco. / The literature refers that education in infancy based on children's stories arises as an important agent, that acts to promote the psychosocial development of children, helping them to develop their social and emotional skills. Given the relevance of the theme, the principal objective of this study is to understand the emotional and social development of children of preschool age, analyzing whether an intervention based on emotional stories contributes to the rise in selfconcept and emotion recognition by children preschool. The sample this study is constituted of 173 children, 93 boys and 80 girls, aged between 4 and 6 years. This investigation is integrated within the Generations Program and the data were collected in gardens-of-childhood the public network and the private network. They used children's stories, The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children (EAPCASC) and the Scale of Emotional Knowledge (EACE). The main results indicate that cognitive competence is more perceived by the children, who also recognize more easily the happy emotion. With regard to normal emotion are the boys that recognize more frequently, while the scared emotion is more recognized by older children. The perception of peer acceptance have a positive correlation with happy emotion, as well as a negative correlation with the angry emotion. There is also a positive association between sad emotion and happy emotion, a negative correlation between the sad emotion and angry emotion, and also a negative correlation between the sad emotion and normal emotion. It is verified that none of emotions there was a significant interaction between group (have or not intervention) and time (between pre-test and post-test), which means the intervention performed with the Generation Program caused no significant changes, compared to no intervention, in emotional recognition capacity of children. However, it is believed that one should value the early intervention in children and their families, namely through children's stories, of the form to improve health and reduce risk behaviors. |
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A Import?ncia das Hist?rias Infantis na Educa??o Pr?-Escolar e no Desenvolvimento Emocional e Social em Crian?as: Estudo Piloto e An?lise Explorat?ria em Crian?as dos 4 aos 6 anosEduca??o pr?-escolar - Preschool educationHist?rias infantis - Children's storiesDesenvolvimento emocional e social - Emotional and social developmentCrian?as - ChildrenA literatura refere que a educa??o na primeira inf?ncia baseada em hist?rias infantis surge como um agente importante, que atua na promo??o do desenvolvimento psicossocial das crian?as, ajudando-as a desenvolverem as suas compet?ncias sociais e emocionais. Dada a relev?ncia do tema, o objetivo principal deste estudo ? a compreens?o do desenvolvimento emocional e social de crian?as em idade pr?-escolar, analisando se uma interven??o baseada em hist?rias emocionais contribui para o aumento do autoconceito e reconhecimento de emo??es por crian?as de idade pr?-escolar. A amostra deste estudo ? constitu?da por 173 crian?as, 93 rapazes e 80 raparigas, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Esta investiga??o est? integrada no ?mbito do Programa Gera??es e os dados foram recolhidos em jardins-de-inf?ncia da rede p?blica e um da rede privada. Utilizaram-se hist?rias infantis, a Escala de Autoperce??o de Compet?ncia e Aceita??o Social para Crian?as (EAPCASC) e a Escala de Avalia??o do Conhecimento Emocional (EACE). Os resultados principais indicam que a compet?ncia cognitiva ? mais percecionada pelas crian?as, que tamb?m reconhecem mais facilmente a emo??o contente. No que respeita ? emo??o normal s?o os rapazes que a reconhecem com mais frequ?ncia, enquanto a emo??o assustada ? mais reconhecida pelas crian?as mais velhas. A perce??o de aceita??o pelos pares apresenta uma correla??o positiva com a emo??o contente, bem como uma correla??o negativa com a emo??o zangada. Existe igualmente uma associa??o positiva entre a emo??o triste e a emo??o contente, uma correla??o negativa entre a emo??o triste e a emo??o zangada, e igualmente uma correla??o negativa entre a emo??o triste e a emo??o normal. Verifica-se que em nenhuma das emo??es houve uma intera??o significativa entre o grupo (ter ou n?o interven??o) e o tempo (entre o pr?-teste e o p?s-teste), o que significa que a interven??o efetuada com o Programa Gera??es n?o provocou mudan?as significativas, quando comparada ? n?o interven??o, na capacidade de reconhecimento emocional das crian?as. Todavia, acredita-se que se deve valorizar a interven??o precoce nas crian?as e suas fam?lias, nomeadamente atrav?s das hist?rias infantis, de forma a melhorar a sa?de e reduzir comportamentos de risco. / The literature refers that education in infancy based on children's stories arises as an important agent, that acts to promote the psychosocial development of children, helping them to develop their social and emotional skills. Given the relevance of the theme, the principal objective of this study is to understand the emotional and social development of children of preschool age, analyzing whether an intervention based on emotional stories contributes to the rise in selfconcept and emotion recognition by children preschool. The sample this study is constituted of 173 children, 93 boys and 80 girls, aged between 4 and 6 years. This investigation is integrated within the Generations Program and the data were collected in gardens-of-childhood the public network and the private network. 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A literatura refere que a educa??o na primeira inf?ncia baseada em hist?rias infantis surge como um agente importante, que atua na promo??o do desenvolvimento psicossocial das crian?as, ajudando-as a desenvolverem as suas compet?ncias sociais e emocionais. Dada a relev?ncia do tema, o objetivo principal deste estudo ? a compreens?o do desenvolvimento emocional e social de crian?as em idade pr?-escolar, analisando se uma interven??o baseada em hist?rias emocionais contribui para o aumento do autoconceito e reconhecimento de emo??es por crian?as de idade pr?-escolar. A amostra deste estudo ? constitu?da por 173 crian?as, 93 rapazes e 80 raparigas, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Esta investiga??o est? integrada no ?mbito do Programa Gera??es e os dados foram recolhidos em jardins-de-inf?ncia da rede p?blica e um da rede privada. Utilizaram-se hist?rias infantis, a Escala de Autoperce??o de Compet?ncia e Aceita??o Social para Crian?as (EAPCASC) e a Escala de Avalia??o do Conhecimento Emocional (EACE). Os resultados principais indicam que a compet?ncia cognitiva ? mais percecionada pelas crian?as, que tamb?m reconhecem mais facilmente a emo??o contente. No que respeita ? emo??o normal s?o os rapazes que a reconhecem com mais frequ?ncia, enquanto a emo??o assustada ? mais reconhecida pelas crian?as mais velhas. A perce??o de aceita??o pelos pares apresenta uma correla??o positiva com a emo??o contente, bem como uma correla??o negativa com a emo??o zangada. Existe igualmente uma associa??o positiva entre a emo??o triste e a emo??o contente, uma correla??o negativa entre a emo??o triste e a emo??o zangada, e igualmente uma correla??o negativa entre a emo??o triste e a emo??o normal. Verifica-se que em nenhuma das emo??es houve uma intera??o significativa entre o grupo (ter ou n?o interven??o) e o tempo (entre o pr?-teste e o p?s-teste), o que significa que a interven??o efetuada com o Programa Gera??es n?o provocou mudan?as significativas, quando comparada ? n?o interven??o, na capacidade de reconhecimento emocional das crian?as. Todavia, acredita-se que se deve valorizar a interven??o precoce nas crian?as e suas fam?lias, nomeadamente atrav?s das hist?rias infantis, de forma a melhorar a sa?de e reduzir comportamentos de risco. / The literature refers that education in infancy based on children's stories arises as an important agent, that acts to promote the psychosocial development of children, helping them to develop their social and emotional skills. Given the relevance of the theme, the principal objective of this study is to understand the emotional and social development of children of preschool age, analyzing whether an intervention based on emotional stories contributes to the rise in selfconcept and emotion recognition by children preschool. The sample this study is constituted of 173 children, 93 boys and 80 girls, aged between 4 and 6 years. This investigation is integrated within the Generations Program and the data were collected in gardens-of-childhood the public network and the private network. They used children's stories, The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children (EAPCASC) and the Scale of Emotional Knowledge (EACE). The main results indicate that cognitive competence is more perceived by the children, who also recognize more easily the happy emotion. With regard to normal emotion are the boys that recognize more frequently, while the scared emotion is more recognized by older children. The perception of peer acceptance have a positive correlation with happy emotion, as well as a negative correlation with the angry emotion. There is also a positive association between sad emotion and happy emotion, a negative correlation between the sad emotion and angry emotion, and also a negative correlation between the sad emotion and normal emotion. It is verified that none of emotions there was a significant interaction between group (have or not intervention) and time (between pre-test and post-test), which means the intervention performed with the Generation Program caused no significant changes, compared to no intervention, in emotional recognition capacity of children. However, it is believed that one should value the early intervention in children and their families, namely through children's stories, of the form to improve health and reduce risk behaviors. |
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