Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198 |
Resumo: | The study presented here is part of a longitudinal study (Viana, 1998), in which the predictive validity is analysed (in terms of future reading performance) of a test for the identification of linguistic competencies (Viana, 1998, 1999). It includes a sub-scale designed to evaluate the child's capacity that reflects upon the language he uses, i.e., his level of linguistic awareness. It is the bibliographic research underlying the elaboration of this sub-scale which is here reported, accompanied by a brief conceptual clarification, taking into account the sub-scale's utilisation as an independent contribution in arder to obtain data capable of orienting a diversified teaching approach to the initiation to reading and writing. |
id |
RCAP_640cae212bb29a9593e853a032056114 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leituraThe study presented here is part of a longitudinal study (Viana, 1998), in which the predictive validity is analysed (in terms of future reading performance) of a test for the identification of linguistic competencies (Viana, 1998, 1999). It includes a sub-scale designed to evaluate the child's capacity that reflects upon the language he uses, i.e., his level of linguistic awareness. It is the bibliographic research underlying the elaboration of this sub-scale which is here reported, accompanied by a brief conceptual clarification, taking into account the sub-scale's utilisation as an independent contribution in arder to obtain data capable of orienting a diversified teaching approach to the initiation to reading and writing.O presente trabalho insere-se num estudo longitudinal (Viana, 1998), onde é analisado o valor preditivo, em termos de futuro desempenho leitor, de uma prova de identificação de competências linguísticas (Viana, 1998, 1999). Inclui uma subescala destinada a avaliar a capacidade da criança reflectir sobre a língua que utiliza, isto é, o seu nível de consciência linguística. É a pesquisa subjacente à elaboração dessa subescala que é aqui relatada, acompanhada de uma breve clarificação de conceitos, tendo em vista a sua utilização de forma independente (para a obtenção de dados orientadores de uma propedêutica diversificada de iniciação à leitura e à escrita).Universidade Católica Portuguesa2002-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 1 (2002); 23-422182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2002.n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3198https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3198/3098Direitos de Autor (c) 2002 Fernanda Leopoldina Vianahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Fernanda Leopoldina2022-05-24T16:54:38Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:47.002473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura |
title |
Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura |
spellingShingle |
Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura Viana, Fernanda Leopoldina |
title_short |
Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura |
title_full |
Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura |
title_fullStr |
Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura |
title_full_unstemmed |
Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura |
title_sort |
Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura |
author |
Viana, Fernanda Leopoldina |
author_facet |
Viana, Fernanda Leopoldina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Fernanda Leopoldina |
description |
The study presented here is part of a longitudinal study (Viana, 1998), in which the predictive validity is analysed (in terms of future reading performance) of a test for the identification of linguistic competencies (Viana, 1998, 1999). It includes a sub-scale designed to evaluate the child's capacity that reflects upon the language he uses, i.e., his level of linguistic awareness. It is the bibliographic research underlying the elaboration of this sub-scale which is here reported, accompanied by a brief conceptual clarification, taking into account the sub-scale's utilisation as an independent contribution in arder to obtain data capable of orienting a diversified teaching approach to the initiation to reading and writing. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3198 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3198/3098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2002 Fernanda Leopoldina Viana http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2002 Fernanda Leopoldina Viana http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 1 (2002); 23-42 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2002.n1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850734182400 |