Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernanda Leopoldina
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198
Resumo: The study presented here is part of a longitudinal study (Viana, 1998), in which the predictive validity is analysed (in terms of future reading performance) of a test for the identification of linguistic competencies (Viana, 1998, 1999). It includes a sub-scale designed to evaluate the child's capacity that reflects upon the language he uses, i.e., his level of linguistic awareness. It is the bibliographic research underlying the elaboration of this sub-scale which is here reported, accompanied by a brief conceptual clarification, taking into account the sub-scale's utilisation as an independent contribution in arder to obtain data capable of orienting a diversified teaching approach to the initiation to reading and writing.
id RCAP_640cae212bb29a9593e853a032056114
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leituraThe study presented here is part of a longitudinal study (Viana, 1998), in which the predictive validity is analysed (in terms of future reading performance) of a test for the identification of linguistic competencies (Viana, 1998, 1999). It includes a sub-scale designed to evaluate the child's capacity that reflects upon the language he uses, i.e., his level of linguistic awareness. It is the bibliographic research underlying the elaboration of this sub-scale which is here reported, accompanied by a brief conceptual clarification, taking into account the sub-scale's utilisation as an independent contribution in arder to obtain data capable of orienting a diversified teaching approach to the initiation to reading and writing.O presente trabalho insere-se num estudo longitudinal (Viana, 1998), onde é analisado o valor preditivo, em termos de futuro desempenho leitor, de uma prova de identificação de competências linguísticas (Viana, 1998, 1999). Inclui uma subescala destinada a avaliar a capacidade da criança reflectir sobre a língua que utiliza, isto é, o seu nível de consciência linguística. É a pesquisa subjacente à elaboração dessa subescala que é aqui relatada, acompanhada de uma breve clarificação de conceitos, tendo em vista a sua utilização de forma independente (para a obtenção de dados orientadores de uma propedêutica diversificada de iniciação à leitura e à escrita).Universidade Católica Portuguesa2002-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 1 (2002); 23-422182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2002.n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3198https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3198/3098Direitos de Autor (c) 2002 Fernanda Leopoldina Vianahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Fernanda Leopoldina2022-05-24T16:54:38Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:47.002473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura
title Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura
spellingShingle Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura
Viana, Fernanda Leopoldina
title_short Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura
title_full Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura
title_fullStr Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura
title_full_unstemmed Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura
title_sort Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura
author Viana, Fernanda Leopoldina
author_facet Viana, Fernanda Leopoldina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
description The study presented here is part of a longitudinal study (Viana, 1998), in which the predictive validity is analysed (in terms of future reading performance) of a test for the identification of linguistic competencies (Viana, 1998, 1999). It includes a sub-scale designed to evaluate the child's capacity that reflects upon the language he uses, i.e., his level of linguistic awareness. It is the bibliographic research underlying the elaboration of this sub-scale which is here reported, accompanied by a brief conceptual clarification, taking into account the sub-scale's utilisation as an independent contribution in arder to obtain data capable of orienting a diversified teaching approach to the initiation to reading and writing.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3198
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2002.3198
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3198/3098
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2002 Fernanda Leopoldina Viana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2002 Fernanda Leopoldina Viana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 1 (2002); 23-42
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2002.n1
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129850734182400