Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10477 |
Resumo: | Do prefácio "... A obra constitui-se como um roteiro-síntese das pesquisas e perspectivas teóricas que fundamentam o conhecimento actual sobre a aprendizagem da leitura, procurando equacionar as principais questões que o ensino da decifração tem colocado ao longo dos tempos e relacioná-las com as diferentes abordagens, mais ou menos fónicas, globais ou mistas, que as metodologias pedagógicas têm experimentado. Mais importante do que a adopção clubística de um método para iniciar formalmente a ler, a vasta revisão da literatura apresentada pelas autoras parece apontar para a necessidade de ajudar a criança a analisar a linguagem oral e a aceder ao princípio alfabético que codifica esta forma de linguagem, não esquecendo que o conteúdo a ler deve conter um significado produtivo e estimulante para o jovem aprendiz de leitor" Inês Sim-Sim |
id |
RCAP_93b715c4898e2df8adfa7d7a2d81172a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10477 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formalLeituraLinguagemMétodos de leituraDo prefácio "... A obra constitui-se como um roteiro-síntese das pesquisas e perspectivas teóricas que fundamentam o conhecimento actual sobre a aprendizagem da leitura, procurando equacionar as principais questões que o ensino da decifração tem colocado ao longo dos tempos e relacioná-las com as diferentes abordagens, mais ou menos fónicas, globais ou mistas, que as metodologias pedagógicas têm experimentado. Mais importante do que a adopção clubística de um método para iniciar formalmente a ler, a vasta revisão da literatura apresentada pelas autoras parece apontar para a necessidade de ajudar a criança a analisar a linguagem oral e a aceder ao princípio alfabético que codifica esta forma de linguagem, não esquecendo que o conteúdo a ler deve conter um significado produtivo e estimulante para o jovem aprendiz de leitor" Inês Sim-SimEdições AsaUniversidade do MinhoViana, Fernanda LeopoldinaTeixeira, Maria Margarida2002-092002-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10477porVIANA, Fernanda Leopoldina ; TEIXEIRA, Maria Margarida – “Aprender a ler : da aprendizagem informal à aprendizagem formal”. Porto : Edições ASA, 2002. ISBN 972-41-3079-7.972-41-3079-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:28.029416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal |
title |
Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal |
spellingShingle |
Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal Viana, Fernanda Leopoldina Leitura Linguagem Métodos de leitura |
title_short |
Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal |
title_full |
Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal |
title_fullStr |
Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal |
title_full_unstemmed |
Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal |
title_sort |
Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal |
author |
Viana, Fernanda Leopoldina |
author_facet |
Viana, Fernanda Leopoldina Teixeira, Maria Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Maria Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Fernanda Leopoldina Teixeira, Maria Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Linguagem Métodos de leitura |
topic |
Leitura Linguagem Métodos de leitura |
description |
Do prefácio "... A obra constitui-se como um roteiro-síntese das pesquisas e perspectivas teóricas que fundamentam o conhecimento actual sobre a aprendizagem da leitura, procurando equacionar as principais questões que o ensino da decifração tem colocado ao longo dos tempos e relacioná-las com as diferentes abordagens, mais ou menos fónicas, globais ou mistas, que as metodologias pedagógicas têm experimentado. Mais importante do que a adopção clubística de um método para iniciar formalmente a ler, a vasta revisão da literatura apresentada pelas autoras parece apontar para a necessidade de ajudar a criança a analisar a linguagem oral e a aceder ao princípio alfabético que codifica esta forma de linguagem, não esquecendo que o conteúdo a ler deve conter um significado produtivo e estimulante para o jovem aprendiz de leitor" Inês Sim-Sim |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-09 2002-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10477 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
VIANA, Fernanda Leopoldina ; TEIXEIRA, Maria Margarida – “Aprender a ler : da aprendizagem informal à aprendizagem formal”. Porto : Edições ASA, 2002. ISBN 972-41-3079-7. 972-41-3079-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Asa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Asa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132935762214912 |