Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernanda Leopoldina
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Teixeira, Maria Margarida
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10477
Resumo: Do prefácio "... A obra constitui-se como um roteiro-síntese das pesquisas e perspectivas teóricas que fundamentam o conhecimento actual sobre a aprendizagem da leitura, procurando equacionar as principais questões que o ensino da decifração tem colocado ao longo dos tempos e relacioná-las com as diferentes abordagens, mais ou menos fónicas, globais ou mistas, que as metodologias pedagógicas têm experimentado. Mais importante do que a adopção clubística de um método para iniciar formalmente a ler, a vasta revisão da literatura apresentada pelas autoras parece apontar para a necessidade de ajudar a criança a analisar a linguagem oral e a aceder ao princípio alfabético que codifica esta forma de linguagem, não esquecendo que o conteúdo a ler deve conter um significado produtivo e estimulante para o jovem aprendiz de leitor" Inês Sim-Sim
id RCAP_93b715c4898e2df8adfa7d7a2d81172a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formalLeituraLinguagemMétodos de leituraDo prefácio "... A obra constitui-se como um roteiro-síntese das pesquisas e perspectivas teóricas que fundamentam o conhecimento actual sobre a aprendizagem da leitura, procurando equacionar as principais questões que o ensino da decifração tem colocado ao longo dos tempos e relacioná-las com as diferentes abordagens, mais ou menos fónicas, globais ou mistas, que as metodologias pedagógicas têm experimentado. Mais importante do que a adopção clubística de um método para iniciar formalmente a ler, a vasta revisão da literatura apresentada pelas autoras parece apontar para a necessidade de ajudar a criança a analisar a linguagem oral e a aceder ao princípio alfabético que codifica esta forma de linguagem, não esquecendo que o conteúdo a ler deve conter um significado produtivo e estimulante para o jovem aprendiz de leitor" Inês Sim-SimEdições AsaUniversidade do MinhoViana, Fernanda LeopoldinaTeixeira, Maria Margarida2002-092002-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10477porVIANA, Fernanda Leopoldina ; TEIXEIRA, Maria Margarida – “Aprender a ler : da aprendizagem informal à aprendizagem formal”. Porto : Edições ASA, 2002. ISBN 972-41-3079-7.972-41-3079-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:28.029416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal
title Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal
spellingShingle Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal
Viana, Fernanda Leopoldina
Leitura
Linguagem
Métodos de leitura
title_short Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal
title_full Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal
title_fullStr Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal
title_full_unstemmed Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal
title_sort Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal
author Viana, Fernanda Leopoldina
author_facet Viana, Fernanda Leopoldina
Teixeira, Maria Margarida
author_role author
author2 Teixeira, Maria Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
Teixeira, Maria Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Linguagem
Métodos de leitura
topic Leitura
Linguagem
Métodos de leitura
description Do prefácio "... A obra constitui-se como um roteiro-síntese das pesquisas e perspectivas teóricas que fundamentam o conhecimento actual sobre a aprendizagem da leitura, procurando equacionar as principais questões que o ensino da decifração tem colocado ao longo dos tempos e relacioná-las com as diferentes abordagens, mais ou menos fónicas, globais ou mistas, que as metodologias pedagógicas têm experimentado. Mais importante do que a adopção clubística de um método para iniciar formalmente a ler, a vasta revisão da literatura apresentada pelas autoras parece apontar para a necessidade de ajudar a criança a analisar a linguagem oral e a aceder ao princípio alfabético que codifica esta forma de linguagem, não esquecendo que o conteúdo a ler deve conter um significado produtivo e estimulante para o jovem aprendiz de leitor" Inês Sim-Sim
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09
2002-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10477
url http://hdl.handle.net/1822/10477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv VIANA, Fernanda Leopoldina ; TEIXEIRA, Maria Margarida – “Aprender a ler : da aprendizagem informal à aprendizagem formal”. Porto : Edições ASA, 2002. ISBN 972-41-3079-7.
972-41-3079-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Asa
publisher.none.fl_str_mv Edições Asa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132935762214912