Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunheira, Lina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12037
Resumo: Este artigo enquadra-se numa experiência de formação com futuras professoras e educadoras do 2º ano de uma Licenciatura em Educação Básica, desenvolvida em Portugal, em que estas produziram justificações de generalizações num contexto de ensino exploratório. O estudo tem como objetivo compreender a forma como justificam generalizações sobre famílias de figuras geométricas. Os dados foram recolhidos por registros de áudio e vídeo e das produções escritas das formandas, focando-se nos argumentos usados para justificar generalizações sobre famílias de figuras. Na análise, mereceu especial atenção o tipo de argumentos, o seu grau de generalidade, as dificuldades manifestadas e os aspectos que promoveram a aprendizagem deste processo. Os resultados mostram que as formandas revelam algumas dificuldades em construir justificações, em parte pela incompreensão da natureza da justificação. Inicialmente manifestam dificuldades com o objeto de estudo (uma família de figuras em vez de uma figura única), e dificuldades na explicitação completa de argumentos e o seu discurso assenta, sobretudo, em casos particulares. A associação da justificação ao investigar o porquê da generalização, bem como a natureza e o desenho cuidadoso da tarefa e a interação na sala de aula podem potenciar a melhoria das justificações.
id RCAP_641f8a29760c95dcc22792420e30bc1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros AnosGeometriaRaciocínioJustificaçãoGeneralizaçãoFormação inicialGeometryReasoningJustificationGeneralizationPreservcice teachers educationEste artigo enquadra-se numa experiência de formação com futuras professoras e educadoras do 2º ano de uma Licenciatura em Educação Básica, desenvolvida em Portugal, em que estas produziram justificações de generalizações num contexto de ensino exploratório. O estudo tem como objetivo compreender a forma como justificam generalizações sobre famílias de figuras geométricas. Os dados foram recolhidos por registros de áudio e vídeo e das produções escritas das formandas, focando-se nos argumentos usados para justificar generalizações sobre famílias de figuras. Na análise, mereceu especial atenção o tipo de argumentos, o seu grau de generalidade, as dificuldades manifestadas e os aspectos que promoveram a aprendizagem deste processo. Os resultados mostram que as formandas revelam algumas dificuldades em construir justificações, em parte pela incompreensão da natureza da justificação. Inicialmente manifestam dificuldades com o objeto de estudo (uma família de figuras em vez de uma figura única), e dificuldades na explicitação completa de argumentos e o seu discurso assenta, sobretudo, em casos particulares. A associação da justificação ao investigar o porquê da generalização, bem como a natureza e o desenho cuidadoso da tarefa e a interação na sala de aula podem potenciar a melhoria das justificações.This article is part of a teacher education experience implemented in Portugal with future teachers and educators of the 2 nd year of a basic education degree , in which they have produced evidence of justifications of generalizations in a context of exploratory teaching. The study a ims to understand how they justify generalizations about families of geometric figures. Data were collected by audio and video records and from the participants’ written productions, focusing on arguments used to justify generalizations about families of f igures. In the analysis, special attention was given to the kind of arguments, its generality degree, the difficulties expressed and the aspects that have promoted the learning of this process. The results show that the participants had some difficulties i n building justifications, in part by the lack of understanding about the justification nature . Initially they expressed difficulties with the study object a family of figures instead of a unique figure) and difficulties in fully providing arguments and their discourse was mainly based on specific cases. The association of justification to investigate the g eneralization, as well as the nature and the careful task design and classroom interaction may promote the improvement of justifications.RCIPLBrunheira, LinaPonte, João Pedro da2020-07-14T15:56:41Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12037porBrunheira, Lina, & Ponte, João Pedro da. (2019). Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(63), 88-108. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a051980-441510.1590/1980-4415v33n63a05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:12.332483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos
title Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos
spellingShingle Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos
Brunheira, Lina
Geometria
Raciocínio
Justificação
Generalização
Formação inicial
Geometry
Reasoning
Justification
Generalization
Preservcice teachers education
title_short Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos
title_full Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos
title_fullStr Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos
title_full_unstemmed Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos
title_sort Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos
author Brunheira, Lina
author_facet Brunheira, Lina
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunheira, Lina
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Raciocínio
Justificação
Generalização
Formação inicial
Geometry
Reasoning
Justification
Generalization
Preservcice teachers education
topic Geometria
Raciocínio
Justificação
Generalização
Formação inicial
Geometry
Reasoning
Justification
Generalization
Preservcice teachers education
description Este artigo enquadra-se numa experiência de formação com futuras professoras e educadoras do 2º ano de uma Licenciatura em Educação Básica, desenvolvida em Portugal, em que estas produziram justificações de generalizações num contexto de ensino exploratório. O estudo tem como objetivo compreender a forma como justificam generalizações sobre famílias de figuras geométricas. Os dados foram recolhidos por registros de áudio e vídeo e das produções escritas das formandas, focando-se nos argumentos usados para justificar generalizações sobre famílias de figuras. Na análise, mereceu especial atenção o tipo de argumentos, o seu grau de generalidade, as dificuldades manifestadas e os aspectos que promoveram a aprendizagem deste processo. Os resultados mostram que as formandas revelam algumas dificuldades em construir justificações, em parte pela incompreensão da natureza da justificação. Inicialmente manifestam dificuldades com o objeto de estudo (uma família de figuras em vez de uma figura única), e dificuldades na explicitação completa de argumentos e o seu discurso assenta, sobretudo, em casos particulares. A associação da justificação ao investigar o porquê da generalização, bem como a natureza e o desenho cuidadoso da tarefa e a interação na sala de aula podem potenciar a melhoria das justificações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-07-14T15:56:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12037
url http://hdl.handle.net/10400.21/12037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brunheira, Lina, & Ponte, João Pedro da. (2019). Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(63), 88-108. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a05
1980-4415
10.1590/1980-4415v33n63a05
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133470200430592