Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata-Pereira, Joana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36246
Resumo: O modo de promover o raciocínio matemático dos alunos é uma questão importante, mas pouco investigada. Este artigo apresenta o primeiro ciclo de intervenção de uma investigação baseada em design (IBD) sobre a promoção do raciocínio matemático dos alunos. Tem por objetivo compreender de que modo um conjunto de princípios de design referentes às tarefas a propor e às ações do professor na sala de aula pode contribuir para promover o raciocínio matemático dos alunos. A análise de dados tem por base estes princípios de design e centra-se, essencialmente, nos processos de raciocínio dos alunos de generalizar e justificar e nas ações do professor de convidar, guiar, sugerir e desafiar. Os resultados sugerem que os princípios de design contribuem para que os processos de raciocínio dos alunos se evidenciem nos momentos de discussão coletiva de tarefas de natureza exploratória.
id RCAP_76a759661a7624a8fd2aa47eebb0a93a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em designPromoting students’ mathematical reasoning: a design-based researchRaciocínio matemáticoAções do professorGeneralizaçãoJustificaçãoMathematical reasoningTeacher's actionsGeneralizationJustificationO modo de promover o raciocínio matemático dos alunos é uma questão importante, mas pouco investigada. Este artigo apresenta o primeiro ciclo de intervenção de uma investigação baseada em design (IBD) sobre a promoção do raciocínio matemático dos alunos. Tem por objetivo compreender de que modo um conjunto de princípios de design referentes às tarefas a propor e às ações do professor na sala de aula pode contribuir para promover o raciocínio matemático dos alunos. A análise de dados tem por base estes princípios de design e centra-se, essencialmente, nos processos de raciocínio dos alunos de generalizar e justificar e nas ações do professor de convidar, guiar, sugerir e desafiar. Os resultados sugerem que os princípios de design contribuem para que os processos de raciocínio dos alunos se evidenciem nos momentos de discussão coletiva de tarefas de natureza exploratória.Repositório da Universidade de LisboaMata-Pereira, JoanaPonte, João Pedro da2019-01-03T16:51:33Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36246porMata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design. BOLEMA, 32(62), 781-801. doi: 10.1590/1980-4415v32n62a021980-441510.1590/1980-4415v32n62a02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:31.551005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design
Promoting students’ mathematical reasoning: a design-based research
title Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design
spellingShingle Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design
Mata-Pereira, Joana
Raciocínio matemático
Ações do professor
Generalização
Justificação
Mathematical reasoning
Teacher's actions
Generalization
Justification
title_short Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design
title_full Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design
title_fullStr Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design
title_full_unstemmed Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design
title_sort Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design
author Mata-Pereira, Joana
author_facet Mata-Pereira, Joana
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata-Pereira, Joana
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio matemático
Ações do professor
Generalização
Justificação
Mathematical reasoning
Teacher's actions
Generalization
Justification
topic Raciocínio matemático
Ações do professor
Generalização
Justificação
Mathematical reasoning
Teacher's actions
Generalization
Justification
description O modo de promover o raciocínio matemático dos alunos é uma questão importante, mas pouco investigada. Este artigo apresenta o primeiro ciclo de intervenção de uma investigação baseada em design (IBD) sobre a promoção do raciocínio matemático dos alunos. Tem por objetivo compreender de que modo um conjunto de princípios de design referentes às tarefas a propor e às ações do professor na sala de aula pode contribuir para promover o raciocínio matemático dos alunos. A análise de dados tem por base estes princípios de design e centra-se, essencialmente, nos processos de raciocínio dos alunos de generalizar e justificar e nas ações do professor de convidar, guiar, sugerir e desafiar. Os resultados sugerem que os princípios de design contribuem para que os processos de raciocínio dos alunos se evidenciem nos momentos de discussão coletiva de tarefas de natureza exploratória.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-03T16:51:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36246
url http://hdl.handle.net/10451/36246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design. BOLEMA, 32(62), 781-801. doi: 10.1590/1980-4415v32n62a02
1980-4415
10.1590/1980-4415v32n62a02
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134440089190400