Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/5467 |
Resumo: | Este relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, surgindo no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, pertencente ao Instituto Politécnico da Guarda e, realizada no Jardim de Infância de Alfarazes e na Escola Básica Adães Bermudes da cidade da Guarda. O objetivo deste documento é a descrição institucional que acolheu a Prática de Ensino Supervisionada, como também a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da mesma. Além da descrição pormenorizada da Prática de Ensino Supervisionada, este relatório apresenta um estudo que permitiu aferir se o uso de recursos didáticos influencia ou não o processo de ensino-aprendizagem das crianças com dislexia, essencialmente, a aquisição de uma leitura correta, que, provavelmente, é um dos primeiros passos para que estas crianças obtenham sucesso escolar. A partir deste objetivo geral também se pretende criar, desenvolver e executar diferentes recursos didáticos adaptados a estas crianças. O método utilizado foi a observação, realizada em dois momentos distintos (maio e junho) e aplicada a uma criança de 10 anos de idade com dislexia, que frequenta o 4.º ano de escolaridade obrigatória. Os resultados obtidos permitem concluir que a criação, o desenvolvimento, a execução e a utilização de recursos didáticos adaptados a crianças com dislexia facilitam o seu processo de ensino-aprendizagem, essencialmente, a sua aquisição de uma leitura correta, garantindo-se assim o seu sucesso escolar. Se uma criança não consegue ler corretamente, também não consegue realizar, individualmente, exercícios de uma área qualquer, a menos que alguém a apoie na leitura das perguntas, logo os diferentes recursos didáticos são um apoio imprescindível para a compreensão de tudo aquilo que se é incapaz de ler sozinha. |
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