O ENSINO DE INGLÊS A UM ALUNO “DISLÉXICO”: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35916 |
Resumo: | A dislexia é tradicionalmente (re)conhecida como um distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita – compreensão e produção - localizada no aprendiz. Partindo do conceito de linguagem como uma atividade socialmente organizada que possibilita a comunicação humana servindo como instrumento de ação nas práticas sociais (Bronckart, 2003; 2006; 2007; Érnica, 2007) refutamos o conceito de dislexia(s) acima uma vez que, com base no conceito de linguagem assumido em nossos trabalhos, este não encontra via explicativa que a sustente (Massi, 2004a; 2007). Concebendo o processo de ensino-aprendizagem de inglês como um espaço de construção social no qual a mediação (Vygotsky, 2001) assume papel central, este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso em que um aluno “disléxico” frquentava as aulas de língua inglesa (LI) e uma sequencia didática (SD) (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) foi utilizada como instrumento de mediação do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que a SD propiciou o engajamento parcial do aluno nas aulas de LI, revelando não somente suas dificuldades, mas principalmente suas potencialidades, desconstruindo seu laudo de disléxico com grau severo. |
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O ENSINO DE INGLÊS A UM ALUNO “DISLÉXICO”: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃODislexiaEnsino-aprendizagem de inglêsSequencia DidáticaA dislexia é tradicionalmente (re)conhecida como um distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita – compreensão e produção - localizada no aprendiz. Partindo do conceito de linguagem como uma atividade socialmente organizada que possibilita a comunicação humana servindo como instrumento de ação nas práticas sociais (Bronckart, 2003; 2006; 2007; Érnica, 2007) refutamos o conceito de dislexia(s) acima uma vez que, com base no conceito de linguagem assumido em nossos trabalhos, este não encontra via explicativa que a sustente (Massi, 2004a; 2007). Concebendo o processo de ensino-aprendizagem de inglês como um espaço de construção social no qual a mediação (Vygotsky, 2001) assume papel central, este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso em que um aluno “disléxico” frquentava as aulas de língua inglesa (LI) e uma sequencia didática (SD) (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) foi utilizada como instrumento de mediação do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que a SD propiciou o engajamento parcial do aluno nas aulas de LI, revelando não somente suas dificuldades, mas principalmente suas potencialidades, desconstruindo seu laudo de disléxico com grau severo. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/3591610.22456/2236-6385.35916Cadernos do IL; n. 46 (2013); 285-3042236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35916/pdfReichert Assunção Tonelli, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-20T01:01:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/35916Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2013-06-20T01:01:56Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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