A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paredes, Ângela Maria Fernandes de Azevedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18813
Resumo: Nestes últimos anos, tem vindo a consolidar-se o conceito de enfoque comunicativo no ensino das línguas estrangeiras, cujo principal objetivo é o desenvolvimento da competência comunicativa (linguística, sociolinguística, discursiva e estratégica) que supõe também a integração em aula da componente cultural. Tendo por base os pressupostos deste enfoque comunicativo, em que o processamento da linguagem para a comunicação é a melhor forma de processamento da língua para a sua aquisição, os materiais audiovisuais surgem como um bom catalisador de tarefas autênticas que promovem a compreensão, negociação, produção, automatização e a interação na língua-alvo. Desta forma, o vídeo foi-se incorporando gradativamente nas aulas de L2, corroborando a rentabilidade e as várias possibilidades que oferece no momento de ensinar uma língua estrangeira. Da diversidade de formas existentes de recursos audiovisuais que podem ser utilizados nas aulas de ELE, optamos pela aplicação didática do vídeo que, por ser promotor de motivação e pela sua variabilidade, gera atividades dinâmicas fulcrais para captar a atenção dos alunos e desenvolver a eficácia e a efetividade da compreensão oral. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as diferentes formas de trabalhar na sala de aula a compreensão auditiva, explorando as possibilidades que o uso do vídeo nos oferece para abordar esta atividade de língua. Almeja-se, pois, confirmar as premissas de que o uso do vídeo pode formar “oyentes competentes” e motivar os alunos para a participação oral. Assim, neste relatório dá-se conta da reflexão feita em torno do treino da compreensão auditiva na aula de Espanhol, durante o estágio pedagógico, e são propostas algumas estratégias e atividades para o incremento desta competência nas Línguas Estrangeiras (Espanhol) por meio do uso do vídeo.
id RCAP_643746a1decf624d9bb903d66d3ac770
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeoRecursos audiovisuaisLíngua espanholaEstratégiasCompreensão auditivaAudiovisual resourcesSpanish languageStrategiesListening comprehensionVideoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNestes últimos anos, tem vindo a consolidar-se o conceito de enfoque comunicativo no ensino das línguas estrangeiras, cujo principal objetivo é o desenvolvimento da competência comunicativa (linguística, sociolinguística, discursiva e estratégica) que supõe também a integração em aula da componente cultural. Tendo por base os pressupostos deste enfoque comunicativo, em que o processamento da linguagem para a comunicação é a melhor forma de processamento da língua para a sua aquisição, os materiais audiovisuais surgem como um bom catalisador de tarefas autênticas que promovem a compreensão, negociação, produção, automatização e a interação na língua-alvo. Desta forma, o vídeo foi-se incorporando gradativamente nas aulas de L2, corroborando a rentabilidade e as várias possibilidades que oferece no momento de ensinar uma língua estrangeira. Da diversidade de formas existentes de recursos audiovisuais que podem ser utilizados nas aulas de ELE, optamos pela aplicação didática do vídeo que, por ser promotor de motivação e pela sua variabilidade, gera atividades dinâmicas fulcrais para captar a atenção dos alunos e desenvolver a eficácia e a efetividade da compreensão oral. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as diferentes formas de trabalhar na sala de aula a compreensão auditiva, explorando as possibilidades que o uso do vídeo nos oferece para abordar esta atividade de língua. Almeja-se, pois, confirmar as premissas de que o uso do vídeo pode formar “oyentes competentes” e motivar os alunos para a participação oral. Assim, neste relatório dá-se conta da reflexão feita em torno do treino da compreensão auditiva na aula de Espanhol, durante o estágio pedagógico, e são propostas algumas estratégias e atividades para o incremento desta competência nas Línguas Estrangeiras (Espanhol) por meio do uso do vídeo.In recent years, it has come to consolidation the communicative approach concept of foreign languages teaching, which main goal is the development of communicative competence (linguistic, sociolinguistic, discursive and strategicus) that supposes also the integration in the cultural component class. Based on the assumptions of this communicative approach, where the language processing for communication is the best way of processing the language for its acquisition, the audiovisual materials emerge as a good catalyst of authentic tasks that promote the comprehension, negotiation, production, automatization and the interaction in the target language. In this way, the video became gradually incorporated in the L2 classes, corroborating the rentability and the multiple possibilities that offers to teach a foreign language at the moment. From the diversity of existing forms of audiovisual resources that may be used in the ELE classes, we chose for the didactic application of the video, that, for being promotor of motivation and for it’s variability, generates dynamic activities essential to capture the students attention in developing the efficiency and effectiveness of the oral comprehension. The goal for this work is to reflect over the different forms of working in listening comprehension classes, exploring the possibilities that the use of video has to offer us on approaching this language activity. So, it’s aimed to confirm the premises that the use of video allows the formation of “oyentes competentes” (competent listeners), and motivates the students for the oral participation. Thereby, in this report comes to awareness the reflections made surrounding the training of listening comprehension in the Spanish class, during the pedagogic internship; and are proposed several strategies and activities for the increment of this competence in Foreign Languages (Spanish), by the use of video means.Sueiro Justel, JoaquínVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaParedes, Ângela Maria Fernandes de Azevedo2015-12-15T10:40:54Z2015-05-1420152015-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18813TID:201676672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:35:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:41.356370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo
title A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo
spellingShingle A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo
Paredes, Ângela Maria Fernandes de Azevedo
Recursos audiovisuais
Língua espanhola
Estratégias
Compreensão auditiva
Audiovisual resources
Spanish language
Strategies
Listening comprehension
Video
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo
title_full A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo
title_fullStr A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo
title_full_unstemmed A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo
title_sort A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo
author Paredes, Ângela Maria Fernandes de Azevedo
author_facet Paredes, Ângela Maria Fernandes de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sueiro Justel, Joaquín
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Paredes, Ângela Maria Fernandes de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos audiovisuais
Língua espanhola
Estratégias
Compreensão auditiva
Audiovisual resources
Spanish language
Strategies
Listening comprehension
Video
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Recursos audiovisuais
Língua espanhola
Estratégias
Compreensão auditiva
Audiovisual resources
Spanish language
Strategies
Listening comprehension
Video
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Nestes últimos anos, tem vindo a consolidar-se o conceito de enfoque comunicativo no ensino das línguas estrangeiras, cujo principal objetivo é o desenvolvimento da competência comunicativa (linguística, sociolinguística, discursiva e estratégica) que supõe também a integração em aula da componente cultural. Tendo por base os pressupostos deste enfoque comunicativo, em que o processamento da linguagem para a comunicação é a melhor forma de processamento da língua para a sua aquisição, os materiais audiovisuais surgem como um bom catalisador de tarefas autênticas que promovem a compreensão, negociação, produção, automatização e a interação na língua-alvo. Desta forma, o vídeo foi-se incorporando gradativamente nas aulas de L2, corroborando a rentabilidade e as várias possibilidades que oferece no momento de ensinar uma língua estrangeira. Da diversidade de formas existentes de recursos audiovisuais que podem ser utilizados nas aulas de ELE, optamos pela aplicação didática do vídeo que, por ser promotor de motivação e pela sua variabilidade, gera atividades dinâmicas fulcrais para captar a atenção dos alunos e desenvolver a eficácia e a efetividade da compreensão oral. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as diferentes formas de trabalhar na sala de aula a compreensão auditiva, explorando as possibilidades que o uso do vídeo nos oferece para abordar esta atividade de língua. Almeja-se, pois, confirmar as premissas de que o uso do vídeo pode formar “oyentes competentes” e motivar os alunos para a participação oral. Assim, neste relatório dá-se conta da reflexão feita em torno do treino da compreensão auditiva na aula de Espanhol, durante o estágio pedagógico, e são propostas algumas estratégias e atividades para o incremento desta competência nas Línguas Estrangeiras (Espanhol) por meio do uso do vídeo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15T10:40:54Z
2015-05-14
2015
2015-05-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18813
TID:201676672
url http://hdl.handle.net/10400.14/18813
identifier_str_mv TID:201676672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131837758439424