Educação musical nas escolas públicas: ensino de música na educação básica de Ariquemes-RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Lucimar Borba de Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8951
Resumo: Este trabalho de investigação tem como objetivo refletir sobre a educação musical nas escolas públicas brasileiras e averiguar a inserção do ensino da música em Ariquemes/Rondônia. Deste modo, propor a uma reflexão sobre o Ensino da Educação Musical no Brasil, destacando alguns pedagogos do século XX e suas concepções didáticas como: Dalcroze, Kodály, Willems, Orff, Martenot e Suzuki, relevando pilares da construção da área de educação musical mediante os fatos históricos. Para tal desenvolvimento, foram realizados estudos com base no aporte teórico de alguns autores consagrados que discutiram acerca do tema apresentado, destacando-se Loureiro, Esperidião, Bastian, Penna, Galizia, Swanwick, entre outros. Tendo em vista a Lei 11.769/2008 que alterou a LDB de 1996, implementando a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, partindo da análise de como nas escolas das redes públicas de Ariquemes a mesma está sendo aplicada, com desígnio de esclarecer onde estão os professores formados em Licenciatura em Música-EAD pela UFRGS com parceria da UNIR, através do programa Prolicenmus e verificar o cumprimento do disposto na legislação mencionada, mediante acompanhamento do trabalho pedagógico das escolas. No referente ao marco conceptual empírico, descrevemos os processos metodológicos e respectivas técnicas, representados por uma metodologia com pesquisa qualitativa e abordagem exploratória. O estudo de campo é apresentado através da investigação por análise de inquéritos para professores e gestores envolvidos na educação musical. A presente pesquisa vem contribuir com reflexões e discussões sobre o ensino de música nas escolas públicas, na busca de caminhos para conduzir e conquistar a educação musical no espaço escolar.
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