Música e Educação: antigas questões, novos desafios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Requião, Luciana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4027
Resumo: O texto busca debater a questão da formação do professor de música frente aos desafios impostos pela Lei 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de ensino básico como componente curricular obrigatório da disciplina artes. O veto ao artigo 2° da lei, que previa a necessidade de formação específica para o professor de música, acirra o antigo debate sobre a qualificação necessária ao profissional que será o responsável pelo ensino de música nas escolas. Através de estudo de caso em escolas da Costa Verde Sul Fluminense, observamos que a educação musical é percebida na maioria das vezes como um componente auxiliar para outras disciplinas ou como um elemento lúdico desprovido de conteúdos específicos, o que torna confusa a concepção de quem seria esse professor. Não obstante a falta de recursos materiais e humanos, tal realidade aponta para a necessidade de ações educativas que qualifiquem todo o processo histórico em que a educação musical passa a ser reconhecida como área de conhecimento específico. Assim, buscamos destacar que a Lei 11.769/08 necessita de ações que a torne possível, e que para isso é necessário uma investigação mais profunda sobre a realidade das escolas brasileiras.
id UEPG-31_2addfcd9dfe8baf5a92af325654e2752
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/4027
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Música e Educação: antigas questões, novos desafios.música – educação – Lei 11.769/08 – formação de professorO texto busca debater a questão da formação do professor de música frente aos desafios impostos pela Lei 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de ensino básico como componente curricular obrigatório da disciplina artes. O veto ao artigo 2° da lei, que previa a necessidade de formação específica para o professor de música, acirra o antigo debate sobre a qualificação necessária ao profissional que será o responsável pelo ensino de música nas escolas. Através de estudo de caso em escolas da Costa Verde Sul Fluminense, observamos que a educação musical é percebida na maioria das vezes como um componente auxiliar para outras disciplinas ou como um elemento lúdico desprovido de conteúdos específicos, o que torna confusa a concepção de quem seria esse professor. Não obstante a falta de recursos materiais e humanos, tal realidade aponta para a necessidade de ações educativas que qualifiquem todo o processo histórico em que a educação musical passa a ser reconhecida como área de conhecimento específico. Assim, buscamos destacar que a Lei 11.769/08 necessita de ações que a torne possível, e que para isso é necessário uma investigação mais profunda sobre a realidade das escolas brasileiras.Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/402710.5212/OlharProfr.v.15i2.0011Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 371-382Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 371-382Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 371-382Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 371-382Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 371-3821984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4027/3260Requião, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T16:52:49Zoai:uepg.br:article/4027Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T16:52:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e Educação: antigas questões, novos desafios.
title Música e Educação: antigas questões, novos desafios.
spellingShingle Música e Educação: antigas questões, novos desafios.
Requião, Luciana
música – educação – Lei 11.769/08 – formação de professor
title_short Música e Educação: antigas questões, novos desafios.
title_full Música e Educação: antigas questões, novos desafios.
title_fullStr Música e Educação: antigas questões, novos desafios.
title_full_unstemmed Música e Educação: antigas questões, novos desafios.
title_sort Música e Educação: antigas questões, novos desafios.
author Requião, Luciana
author_facet Requião, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Requião, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv música – educação – Lei 11.769/08 – formação de professor
topic música – educação – Lei 11.769/08 – formação de professor
description O texto busca debater a questão da formação do professor de música frente aos desafios impostos pela Lei 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de ensino básico como componente curricular obrigatório da disciplina artes. O veto ao artigo 2° da lei, que previa a necessidade de formação específica para o professor de música, acirra o antigo debate sobre a qualificação necessária ao profissional que será o responsável pelo ensino de música nas escolas. Através de estudo de caso em escolas da Costa Verde Sul Fluminense, observamos que a educação musical é percebida na maioria das vezes como um componente auxiliar para outras disciplinas ou como um elemento lúdico desprovido de conteúdos específicos, o que torna confusa a concepção de quem seria esse professor. Não obstante a falta de recursos materiais e humanos, tal realidade aponta para a necessidade de ações educativas que qualifiquem todo o processo histórico em que a educação musical passa a ser reconhecida como área de conhecimento específico. Assim, buscamos destacar que a Lei 11.769/08 necessita de ações que a torne possível, e que para isso é necessário uma investigação mais profunda sobre a realidade das escolas brasileiras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4027
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0011
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4027
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4027/3260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 371-382
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 371-382
Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 371-382
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 371-382
Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 371-382
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495898013696