A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Mafalda Bento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13869
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_6459dae1720ac891c4a8d2c56fa20f73
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEXComunicaçãoRelações públicasWOMEXIndústria da músicaEventos internacionaisCommunicationPublic relationsMusic industryInternational eventsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Os Eventos são uma constante em Portugal e na indústria musical não são exceção. Nas mais variadas formas e conceitos, os eventos têm sido desenvolvidos com foco no público e, consequentemente, na sua satisfação. Porém, a indústria musical não é apenas palco de eventos Business to Consumer (B2C). Na grande maioria, existem, por detrás do véu do mercado musical, eventos destinados aos profissionais, com foco no negócio da cena musical – na compra e venda de serviços e/ou espetáculos e/ou produtos. O WOMEX é um dos maiores eventos mundiais de World Music, e um importante veículo para promover o encontro entre os vários profissionais do setor, como artistas, agentes, editores, managers, promotores de eventos, técnicos e jornalistas da indústria global da música (WOMEX, n.d.). As Relações Públicas têm um papel fundamental neste tipo de eventos, sendo um veículo crucial para o sucesso, notoriedade e visibilidade dos mesmos. A sua implementação no seio de um evento e das próprias equipas internas concretiza na prática um conjunto de ações e técnicas estrategicamente pensadas para alcançar objetivos específicos. Na nossa ótica, e uma vez que integro profissionalmente a equipa de produção nacional que irá realizar a edição do WOMEX 2021 na cidade do Porto, de 27 a 31 de outubro, tornou-se importante compreender, quando integrei o projeto, a importância e o papel das Relações Públicas e qual a estratégia base de um evento destinado maioritariamente à indústria musical e aos seus profissionais. O WOMEX, com elevados graus de notoriedade, importância e alcance na indústria da música, tem na sua maioria objetivos comerciais, suportados por uma comunicação estruturada e coesa ao longo dos meses antecedentes do evento, no decorrer do mesmo e nos meses após o seu término. Assim surgiu a questão que deu origem a esta dissertação, com base num estudo de caso qualitativo: Em que medida são as Relações Públicas fundamentais à organização de um evento na área da música como o WOMEX? Esta investigação tem como principal finalidade evidenciar qual o papel das Relações Públicas num evento mundial como o WOMEX.ABSTRACT: Events are a constant in Portugal, and the Music Industry is no exception. Events have been, in the most various forms and concepts, developed with the public in mind, and therefore their satisfaction. However, the industry is not only a Business to Consumer (B2C) type of practice. There is an entire set of events aimed for the music professionals, focused on the business side of the music industry and on the trade of services, performances and/or products. WOMEX is one of the largest international World Music events, it is an important asset to promote meetings between the various professionals of the sector, such as artists, agents, editors, managers, event promoters, technicians and journalist from the global music industry [REF WOMEX]. In these types of events, as well as others, the Public Relations professionals have a crucial role in helping the event achieve success, notoriety and visibility. Their role within an event and within their own internal teams derive from a set of actions and techniques strategically designed to achieve the specified goals. From my standpoint, and since I am professional working within the team organizing the WOMEX 2021 edition in Porto, it became important to understand the relevance and role of a Public Relations professional and what strategies are used in events aimed mainly at the industry and its professionals. WOMEX is a well-known and relevant event within the industry. It has clear goals supported by structured and cohesive communications techniques that start before the event and end long after. Thus, the question behind this dissertation presented itself based on a qualitative case study: To what extent are PR professional’s fundamental to the organization of music field events such as WOMEX? This research main purpose is to highlight the valuable role of Public Relations professionals within an international event like WOMEX.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCenteno, Maria JoãoRCIPLCorreia, Mafalda Bento2021-10-12T11:42:28Z2021-07-212021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13869TID:202768104pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:44.763863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX
title A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX
spellingShingle A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX
Correia, Mafalda Bento
Comunicação
Relações públicas
WOMEX
Indústria da música
Eventos internacionais
Communication
Public relations
Music industry
International events
title_short A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX
title_full A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX
title_fullStr A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX
title_full_unstemmed A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX
title_sort A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX
author Correia, Mafalda Bento
author_facet Correia, Mafalda Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centeno, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Mafalda Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Relações públicas
WOMEX
Indústria da música
Eventos internacionais
Communication
Public relations
Music industry
International events
topic Comunicação
Relações públicas
WOMEX
Indústria da música
Eventos internacionais
Communication
Public relations
Music industry
International events
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-12T11:42:28Z
2021-07-21
2021-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13869
TID:202768104
url http://hdl.handle.net/10400.21/13869
identifier_str_mv TID:202768104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133488988815360