A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13869 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
id |
RCAP_6459dae1720ac891c4a8d2c56fa20f73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13869 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEXComunicaçãoRelações públicasWOMEXIndústria da músicaEventos internacionaisCommunicationPublic relationsMusic industryInternational eventsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Os Eventos são uma constante em Portugal e na indústria musical não são exceção. Nas mais variadas formas e conceitos, os eventos têm sido desenvolvidos com foco no público e, consequentemente, na sua satisfação. Porém, a indústria musical não é apenas palco de eventos Business to Consumer (B2C). Na grande maioria, existem, por detrás do véu do mercado musical, eventos destinados aos profissionais, com foco no negócio da cena musical – na compra e venda de serviços e/ou espetáculos e/ou produtos. O WOMEX é um dos maiores eventos mundiais de World Music, e um importante veículo para promover o encontro entre os vários profissionais do setor, como artistas, agentes, editores, managers, promotores de eventos, técnicos e jornalistas da indústria global da música (WOMEX, n.d.). As Relações Públicas têm um papel fundamental neste tipo de eventos, sendo um veículo crucial para o sucesso, notoriedade e visibilidade dos mesmos. A sua implementação no seio de um evento e das próprias equipas internas concretiza na prática um conjunto de ações e técnicas estrategicamente pensadas para alcançar objetivos específicos. Na nossa ótica, e uma vez que integro profissionalmente a equipa de produção nacional que irá realizar a edição do WOMEX 2021 na cidade do Porto, de 27 a 31 de outubro, tornou-se importante compreender, quando integrei o projeto, a importância e o papel das Relações Públicas e qual a estratégia base de um evento destinado maioritariamente à indústria musical e aos seus profissionais. O WOMEX, com elevados graus de notoriedade, importância e alcance na indústria da música, tem na sua maioria objetivos comerciais, suportados por uma comunicação estruturada e coesa ao longo dos meses antecedentes do evento, no decorrer do mesmo e nos meses após o seu término. Assim surgiu a questão que deu origem a esta dissertação, com base num estudo de caso qualitativo: Em que medida são as Relações Públicas fundamentais à organização de um evento na área da música como o WOMEX? Esta investigação tem como principal finalidade evidenciar qual o papel das Relações Públicas num evento mundial como o WOMEX.ABSTRACT: Events are a constant in Portugal, and the Music Industry is no exception. Events have been, in the most various forms and concepts, developed with the public in mind, and therefore their satisfaction. However, the industry is not only a Business to Consumer (B2C) type of practice. There is an entire set of events aimed for the music professionals, focused on the business side of the music industry and on the trade of services, performances and/or products. WOMEX is one of the largest international World Music events, it is an important asset to promote meetings between the various professionals of the sector, such as artists, agents, editors, managers, event promoters, technicians and journalist from the global music industry [REF WOMEX]. In these types of events, as well as others, the Public Relations professionals have a crucial role in helping the event achieve success, notoriety and visibility. Their role within an event and within their own internal teams derive from a set of actions and techniques strategically designed to achieve the specified goals. From my standpoint, and since I am professional working within the team organizing the WOMEX 2021 edition in Porto, it became important to understand the relevance and role of a Public Relations professional and what strategies are used in events aimed mainly at the industry and its professionals. WOMEX is a well-known and relevant event within the industry. It has clear goals supported by structured and cohesive communications techniques that start before the event and end long after. Thus, the question behind this dissertation presented itself based on a qualitative case study: To what extent are PR professional’s fundamental to the organization of music field events such as WOMEX? This research main purpose is to highlight the valuable role of Public Relations professionals within an international event like WOMEX.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCenteno, Maria JoãoRCIPLCorreia, Mafalda Bento2021-10-12T11:42:28Z2021-07-212021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13869TID:202768104pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:44.763863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX |
title |
A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX |
spellingShingle |
A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX Correia, Mafalda Bento Comunicação Relações públicas WOMEX Indústria da música Eventos internacionais Communication Public relations Music industry International events |
title_short |
A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX |
title_full |
A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX |
title_fullStr |
A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX |
title_full_unstemmed |
A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX |
title_sort |
A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEX |
author |
Correia, Mafalda Bento |
author_facet |
Correia, Mafalda Bento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centeno, Maria João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Mafalda Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Relações públicas WOMEX Indústria da música Eventos internacionais Communication Public relations Music industry International events |
topic |
Comunicação Relações públicas WOMEX Indústria da música Eventos internacionais Communication Public relations Music industry International events |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-12T11:42:28Z 2021-07-21 2021-07-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13869 TID:202768104 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13869 |
identifier_str_mv |
TID:202768104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133488988815360 |