Fatores influenciadores da intenção de compra de produtos de cosmética Cruelty-Free em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21615 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Fatores influenciadores da intenção de compra de produtos de cosmética Cruelty-Free em PortugalGreen marketingConsumidor verdeProdutos verdesCosméticos cruelty-freeConfiança verdeIntenção de compraGreen consumerGreen productsCruelty-free cosmeticsGreen trustPurchase intentionMestrado em MarketingAo longo dos últimos anos a indústria cosmética diversificou drasticamente a sua orientação de mercado em resposta às tendências dos consumidores para um estilo de vida mais saudável e consciente. Como resultado, o mercado de cosméticos cruelty-free tem verificado uma expansão global, onde o marketing assume um papel de destaque. O presente estudo tem como objetivo determinar quais as variáveis que afetam a escolha de produtos de cosmética cruelty-free e perceber que influência exercem na intenção de compra deste tipo de produtos. De forma a levar a cabo a investigação, foi efetuada uma revisão de literatura que resultou no desenvolvimento do modelo conceptual e na elaboração das hipóteses de investigação. Para responder à problemática apresentada, procedeu-se à realização de uma análise quantitativa, através de um questionário recolhido via online, de uma amostragem não probabilística e por conveniência de 391 inquiridos consumidores de produtos de cosmética. No que diz respeito às caraterísticas psicográficas, os resultados do estudo demonstram que a preocupação ambiental é o preditor mais importante da intenção de compra, seguindo-se da influência social e consciência de qualidade, que também se encontram positivamente relacionadas com a intenção de compra de produtos de cosmética cruelty-free. Através do estudo foi também possível concluir que o valor verde percebido apresenta um impacto positivo na intenção de compra de produtos de cosmética não testados em animais. Adicionalmente, os resultados evidenciam que a confiança verde tem um impacto favorável e significativo na intenção de compra. Assim sendo, estes resultados são um contributo para o enriquecimento do conhecimento existente sobre esta temática e acrescentam informação para melhores decisões estratégicas de marketing por parte das marcas de cosméticos.Over the past few years, the cosmetic industry has drastically diversified its market orientation in response to consumer trends towards a healthier and more conscious lifestyle. As a result, the cruelty-free cosmetics market has seen a global expansion, where marketing plays a prominent role. The present study aims to determine which variables affect the choice of cruelty-free cosmetic products and to understand what influence they have on purchase intention. In order to carry out the research, a literature review was performed which resulted in the development of the conceptual model and the elaboration of the research hypotheses. To respond to the presented research objective, a quantitative analysis was carried out, using an online survey, with a non-probabilistic and convenience sample of 391 respondents who consume cosmetic products. With regard to psychographic characteristics, the results of the study demonstrates that environmental concern is the most important predictor of purchase intention, followed by social influence and quality consciousness, which are also positively related to the purchase intention towards cruelty-free cosmetic products. Through this study it was also possible to conclude that the green perceived value has a positive impact on the purchasing intention towards cruelty-free cosmetic product. Additionally, the results show that green trust has a favorable and significant impact on purchase intentions. In conclusion, these results contribute to the enrichment of existing knowledge on this topic and add information so that cosmetic brands can come up with better decisions and marketing strategies.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaSequeira, Sandra Isabel de Matos2021-07-13T14:08:45Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21615porSequeira, Sandra Isabel de Matos (2020). "Fatores influenciadores da intenção de compra de produtos de cosmética Cruelty-Free em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:10.291105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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