O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10150
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_8dcbc0a6acd30dfdcb7bb054ddecd167
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdesConsumidor VerdeProdutos VerdesConsciência EcológicaIntenção de Compra VerdeComportamento de Compra VerdeGreen Consumer; Green Products; Ecologic Conscious; Green Purchase Intention; Green Purchase BehaviourGreen ProductsEcologic ConsciousGreen Purchase IntentionGreen Purchase BehaviourMestrado em MarketingAs questões ambientais têm vindo a ganhar maior relevância nos últimos anos, em grande parte devido a uma produção e consumo pouco sustentáveis, provocando uma tomada de consciência por parte da sociedade, da necessidade de conciliar o desenvolvimento económico com a preservação do meio ambiente. O presente trabalho pretende avaliar o nível de consciência ecológica do consumidor português em relação aos bens e serviços que procura, bem como analisar se efectivamente os consumidores portugueses adquirem produtos verdes e quais as suas características socio-demográficas (idade, habilitações literárias, género e rendimento). É também alvo desta investigação perceber qual a influência da actual crise económica na compra de produtos verdes. Desenvolveu-se um questionário adaptado do trabalho de Straughan e Roberts (1999), que visava medir o nível de consciência ecológica dos consumidores portugueses. Para medir a intenção de compra de produtos verdes, bem como a sua compra efectiva, recorreu-se à análise utilizada por Chan (2001). Aplicou-se o questionário a uma amostra de conveniência, do qual advém uma análise quantitativa da informação recolhida. Os resultados demonstram que a maioria dos inquiridos apresenta um nível de consciência ecológica elevado, este verifica-se mais concretamente nos indivíduos do género feminino e que não possuem habilitações literárias de nível superior. Verificou-se também, que os consumidores que apresentam um nível de consciência ecológica elevado demonstram intenção de compra de produtos verdes e consequentemente uma compra efectiva destes mesmos produtos. Por fim, constata-se que a situação económica actual influencia negativamente a aquisição de produtos verdes.As environmental issues have become more relevant throughout the years due both to unsustainable production processes and to consumer habits, society has become aware of the necessity to balance economic growth with environmental preservation. The aim of this research project is firstly to evaluate the level of ecological awareness of the Portuguese consumers taking into account the products and services sought, secondly to analyse if the Portuguese consumer buys green products and thirdly to study the socio-demographic characteristics of the consumers (age, educational skills, gender and income) and how the economic crisis affects the purchasing of green products. The questionnaire was based on the Straughan and Roberts´s model (1999) and it takes into account the purpose of measuring the level of Portuguese consumer?s ecological awareness. In order to measure the purchasing intention of green products as well as the final purchasing, the analysis model was taken from Chan (2001).The questionnaire was applied to a convenience sample and it shows a quantitative analysis from the gathered information. The results show that the majority of the respondents have a high level of ecological consciousness being mostly women who do not have high level of educational skills. It was also shown that consumers who own a high level of ecological consciousness show the intention of buying green products and consequently buy these products. Finally, the current economic situation influences negatively the purchase of green products.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaBarros, António Maria Melo e Castro Monteiro de2015-11-16T15:03:38Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10150porBarros, António Maria Melo e Castro Monteiro de (2011). "O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:38.816844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes
title O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes
spellingShingle O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes
Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de
Consumidor Verde
Produtos Verdes
Consciência Ecológica
Intenção de Compra Verde
Comportamento de Compra Verde
Green Consumer; Green Products; Ecologic Conscious; Green Purchase Intention; Green Purchase Behaviour
Green Products
Ecologic Conscious
Green Purchase Intention
Green Purchase Behaviour
title_short O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes
title_full O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes
title_fullStr O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes
title_full_unstemmed O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes
title_sort O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes
author Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de
author_facet Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor Verde
Produtos Verdes
Consciência Ecológica
Intenção de Compra Verde
Comportamento de Compra Verde
Green Consumer; Green Products; Ecologic Conscious; Green Purchase Intention; Green Purchase Behaviour
Green Products
Ecologic Conscious
Green Purchase Intention
Green Purchase Behaviour
topic Consumidor Verde
Produtos Verdes
Consciência Ecológica
Intenção de Compra Verde
Comportamento de Compra Verde
Green Consumer; Green Products; Ecologic Conscious; Green Purchase Intention; Green Purchase Behaviour
Green Products
Ecologic Conscious
Green Purchase Intention
Green Purchase Behaviour
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-11-16T15:03:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10150
url http://hdl.handle.net/10400.5/10150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de (2011). "O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131048816148480