O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10150 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_8dcbc0a6acd30dfdcb7bb054ddecd167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdesConsumidor VerdeProdutos VerdesConsciência EcológicaIntenção de Compra VerdeComportamento de Compra VerdeGreen Consumer; Green Products; Ecologic Conscious; Green Purchase Intention; Green Purchase BehaviourGreen ProductsEcologic ConsciousGreen Purchase IntentionGreen Purchase BehaviourMestrado em MarketingAs questões ambientais têm vindo a ganhar maior relevância nos últimos anos, em grande parte devido a uma produção e consumo pouco sustentáveis, provocando uma tomada de consciência por parte da sociedade, da necessidade de conciliar o desenvolvimento económico com a preservação do meio ambiente. O presente trabalho pretende avaliar o nível de consciência ecológica do consumidor português em relação aos bens e serviços que procura, bem como analisar se efectivamente os consumidores portugueses adquirem produtos verdes e quais as suas características socio-demográficas (idade, habilitações literárias, género e rendimento). É também alvo desta investigação perceber qual a influência da actual crise económica na compra de produtos verdes. Desenvolveu-se um questionário adaptado do trabalho de Straughan e Roberts (1999), que visava medir o nível de consciência ecológica dos consumidores portugueses. Para medir a intenção de compra de produtos verdes, bem como a sua compra efectiva, recorreu-se à análise utilizada por Chan (2001). Aplicou-se o questionário a uma amostra de conveniência, do qual advém uma análise quantitativa da informação recolhida. Os resultados demonstram que a maioria dos inquiridos apresenta um nível de consciência ecológica elevado, este verifica-se mais concretamente nos indivíduos do género feminino e que não possuem habilitações literárias de nível superior. Verificou-se também, que os consumidores que apresentam um nível de consciência ecológica elevado demonstram intenção de compra de produtos verdes e consequentemente uma compra efectiva destes mesmos produtos. Por fim, constata-se que a situação económica actual influencia negativamente a aquisição de produtos verdes.As environmental issues have become more relevant throughout the years due both to unsustainable production processes and to consumer habits, society has become aware of the necessity to balance economic growth with environmental preservation. The aim of this research project is firstly to evaluate the level of ecological awareness of the Portuguese consumers taking into account the products and services sought, secondly to analyse if the Portuguese consumer buys green products and thirdly to study the socio-demographic characteristics of the consumers (age, educational skills, gender and income) and how the economic crisis affects the purchasing of green products. The questionnaire was based on the Straughan and Roberts´s model (1999) and it takes into account the purpose of measuring the level of Portuguese consumer?s ecological awareness. In order to measure the purchasing intention of green products as well as the final purchasing, the analysis model was taken from Chan (2001).The questionnaire was applied to a convenience sample and it shows a quantitative analysis from the gathered information. The results show that the majority of the respondents have a high level of ecological consciousness being mostly women who do not have high level of educational skills. It was also shown that consumers who own a high level of ecological consciousness show the intention of buying green products and consequently buy these products. Finally, the current economic situation influences negatively the purchase of green products.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaBarros, António Maria Melo e Castro Monteiro de2015-11-16T15:03:38Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10150porBarros, António Maria Melo e Castro Monteiro de (2011). "O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:38.816844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes |
title |
O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes |
spellingShingle |
O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de Consumidor Verde Produtos Verdes Consciência Ecológica Intenção de Compra Verde Comportamento de Compra Verde Green Consumer; Green Products; Ecologic Conscious; Green Purchase Intention; Green Purchase Behaviour Green Products Ecologic Conscious Green Purchase Intention Green Purchase Behaviour |
title_short |
O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes |
title_full |
O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes |
title_fullStr |
O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes |
title_full_unstemmed |
O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes |
title_sort |
O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes |
author |
Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de |
author_facet |
Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Helena Martins Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor Verde Produtos Verdes Consciência Ecológica Intenção de Compra Verde Comportamento de Compra Verde Green Consumer; Green Products; Ecologic Conscious; Green Purchase Intention; Green Purchase Behaviour Green Products Ecologic Conscious Green Purchase Intention Green Purchase Behaviour |
topic |
Consumidor Verde Produtos Verdes Consciência Ecológica Intenção de Compra Verde Comportamento de Compra Verde Green Consumer; Green Products; Ecologic Conscious; Green Purchase Intention; Green Purchase Behaviour Green Products Ecologic Conscious Green Purchase Intention Green Purchase Behaviour |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2015-11-16T15:03:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10150 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, António Maria Melo e Castro Monteiro de (2011). "O consumidor verde português : da preocupação ambiental ao consumo de produtos verdes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131048816148480 |