O consumidor verde: perfil e comportamento de compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/1758 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_0b98f4b253d6296ac7f7f36e003aa868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/1758 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compraMarketing VerdeConsumidor VerdeProdutos VerdesIntenção de Compra VerdeComportamento de Compra VerdeGreen MarketingGreen ConsumerGreen ProductsGreen Purchase IntentionGreen Purchase BehaviourMestrado em MarketingComo resultado da crescente preocupação com o ambiente a que se tem assistido, muitos consumidores têm vindo a questionar-se sobre os produtos que compram e a quem compram, levando a uma mudança de atitude e tendências ao nível do marketing. O tema desta investigação incide sobre uma área específica do marketing, denominada de marketing verde, mais concretamente, sobre as implicações que este conceito tem vindo a ter no comportamento do consumidor. Na presente investigação é analisado o perfil e comportamento do consumidor verde com recurso a variáveis socio-demográficas (sexo, idade, rendimento, habilitações literárias) e psicográficas (preocupação ambiental, eficácia percebida, altruísmo, liberalismo). O objectivo é percebermos qual a relevância destas variáveis para explicar o comportamento do consumidor ecologicamente consciente. É também alvo desta investigação o estudo do comportamento de compra do consumidor verde, com enfoque na intenção de compra de produtos verdes e na sua compra efectiva. O estudo desenvolvido é operacionalizado com recurso à aplicação de um questionário com base naquele que foi utilizado na investigação de Straughan e Roberts (1999) e com os tópicos relativos à medição da intenção-comportamento de compra utilizado por Chan (2001). O questionário foi aplicado a uma amostra de conveniência e dá lugar a uma análise quantitativa dos dados recolhidos. Os resultados demonstram que as variáveis psicográficas são mais relevantes do que as socio-demográficas para explicar o comportamento do consumidor ecologicamente consciente, com destaque para a eficácia percebida e para o altruísmo. Verificou-se também que consumidores que demonstram um comportamento ecologicamente consciente elevado revelam uma intenção de compra de produtos verdes positiva e que esta intenção se traduz num comportamento de compra efectivo destes mesmos produtos.As a result of the growing environmental conscienceness that we are facing nowadays, the consumers have been inquiring themselves about the products they buy and to whom they buy. This fact has been the driving force for a change on attitudes and trends in the marketing field. The theme of this investigation is related to a new marketing subject called green marketing, more specifically about the impact of this concept on the consumer behavior. The focus of this study is the green consumer profiling, based on socio-demographic variables (sex, age, income, literacy level) and psychographic variables (environmental consciousness, perceived effectiveness, altruism and liberalism). The objective is to understand the relevance of those variables to explain the ecologically conscious consumer behavior. Furthermore, this investigation also concerns about the green consumer purchase behavior, more specifically, on the green purchase intention and green effective purchase. This investigation is based on quantitative analysis. A survey was implemented based on the Straughan and Roberts' (1999) one, with some topics related to green intention and purchase developed by Chan (2001). The survey was conducted to a conviencience target audience. The results have shown that psycographic variables are more relevant than socio-demographic to explain the ecologically conscious consumer behaviour, more specifically, perceived consumer effectiveness and altruism. Further, the consumers with higher ecollogically conscious behaviour showed a positive green purchase intention and this intention was proved to be reflected on the green purchase behavior of green products.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaAfonso, Ana Carolina Baptista2010-03-19T16:08:11Z2010-022010-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1758porAfonso, Ana Carolina Baptista. 2010. "O consumidor verde: perfil e comportamento de compra". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:33:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:52.592665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra |
title |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra |
spellingShingle |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra Afonso, Ana Carolina Baptista Marketing Verde Consumidor Verde Produtos Verdes Intenção de Compra Verde Comportamento de Compra Verde Green Marketing Green Consumer Green Products Green Purchase Intention Green Purchase Behaviour |
title_short |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra |
title_full |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra |
title_fullStr |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra |
title_full_unstemmed |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra |
title_sort |
O consumidor verde: perfil e comportamento de compra |
author |
Afonso, Ana Carolina Baptista |
author_facet |
Afonso, Ana Carolina Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Helena Martins Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Ana Carolina Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Verde Consumidor Verde Produtos Verdes Intenção de Compra Verde Comportamento de Compra Verde Green Marketing Green Consumer Green Products Green Purchase Intention Green Purchase Behaviour |
topic |
Marketing Verde Consumidor Verde Produtos Verdes Intenção de Compra Verde Comportamento de Compra Verde Green Marketing Green Consumer Green Products Green Purchase Intention Green Purchase Behaviour |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-19T16:08:11Z 2010-02 2010-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/1758 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/1758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Afonso, Ana Carolina Baptista. 2010. "O consumidor verde: perfil e comportamento de compra". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130973488545792 |