Makerspace em bibliotecas escolares : uma análise bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Deise Lourenço de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8560
Resumo: Este trabalho incide sobre o uso do makerspace em bibliotecas escolares, tendo como principal objetivo identificar, por meio de análise bibliométrica qual a abordagem dada em relação ao makerspace nas bibliotecas escolares. Apresenta-se, primeiro, uma revisão de literatura sobre as bibliotecas escolares e os makerspaces e, em seguida uma análise bibliométrica sobre o tema. Utilizando o software Publish or Perish analisam-se 979 artigos em língua inglesa e 108 artigos em língua portuguesa e língua espanhola. São analisadas informações sobre os principais periódicos, artigos, autores, datas, índice H, índice G e outras métricas. Fez-se uma análise altmetrica com os 50 artigos mais citados focando em dados sociais e demográficos. Em relação aos principais periódicos, observou-se que 25% das revistas publicaram 48% dos artigos, enquanto os outros 75% de revistas foram responsáveis por 52% dos artigos, validando, nesse caso a Lei de Bradford para o tema. Quanto aos principais autores os resultados apresentam coerência em relação a Lei de Lotka mas não puderam ser confirmados com exatidão. Quanto aos principais artigos, notou-se uma certa preferência entre os leitores do tema para documentos que possuam uma abordagem mais ampla, contemplando análises panorâmicas sobre o tema do makerspace, com visões tanto práticas quanto teóricas. A visão teórica sobressai entre os artigos mais citados. A análise temporal indicou um crescimento no número de documentos publicados desde o primeiro artigo encontrado na literatura, tendo o crescimento sido exponencial entre 2011 e 2014, altura em que passou a ser linear até à data delimitada para a realização da pesquisa (2018). Na análise altmetrica constatou-se que não existe uma relação direta entre os artigos mais citados no meio científico e os artigos mais citados em redes sociais e outras ferramentas da web 2.0. Verificou-se ainda que em língua portuguesa e espanhola tanto na análise bibliométrica quanto altmetrica o número de artigos, autores, citações e menções é muito inferior ao da língua inglesa, sendo esta última a língua mais ativa sobre o tema no meio científico e nas redes sociais. Conclui-se que o makerspace é um espaço em potencial para as bibliotecas escolares um local para estimular a criatividade e servir como um auxiliador do processo de ensino-aprendizagem, dando suporte extra-classe aos conteúdos transmitidos pelos professores em sala de aula. Notou-se também a capacidade desses espaços para desenvolver habilidades específicas nos alunos e aproximar a comunidade externa, incluindo os pais, nas atividades da escola, estimulando ainda mais o desenvolvimento não só cognitivo, mas também, o desenvolvimento social dos estudantes.
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Em relação aos principais periódicos, observou-se que 25% das revistas publicaram 48% dos artigos, enquanto os outros 75% de revistas foram responsáveis por 52% dos artigos, validando, nesse caso a Lei de Bradford para o tema. Quanto aos principais autores os resultados apresentam coerência em relação a Lei de Lotka mas não puderam ser confirmados com exatidão. Quanto aos principais artigos, notou-se uma certa preferência entre os leitores do tema para documentos que possuam uma abordagem mais ampla, contemplando análises panorâmicas sobre o tema do makerspace, com visões tanto práticas quanto teóricas. A visão teórica sobressai entre os artigos mais citados. A análise temporal indicou um crescimento no número de documentos publicados desde o primeiro artigo encontrado na literatura, tendo o crescimento sido exponencial entre 2011 e 2014, altura em que passou a ser linear até à data delimitada para a realização da pesquisa (2018). Na análise altmetrica constatou-se que não existe uma relação direta entre os artigos mais citados no meio científico e os artigos mais citados em redes sociais e outras ferramentas da web 2.0. Verificou-se ainda que em língua portuguesa e espanhola tanto na análise bibliométrica quanto altmetrica o número de artigos, autores, citações e menções é muito inferior ao da língua inglesa, sendo esta última a língua mais ativa sobre o tema no meio científico e nas redes sociais. Conclui-se que o makerspace é um espaço em potencial para as bibliotecas escolares um local para estimular a criatividade e servir como um auxiliador do processo de ensino-aprendizagem, dando suporte extra-classe aos conteúdos transmitidos pelos professores em sala de aula. Notou-se também a capacidade desses espaços para desenvolver habilidades específicas nos alunos e aproximar a comunidade externa, incluindo os pais, nas atividades da escola, estimulando ainda mais o desenvolvimento não só cognitivo, mas também, o desenvolvimento social dos estudantes.This work focuses on the use of the makerspace in school libraries. Its main objective is to identify, through bibliometric analysis, the approach given in relation to the makerspace in school libraries. It is presented, first, a review of the literature on school libraries and the makerspaces, and then a bibliometric analysis. Using Publish or Perish software, 979 articles in English and 108 articles in Portuguese and Spanish were analyzed. It was analyzed information about the main journals, articles, authors, dates, H index, G index and other metrics. An altmetric analysis was done with the 50 most cited articles focusing on social and demographic data. In relation to the main journals, it was observed that 25% of the journals published 48% of the articles, while the other 75% of journals were responsible for 52% of the articles, validating, in this case, the Bradford Law. As for the main authors, the results are consistent with Lotka's Law but could not be confirmed with accuracy. Regarding the main articles, there was a certain preference among readers for documents that have a broader approach, contemplating panoramic analyzes on the theme of the makerspace, with both practical and theoretical views. The theoretical view stands out among the most cited articles. The temporal analysis indicated a growth in the number of documents published since the first article found in the literature, this growth was exponential between 2011 and 2014, when it became linear until the date delimited for the research (2018). In the altmetric analysis it was verified that there is no direct relation between the articles most cited in the scientific literature and the most cited articles in social networks and other web 2.0 tools. It was also verified that in the Portuguese and Spanish languages both in the bibliometric and in the altmetric analysis the number of articles, authors, citations and mentions is much lower than in English, the latter being the most active language on the subject in scientific circles and in social media. . It is concluded that the makerspace is a potential space for school libraries a place to stimulate creativity and serve as a helper of the teaching-learning process, giving extra-class support to the content transmitted by teachers in the classroom. It was also noted the ability of these spaces to develop specific skills in students and bring the external community, including parents, into the school activities, further stimulating the development not only cognitive but also the social development of students.Novo, AnaRepositório AbertoJesus, Deise Lourenço de2019-10-02T16:55:35Z2019-07-042019-10-022019-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8560TID:202287335porJesus, Deise Lourenço de - Makerspace em bibliotecas escolares [Em linha] : uma análise bibliométrica. 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