Especificidades das organizações curriculares e práticas pedagógicas nas instituições de ensino para o ensino básico e pré-escolar: as expressões artísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Helena
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Santana, Rosário
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5679
Resumo: Caminhamos cada vez mais no sentido de uma educação voltada para a satisfação das necessidades da criança de acordo com os seus gostos e interesses, e através de experiências onde o sentido estético se encontra em constante mutação e aperfeiçoamento, em função do seu estado afectivo e experiências pessoais. Sendo a aprendizagem artística e a experiência estética aspectos tão importantes na vida humana, Educadores e Professores deverão contribuir para que estas tenham um papel relevante na educação. As artes, contribuindo de forma diversa e significativa para o desenvolvimento da criança, ajudam-na numa melhor interacção social, coordenação, concentração e memória. Cooperando de forma única na educação, promovem a aprendizagem, a compreensão, o sentimento e o divertimento, envolvendo as crianças de forma directa e prática na sua realização.
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