Expressões artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: dinamização do Projeto “Passeriformes”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32015 |
Resumo: | O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro, corresponde ao relatório final de estágio curricular desenvolvido em contexto de 1º ciclo. Este estudo parte da ideia geral de que a Educação Artística continua a ser desvalorizada no contexto do Sistema Educativo Português. Interessava averiguar, no contexto de estágio, qual a opinião dos professores do 1º ciclo do ensino básico, relativamente à relevância atribuída às Expressões Artísticas no desenvolvimento global dos alunos, conhecer as atividades mais desenvolvidas e compreender os obstáculo e constrangimentos que se colocam na ação. Este trabalho divide-se em três partes sendo a primeira de natureza teórica e político-legal dando especial enfoque à importância das expressões artísticas enquanto facilitadoras do desenvolvimento das crianças em contexto de 1º ciclo bem como ao quadro normativo que as contextualiza. A segunda parte dedicada ao estudo empírico para conhecer, junto dos docentes do 1º ciclo, as perceções sobre as Expressões Artísticas em contexto educativo e a terceira parte reservada à prática que nos permitiu desenvolver o projeto de intervenção com o grupo de alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico. O estudo desenvolvido foi de natureza qualitativa, sendo utilizada para recolha de dados a entrevista e para a análise das respostas, a técnica de análise de conteúdo que permitiu a obtenção de informação relevante para o estudo. Os resultados extraídos revelam que os professores, apenas tendo uma carga horária semanal de uma hora para a prática das expressões artísticas, as valorizam enquanto base de toda a aprendizagem. A falta de formação para a aquisição de conhecimentos e competências foi apontada como um constrangimento e a coadjuvação assumida como um fator para a melhoria da sua prática em atividades de expressão artística. Pretendemos, com este relatório, contribuir para a promoção e valorização da educação artística no 1º ciclo do ensino básico. |
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Este trabalho divide-se em três partes sendo a primeira de natureza teórica e político-legal dando especial enfoque à importância das expressões artísticas enquanto facilitadoras do desenvolvimento das crianças em contexto de 1º ciclo bem como ao quadro normativo que as contextualiza. A segunda parte dedicada ao estudo empírico para conhecer, junto dos docentes do 1º ciclo, as perceções sobre as Expressões Artísticas em contexto educativo e a terceira parte reservada à prática que nos permitiu desenvolver o projeto de intervenção com o grupo de alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico. O estudo desenvolvido foi de natureza qualitativa, sendo utilizada para recolha de dados a entrevista e para a análise das respostas, a técnica de análise de conteúdo que permitiu a obtenção de informação relevante para o estudo. Os resultados extraídos revelam que os professores, apenas tendo uma carga horária semanal de uma hora para a prática das expressões artísticas, as valorizam enquanto base de toda a aprendizagem. A falta de formação para a aquisição de conhecimentos e competências foi apontada como um constrangimento e a coadjuvação assumida como um fator para a melhoria da sua prática em atividades de expressão artística. Pretendemos, com este relatório, contribuir para a promoção e valorização da educação artística no 1º ciclo do ensino básico.This report, developed under the master’s degree in Pre-school Education and teaching of primary school at the University of Aveiro, corresponds to the final report curriculum stage developed in primary school context. The present study starts from the general idea that art education continues to be devalued in the context of the Portuguese Educational system. Currently, learning is understood as a mechanism that prepares students for different areas of study, as well as for life. It was interesting to find out what is the opinion of teachers in the 1st cycle of basic education, regarding the recommendations of the national curriculum for artistic expressions, how they are applied and whether they consider them relevant in the overall development of students. This paper is divided into a theoretical part of research on the importance of artistic expressions as facilitators of children's development at ages in the context of the primary school and, in a second, more practical part where these assumptions were applied to a group of 3rd year students of the 1st cycle of basic education. The study developed was of a qualitative nature, being used to obtain data from the interview and for an analysis of the answers, a content analysis technique that receives information relevant to the study. The data collection instruments were the interview and the logbook elaborated by the students. Data analysis and interpretation were performed using the content analysis technique, which allowed us to obtain relevant information for the study. The results obtained show that teachers, having only a weekly workload of 1 hour for the practice of artistic expressions, value them as the basis for all learning. They also refer to the lack of training for the acquisition of knowledge and skills to feel more comfortable in carrying out activities of artistic expression and recognize the importance of assistance in improving their teaching practice. This report aims to promote artistic education in schools and, in some way, to contribute to artistic expressions occupying their true place in the primary school.2021-09-02T15:10:17Z2021-07-26T00:00:00Z2021-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32015porCarvalho, Tânia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:33:30Zoai:ria.ua.pt:10773/32015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:33:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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