As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2401 |
Resumo: | Num período em que se presencia um insuficiente investimento nas práticas culturais e artísticas locais, assim como, uma diminuição da presença das expressões artísticas no sistema educativo e nas escolas, este relatório com feição dissertativa procura evidenciar a necessidade do reaparecimento da Educação pela Arte como ferramenta de trabalho dos professores. Ao falar-se deste tipo de educação está-se a colocar a própria arte em segundo plano e a veicular a ideia de que a arte pode contribuir para melhorar a aprendizagem de outros conteúdos. Assim, compete ao professor, enquadrado sempre na legislação em vigor, recorrer ao saber próprio da profissão, baseado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa para aperfeiçoar diariamente a sua prestação no ensino. Deste modo, os Estágios I e II foram fundamentais para salientar a eficácia deste tipo de ensino nos alunos e o papel preponderante do docente no meio escolar. Daí surgiu o interesse em desenvolver e aprofundar As Expressões Artísticas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – uma abordagem interdisciplinar neste relatório de carácter dissertativo. |
id |
RCAP_7b86aa9a3992c37f12c40c2c31f29412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2401 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinarEducação pela ArteExpressões ArtísticasEducaçãoProfessorEstágioEnsino BásicoNum período em que se presencia um insuficiente investimento nas práticas culturais e artísticas locais, assim como, uma diminuição da presença das expressões artísticas no sistema educativo e nas escolas, este relatório com feição dissertativa procura evidenciar a necessidade do reaparecimento da Educação pela Arte como ferramenta de trabalho dos professores. Ao falar-se deste tipo de educação está-se a colocar a própria arte em segundo plano e a veicular a ideia de que a arte pode contribuir para melhorar a aprendizagem de outros conteúdos. Assim, compete ao professor, enquadrado sempre na legislação em vigor, recorrer ao saber próprio da profissão, baseado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa para aperfeiçoar diariamente a sua prestação no ensino. Deste modo, os Estágios I e II foram fundamentais para salientar a eficácia deste tipo de ensino nos alunos e o papel preponderante do docente no meio escolar. Daí surgiu o interesse em desenvolver e aprofundar As Expressões Artísticas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – uma abordagem interdisciplinar neste relatório de carácter dissertativo.In a period in which we witness an insufficient investment in local, cultural and artistic practices, as well as a decrease in the presence of artistic expression in education and schools, this feature essay report emphasizes the need of resurgence of Education through Art as an education tool work for teachers. While we refer this type of education, release the art to a second layer plan and convey the idea that art can collaborate to improve the learning of other content. The teacher, always framed in legislation, resorting to his personal knowledge of the profession, based on research and reflection shared educational practice daily has to improve their performance in school. Therefore, Stages I and II were crucial to highlight the effectiveness of this type of education in students and leading role of the teacher at the school. This way emerged the interest to develop and deepen The Artistic Expressions in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education - an interdisciplinary approach in this report dissertative character.2013-05-14T15:27:27Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2401porTeixeira, Carla do Carmo Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:48.452392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar |
title |
As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar |
spellingShingle |
As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar Teixeira, Carla do Carmo Pereira Educação pela Arte Expressões Artísticas Educação Professor Estágio Ensino Básico |
title_short |
As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar |
title_full |
As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar |
title_fullStr |
As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar |
title_sort |
As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar |
author |
Teixeira, Carla do Carmo Pereira |
author_facet |
Teixeira, Carla do Carmo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Carla do Carmo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pela Arte Expressões Artísticas Educação Professor Estágio Ensino Básico |
topic |
Educação pela Arte Expressões Artísticas Educação Professor Estágio Ensino Básico |
description |
Num período em que se presencia um insuficiente investimento nas práticas culturais e artísticas locais, assim como, uma diminuição da presença das expressões artísticas no sistema educativo e nas escolas, este relatório com feição dissertativa procura evidenciar a necessidade do reaparecimento da Educação pela Arte como ferramenta de trabalho dos professores. Ao falar-se deste tipo de educação está-se a colocar a própria arte em segundo plano e a veicular a ideia de que a arte pode contribuir para melhorar a aprendizagem de outros conteúdos. Assim, compete ao professor, enquadrado sempre na legislação em vigor, recorrer ao saber próprio da profissão, baseado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa para aperfeiçoar diariamente a sua prestação no ensino. Deste modo, os Estágios I e II foram fundamentais para salientar a eficácia deste tipo de ensino nos alunos e o papel preponderante do docente no meio escolar. Daí surgiu o interesse em desenvolver e aprofundar As Expressões Artísticas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – uma abordagem interdisciplinar neste relatório de carácter dissertativo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-14T15:27:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2401 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137134389493760 |