As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Carla do Carmo Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2401
Resumo: Num período em que se presencia um insuficiente investimento nas práticas culturais e artísticas locais, assim como, uma diminuição da presença das expressões artísticas no sistema educativo e nas escolas, este relatório com feição dissertativa procura evidenciar a necessidade do reaparecimento da Educação pela Arte como ferramenta de trabalho dos professores. Ao falar-se deste tipo de educação está-se a colocar a própria arte em segundo plano e a veicular a ideia de que a arte pode contribuir para melhorar a aprendizagem de outros conteúdos. Assim, compete ao professor, enquadrado sempre na legislação em vigor, recorrer ao saber próprio da profissão, baseado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa para aperfeiçoar diariamente a sua prestação no ensino. Deste modo, os Estágios I e II foram fundamentais para salientar a eficácia deste tipo de ensino nos alunos e o papel preponderante do docente no meio escolar. Daí surgiu o interesse em desenvolver e aprofundar As Expressões Artísticas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – uma abordagem interdisciplinar neste relatório de carácter dissertativo.
id RCAP_7b86aa9a3992c37f12c40c2c31f29412
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinarEducação pela ArteExpressões ArtísticasEducaçãoProfessorEstágioEnsino BásicoNum período em que se presencia um insuficiente investimento nas práticas culturais e artísticas locais, assim como, uma diminuição da presença das expressões artísticas no sistema educativo e nas escolas, este relatório com feição dissertativa procura evidenciar a necessidade do reaparecimento da Educação pela Arte como ferramenta de trabalho dos professores. Ao falar-se deste tipo de educação está-se a colocar a própria arte em segundo plano e a veicular a ideia de que a arte pode contribuir para melhorar a aprendizagem de outros conteúdos. Assim, compete ao professor, enquadrado sempre na legislação em vigor, recorrer ao saber próprio da profissão, baseado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa para aperfeiçoar diariamente a sua prestação no ensino. Deste modo, os Estágios I e II foram fundamentais para salientar a eficácia deste tipo de ensino nos alunos e o papel preponderante do docente no meio escolar. Daí surgiu o interesse em desenvolver e aprofundar As Expressões Artísticas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – uma abordagem interdisciplinar neste relatório de carácter dissertativo.In a period in which we witness an insufficient investment in local, cultural and artistic practices, as well as a decrease in the presence of artistic expression in education and schools, this feature essay report emphasizes the need of resurgence of Education through Art as an education tool work for teachers. While we refer this type of education, release the art to a second layer plan and convey the idea that art can collaborate to improve the learning of other content. The teacher, always framed in legislation, resorting to his personal knowledge of the profession, based on research and reflection shared educational practice daily has to improve their performance in school. Therefore, Stages I and II were crucial to highlight the effectiveness of this type of education in students and leading role of the teacher at the school. This way emerged the interest to develop and deepen The Artistic Expressions in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education - an interdisciplinary approach in this report dissertative character.2013-05-14T15:27:27Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2401porTeixeira, Carla do Carmo Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:48.452392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
title As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
spellingShingle As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
Teixeira, Carla do Carmo Pereira
Educação pela Arte
Expressões Artísticas
Educação
Professor
Estágio
Ensino Básico
title_short As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
title_full As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
title_fullStr As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
title_full_unstemmed As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
title_sort As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
author Teixeira, Carla do Carmo Pereira
author_facet Teixeira, Carla do Carmo Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Carla do Carmo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pela Arte
Expressões Artísticas
Educação
Professor
Estágio
Ensino Básico
topic Educação pela Arte
Expressões Artísticas
Educação
Professor
Estágio
Ensino Básico
description Num período em que se presencia um insuficiente investimento nas práticas culturais e artísticas locais, assim como, uma diminuição da presença das expressões artísticas no sistema educativo e nas escolas, este relatório com feição dissertativa procura evidenciar a necessidade do reaparecimento da Educação pela Arte como ferramenta de trabalho dos professores. Ao falar-se deste tipo de educação está-se a colocar a própria arte em segundo plano e a veicular a ideia de que a arte pode contribuir para melhorar a aprendizagem de outros conteúdos. Assim, compete ao professor, enquadrado sempre na legislação em vigor, recorrer ao saber próprio da profissão, baseado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa para aperfeiçoar diariamente a sua prestação no ensino. Deste modo, os Estágios I e II foram fundamentais para salientar a eficácia deste tipo de ensino nos alunos e o papel preponderante do docente no meio escolar. Daí surgiu o interesse em desenvolver e aprofundar As Expressões Artísticas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – uma abordagem interdisciplinar neste relatório de carácter dissertativo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-14T15:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2401
url http://hdl.handle.net/10348/2401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137134389493760