IVY trace visualiser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, J. Creissac
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Sousa, Nuno Miguel Eira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6620
Resumo: No contexto do projecto IVY, tem vindo a ser desenvolvida uma ferramenta de modelação e análise de sistemas interactivos, tendo em vista a detecção de potenciais problemas de usabilidade no início do desenvolvimento de um qualquer sistema interactivo. Quando uma dada propriedade em análise não se verifica, a ferramenta procura indicar um contra-exemplo: um comportamento do modelo que demonstre a falsidade da propriedade em questão. Estes contra-exemplos, no entanto, podem atingir tamanhos consideráveis, dependendo da complexidade do mode- lo, o que dificulta a sua análise. De forma a facilitar essa análise, a arquitectura da ferramenta IVY prevê um componente de suporte à análise. Este componente visa, através de representações visuais e de mecanismos de análise, facilitar a compreensão dos contra exemplos, de forma a tornar mais claro qual o problema que está a ser apontado e possíveis soluções para o mesmo. Este artigo apresenta o componente de análise da ferramenta IVY. São apresentadas a arquitectura do componente, as representações implementadas e os mecanismos de análise disponibilizados.
id RCAP_6470901000a73e5207ba4324b5be3cc9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling IVY trace visualiserAvaliação de sistemas interactivosFerramentas de análiseModel chekingRepresentações visuaisNo contexto do projecto IVY, tem vindo a ser desenvolvida uma ferramenta de modelação e análise de sistemas interactivos, tendo em vista a detecção de potenciais problemas de usabilidade no início do desenvolvimento de um qualquer sistema interactivo. Quando uma dada propriedade em análise não se verifica, a ferramenta procura indicar um contra-exemplo: um comportamento do modelo que demonstre a falsidade da propriedade em questão. Estes contra-exemplos, no entanto, podem atingir tamanhos consideráveis, dependendo da complexidade do mode- lo, o que dificulta a sua análise. De forma a facilitar essa análise, a arquitectura da ferramenta IVY prevê um componente de suporte à análise. Este componente visa, através de representações visuais e de mecanismos de análise, facilitar a compreensão dos contra exemplos, de forma a tornar mais claro qual o problema que está a ser apontado e possíveis soluções para o mesmo. Este artigo apresenta o componente de análise da ferramenta IVY. São apresentadas a arquitectura do componente, as representações implementadas e os mecanismos de análise disponibilizados.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Grupo Português de Computação GráficaUniversidade do MinhoCampos, J. CreissacSousa, Nuno Miguel Eira de2006-102006-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6620engCONFERÊNCIA NACIONAL EM INTERACÇÃO PESSOA-MÁQUINA, 2, Braga, Portugal, 2006 – “Interacção 2006 : actas”. Braga : GPCG, 2006. ISBN 972-98464-7-2. p. 181-190.972-98464-7-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:54.180906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv IVY trace visualiser
title IVY trace visualiser
spellingShingle IVY trace visualiser
Campos, J. Creissac
Avaliação de sistemas interactivos
Ferramentas de análise
Model cheking
Representações visuais
title_short IVY trace visualiser
title_full IVY trace visualiser
title_fullStr IVY trace visualiser
title_full_unstemmed IVY trace visualiser
title_sort IVY trace visualiser
author Campos, J. Creissac
author_facet Campos, J. Creissac
Sousa, Nuno Miguel Eira de
author_role author
author2 Sousa, Nuno Miguel Eira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, J. Creissac
Sousa, Nuno Miguel Eira de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de sistemas interactivos
Ferramentas de análise
Model cheking
Representações visuais
topic Avaliação de sistemas interactivos
Ferramentas de análise
Model cheking
Representações visuais
description No contexto do projecto IVY, tem vindo a ser desenvolvida uma ferramenta de modelação e análise de sistemas interactivos, tendo em vista a detecção de potenciais problemas de usabilidade no início do desenvolvimento de um qualquer sistema interactivo. Quando uma dada propriedade em análise não se verifica, a ferramenta procura indicar um contra-exemplo: um comportamento do modelo que demonstre a falsidade da propriedade em questão. Estes contra-exemplos, no entanto, podem atingir tamanhos consideráveis, dependendo da complexidade do mode- lo, o que dificulta a sua análise. De forma a facilitar essa análise, a arquitectura da ferramenta IVY prevê um componente de suporte à análise. Este componente visa, através de representações visuais e de mecanismos de análise, facilitar a compreensão dos contra exemplos, de forma a tornar mais claro qual o problema que está a ser apontado e possíveis soluções para o mesmo. Este artigo apresenta o componente de análise da ferramenta IVY. São apresentadas a arquitectura do componente, as representações implementadas e os mecanismos de análise disponibilizados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10
2006-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/6620
url http://hdl.handle.net/1822/6620
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv CONFERÊNCIA NACIONAL EM INTERACÇÃO PESSOA-MÁQUINA, 2, Braga, Portugal, 2006 – “Interacção 2006 : actas”. Braga : GPCG, 2006. ISBN 972-98464-7-2. p. 181-190.
972-98464-7-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo Português de Computação Gráfica
publisher.none.fl_str_mv Grupo Português de Computação Gráfica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132278860808192