Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariana Aranha de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Salgado, Priscila Aparecida Dias, Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.22479
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar o que professores do Ensino Fundamental, de uma escola com currículo organizado por projetos, pensam sobre interdisciplinaridade e como organizam suas práticas. De natureza qualitativa, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada, realizada de forma individual com oito professores da escola, indicados pela diretora da escola como referência para um trabalho interdisciplinar, a observação e a análise do Projeto Político-Pedagógico. Os dados obtidos nas entrevistas foram tratados inicialmente pelo software IRaMuTeQ e os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A análise desses resultados demonstrou que: (i) a interdisciplinaridade é compreendida como a possibilidade de um ensino que faça sentido para o aluno; (ii) é fundamental um processo de constante formação docente, de reorganização da escola e de ressignificação da relação professor-aluno; e (iii) o trabalho com projetos e o desenvolvimento de níveis de autonomia são elementos importantes para a efetivação de práticas interdisciplinares.
id RCAP_64776fed963551842a07253fb7451541
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professoresInterdisciplinariedad y practicas pedagógicas: Lo que dicen los profesoresInterdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professoresArtigosEste estudo tem como objetivo investigar o que professores do Ensino Fundamental, de uma escola com currículo organizado por projetos, pensam sobre interdisciplinaridade e como organizam suas práticas. De natureza qualitativa, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada, realizada de forma individual com oito professores da escola, indicados pela diretora da escola como referência para um trabalho interdisciplinar, a observação e a análise do Projeto Político-Pedagógico. Os dados obtidos nas entrevistas foram tratados inicialmente pelo software IRaMuTeQ e os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A análise desses resultados demonstrou que: (i) a interdisciplinaridade é compreendida como a possibilidade de um ensino que faça sentido para o aluno; (ii) é fundamental um processo de constante formação docente, de reorganização da escola e de ressignificação da relação professor-aluno; e (iii) o trabalho com projetos e o desenvolvimento de níveis de autonomia são elementos importantes para a efetivação de práticas interdisciplinares.This study aims to investigate what elementary school teachers from a school whose curriculum is organized by projects, think about interdisciplinarity and how they organize their practices. Of a qualitative nature, we used as research instruments the semi-structured interview, conducted individually with eight teachers, appointed by the school principal as a reference for an interdisciplinary work, the observation and the documentary analysis of the Political-Pedagogical Project. Data were initially processed by IRaMuTeQ software and submitted to content analysis. The results showed that: (i) interdisciplinarity is understood as the possibility of teaching that makes sense to the student; (ii) a process of constant teacher training, school reorganization and resignification of the teacher-student relationship is essencial; and (iii) the work with projects and the explicit development of autonomy levels are important elements for the implementation of interdisciplinary practices.Este estudio tiene como objetivo investigar qué piensan los docentes de Educación Básica, de una escuela cuyo currículo está organizado por proyectos, sobre la interdisciplinariedad y cómo organizan sus prácticas. De naturaleza cualitativa, utilizó como instrumentos de investigación la entrevista semiestructurada, realizada individualmente con ocho docentes de la escuela, indicados por el director de la escuela como referencia para un trabajo interdisciplinario, la observación y el análisis documental del Proyecto Político-Pedagógico. Los datos obtenidos fueron procesados ​​inicialmente por el software IRaMuTeQ y enviados al análisis de contenido. Los resultados mostraron que: (i) la interdisciplinariedad se entiende como la posibilidad de una enseñanza que tiene sentido para el estudiante; (ii) es fundamental un proceso de formación constante del profesorado, de reorganización de la escuela y de resignificación de la relación profesor-alumno; y (iii) el trabajo con projectos y el desarrollo de niveles de autonomía son elementos importantes para la implementación de prácticas interdisciplinarias.Instituto de Educação - Universidade do Minho2022-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.22479por2183-04520871-9187Souza, Mariana Aranha deSalgado, Priscila Aparecida DiasChamon, Edna Maria Querido de OliveiraFazenda, Ivani Catarina Arantesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:32Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:22.502643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores
Interdisciplinariedad y practicas pedagógicas: Lo que dicen los profesores
Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores
title Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores
spellingShingle Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores
Souza, Mariana Aranha de
Artigos
title_short Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores
title_full Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores
title_fullStr Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores
title_sort Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores
author Souza, Mariana Aranha de
author_facet Souza, Mariana Aranha de
Salgado, Priscila Aparecida Dias
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Fazenda, Ivani Catarina Arantes
author_role author
author2 Salgado, Priscila Aparecida Dias
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Fazenda, Ivani Catarina Arantes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de
Salgado, Priscila Aparecida Dias
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Fazenda, Ivani Catarina Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este estudo tem como objetivo investigar o que professores do Ensino Fundamental, de uma escola com currículo organizado por projetos, pensam sobre interdisciplinaridade e como organizam suas práticas. De natureza qualitativa, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada, realizada de forma individual com oito professores da escola, indicados pela diretora da escola como referência para um trabalho interdisciplinar, a observação e a análise do Projeto Político-Pedagógico. Os dados obtidos nas entrevistas foram tratados inicialmente pelo software IRaMuTeQ e os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A análise desses resultados demonstrou que: (i) a interdisciplinaridade é compreendida como a possibilidade de um ensino que faça sentido para o aluno; (ii) é fundamental um processo de constante formação docente, de reorganização da escola e de ressignificação da relação professor-aluno; e (iii) o trabalho com projetos e o desenvolvimento de níveis de autonomia são elementos importantes para a efetivação de práticas interdisciplinares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.22479
url https://doi.org/10.21814/rpe.22479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130230114222080