Portal dos professores da universidade federal de são carlos/brasil: “formação-investigação” sobre a prática pedagógica dos professores no brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marilce da Costa Campos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Domingues, Isa Mara Colombo Scarlati, Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues, Mizukami, Maria da Graça Nicoleti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.3406
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre as aprendizagens docentes em dois projetos de formação-investigação realizados no Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a ótica das narrativas dos professores colaboradores, no contexto de formação continuada na modalidade da Educação a Distância (EaD). Esses projetos fazem parte dos estudos em doutoramento no programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição e caracterizam-se pela realização de cursos online, na plataforma moodle, com 120 horas de duração cada, sendo executados entre Setembro/2010 a Dezembro/2011. Dessas formações participam professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1.º, 2.º e 3.º anos) de várias regiões do Brasil. O estudo teve como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos por meio do portal virtual da UFSCar, na perspectiva de uma comunidade de aprendizagem, à medida que proporciona reflexões sobre a prática pedagógica e estimula o desenvolvimento profissional de um grupo de professores em exercício. As propostas de formação docente organizam-se a partir de um referencial de modelo de pesquisa construtivo-colaborativa, enquanto ferramenta de pesquisa e intervenção que favorece processos de desenvolvimento profissional. As narrativas dos docentes que participaram dos projetos revelam que esses processos formativos e investigativos potencializam o desenvolvimento profissional, contribuindo para a aprendizagem docente em processos formativos continuados e à distância. Essas aprendizagens estão intimamente ligadas às vivências de cada professor, o que pensam e o que fazem quando estão ensinando e, essencialmente, ao partilhar dialógico com seus pares, na perspectiva da construção do trabalho coletivo e colaborativo. A contribuição dos processos formativos é variável, pois o desenvolvimento profissional é ao mesmo tempo individual e social e depende de vários fatores. Contudo, tem implicações com a cultura singular de cada contexto escolar em que os professores atuam.
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