Formação de professores para educação de jovens e adultos (EJA): possibilidades para uma prática pedagógica emancipatória
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.7239 |
Resumo: | Este estudo representa uma reflexão no âmbito das políticas públicas do Programa de Formação Continuada em Serviço para Professores do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014. As especificidades e necessidades dos estudantes da EJA exigem professores comprometidos, autônomos e com um perfil específico. A sua formação em serviço constitui um espaço fundamental tanto para o desenvolvimento da autonomia, política e curricular, como para a produção de material didático e a (re)organização das práticas docentes. Os resultados obtidos revelam uma participação ativa, satisfatória, produtiva e significativa dos professores que atuam na sala de aula, bem como dos professores que atuam como coordenadores. Revelam também que a (re)organização do Projeto Político Pedagógico, quando realizada de forma coletiva e colaborativa, é fundamental para a superação de alguns desafios políticos, curriculares e metodológicos da prática pedagógica na EJA. |
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