Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8141 |
Resumo: | Resumo: Tendo em conta que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de constatar o seu funcionamento, antes do ensino formal, facilita a sua aprendizagem, procurou-se construir um programa de computador em formato de livro interactivo, com tarefas e jogos que desenvolvam competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas (Jogos Fonológicos, Jogos de Manipulação de Correspondência Grafo-Fonética e Jogos de Recomposição de Palavras). Para testar a sua eficácia, o programa foi aplicado em crianças de 4/5 anos de idade, a frequentar o pré-escolar, verificando-se que as situações de descoberta estimulantes e com significado disponibilizadas, permitiram um treino de competências que levou as crianças a pensar sobre a linguagem escrita e evoluir na compreensão da lógica alfabética do sistema de escrita, até à compreensão do Princípio Alfabético. |
id |
RCAP_647ec36db51c55b0950f5febd47c11c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8141 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem EscritaPrograma de Treino MultimédiaLivro interactivoConsciência FonológicaConhecimento das letrasPrincípio AlfabéticoResumo: Tendo em conta que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de constatar o seu funcionamento, antes do ensino formal, facilita a sua aprendizagem, procurou-se construir um programa de computador em formato de livro interactivo, com tarefas e jogos que desenvolvam competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas (Jogos Fonológicos, Jogos de Manipulação de Correspondência Grafo-Fonética e Jogos de Recomposição de Palavras). Para testar a sua eficácia, o programa foi aplicado em crianças de 4/5 anos de idade, a frequentar o pré-escolar, verificando-se que as situações de descoberta estimulantes e com significado disponibilizadas, permitiram um treino de competências que levou as crianças a pensar sobre a linguagem escrita e evoluir na compreensão da lógica alfabética do sistema de escrita, até à compreensão do Princípio Alfabético.2013-01-30T22:02:41Z2013-01-302008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8141http://hdl.handle.net/10174/8141porMoreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis. Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita, Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro , 1, 117-130, 2012.http://www.aisti.eu/risti/RISTI%20N2.pdfnd272Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:23.089064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
spellingShingle |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis Programa de Treino Multimédia Livro interactivo Consciência Fonológica Conhecimento das letras Princípio Alfabético |
title_short |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title_full |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title_fullStr |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title_full_unstemmed |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title_sort |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
author |
Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis |
author_facet |
Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Treino Multimédia Livro interactivo Consciência Fonológica Conhecimento das letras Princípio Alfabético |
topic |
Programa de Treino Multimédia Livro interactivo Consciência Fonológica Conhecimento das letras Princípio Alfabético |
description |
Resumo: Tendo em conta que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de constatar o seu funcionamento, antes do ensino formal, facilita a sua aprendizagem, procurou-se construir um programa de computador em formato de livro interactivo, com tarefas e jogos que desenvolvam competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas (Jogos Fonológicos, Jogos de Manipulação de Correspondência Grafo-Fonética e Jogos de Recomposição de Palavras). Para testar a sua eficácia, o programa foi aplicado em crianças de 4/5 anos de idade, a frequentar o pré-escolar, verificando-se que as situações de descoberta estimulantes e com significado disponibilizadas, permitiram um treino de competências que levou as crianças a pensar sobre a linguagem escrita e evoluir na compreensão da lógica alfabética do sistema de escrita, até à compreensão do Princípio Alfabético. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2013-01-30T22:02:41Z 2013-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8141 http://hdl.handle.net/10174/8141 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis. Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita, Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro , 1, 117-130, 2012. http://www.aisti.eu/risti/RISTI%20N2.pdf nd 272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136507473166336 |