A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Catarina Ferreira Miranda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9332
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Sérgio Gaitas, apresentada no Ispa - Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
id RCAP_64807687bc600d946963fc8bcae6a523
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aulaPerceção dos alunosDiferenciação PedagógicaEducação InclusivaVoz dos AlunosStudent´s perceptionTeacher´s perceptionPedagogical DifferentationInclusive educationStudent VoiceDissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Sérgio Gaitas, apresentada no Ispa - Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.O propósito deste estudo consistiu em compreender a perspetiva dos alunos acerca da regularidade com que seus professores empregam estratégias de diferenciação pedagógica e avaliar a eficácia que atribuem a essas práticas em relação ao processo de aprendizagem. Neste estudo participaram 276 alunos, do 7º ao 12º ano de escolaridade. A ferramenta utilizada na recolha de dados sofreu uma validação por meio de analises fatoriais exploratórias e confirmatórias e resultou num questionário online constituído por sete dimensões distintas (Planeamento; Atividades e Tarefas de Aprendizagem; Materiais e Recursos; Organização do Trabalho dos Alunos; Clima Social e de Sala de Aula; Avaliação e Monotorização e Autonomia e Voz dos Alunos) que no seu todo comportam 45 itens. Os resultados deste estudo demonstraram que os alunos veem como mais frequentes as adaptações que os professores fazem em relação a voz dos alunos na avaliação. Contudo, as que veem como menos frequentes dizem respeito as práticas relacionadas com a estruturação das atividades e recursos de aprendizagem. Já as práticas consideradas mais eficazes são as que remetem para as práticas relacionadas com a voz dos alunos na avaliação. Ao contrário das práticas consideradas menos eficazes, que dizem respeito aos recursos que desenvolvem a autonomia. Foi possível verificar que todos os fatores da eficácia e frequência se correlacionam. Os resultados do estudo atual destacam a relevância das abordagens de diferenciação pedagógicas num contexto mais amplo e em particular, focam naquelas que demonstraram maior eficácia sob a perspetiva dos estudantes.ABSTRACT: The purpose of this study consisted in the comprehension of the student’s perspective in the regularity in which their professors employ strategies of pedagogical differentiation and to evaluate the efficacy into which they attribute to those practices in relation to their learning process. There were 276 students’ participants from 7th to 12nd school years. The tool used in data collection underwent a validation by the means of factorial analysis both exploratory and confirmatory resulting in an online questionnaire built with seven distinct dimensions (Planning; Learning Activities and Skill; Materials and Resources; Students Work Organization; Social and Class Environment; Monitoring, Assessment, Autonomy, and students’ voices) complexing of 45 items in total. Results of this work demonstrate that students look at modifications and adaptions provided by them are more frequently felt, and the practices shown to be more efficient are also the ones provided by students; "contrary to this result the practices that are less effective are in respect to the resources that develop autonomy". All factors related to efficacy and frequency were correlated. Results from this study underline the relevance for different pedagogic practices in a more ample context, in particular focusing in those that show greater efficacy under the perspective of the students.Gaitas, Sérgio Miguel ProtásioRepositório do ISPAMota, Catarina Ferreira Miranda2023-12-21T11:23:41Z2023-10-312023-12-212023-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9332TID:203435168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T02:15:44Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:55.275115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula
title A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula
spellingShingle A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula
Mota, Catarina Ferreira Miranda
Perceção dos alunos
Diferenciação Pedagógica
Educação Inclusiva
Voz dos Alunos
Student´s perception
Teacher´s perception
Pedagogical Differentation
Inclusive education
Student Voice
title_short A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula
title_full A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula
title_fullStr A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula
title_full_unstemmed A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula
title_sort A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula
author Mota, Catarina Ferreira Miranda
author_facet Mota, Catarina Ferreira Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaitas, Sérgio Miguel Protásio
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Catarina Ferreira Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Perceção dos alunos
Diferenciação Pedagógica
Educação Inclusiva
Voz dos Alunos
Student´s perception
Teacher´s perception
Pedagogical Differentation
Inclusive education
Student Voice
topic Perceção dos alunos
Diferenciação Pedagógica
Educação Inclusiva
Voz dos Alunos
Student´s perception
Teacher´s perception
Pedagogical Differentation
Inclusive education
Student Voice
description Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Sérgio Gaitas, apresentada no Ispa - Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T11:23:41Z
2023-10-31
2023-12-21
2023-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9332
TID:203435168
url http://hdl.handle.net/10400.12/9332
identifier_str_mv TID:203435168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136445080797184