A Gamificação no Ensino da Geografia: Teoria e Aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Alexandre Barras
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/154264
Resumo: Num período onde a transição digital é evidente em várias áreas do conhecimento, é imprescindível que o ensino acompanhe esta evolução e que implemente, num ambiente controlado, as ferramentas tecnológicas que contribuam para aumentar o interesse dos alunos e também a consolidação das suas aprendizagens. Uma dessas ferramentas é justamente a gamificação. A implementação de gamificação em sala de aula encontra-se numa fase de pleno desenvolvimento, mas é alvo de muita resistência devido ao seu carácter lúdico e por vezes exigente a nível técnico. No entanto, são vários os exemplos onde o seu uso resulta num maior interesse e motivação por parte dos alunos. Apesar de existirem exemplos de aplicabilidade, especialmente no caso da matemática, são ainda raros ou pouco estruturados os exemplos na disciplina de geografia. Este trabalho, através da metodologia adotada na Prática de Ensino Supervisionada pretende demonstrar que a implementação de jogos digitais pode constituir um recurso útil na aprendizagem dos alunos e na sua motivação, através de uma solução harmoniosa enquadrando a componente didática com os conteúdos programáticos. Para além do desenvolvimento de jogos, foi implementado um questionário aos alunos onde eram encorajados a avaliar e a providenciar feedback quanto à utilização de gamificação ao longo do ano letivo como também a sugerir metodologias e aplicações passíveis de serem aplicadas.
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