Relatório da prática profissional e projeto de intervenção : concursos: propulsores de ansiedade ou fontes de motivação?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31780 |
Resumo: | O presente documento está dividido em duas partes. Na primeira, relativa à Prática Profissional, está relatado o percurso por mim realizado no Estágio Profissional durante o ano letivo 2017/2018 na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Deste, resultaram como principais atividades desenvolvidas as seguintes: aulas individuais de saxofone e de classe de conjunto do horário letivo; uma intervenção sobre a Ansiedade na Performance para os alunos; a criação e dinamização de um Concurso Interno de Música aberto a todos os alunos do curso básico de instrumento; uma sessão com pais e encarregados de educação com vista ao fornecimento de estratégias de otimização da performance dos seus educandos; e o envolvimento e direção artística de uma ópera infantil. Sobre a segunda parte, denominada Projeto de Intervenção Pedagógica, a problemática aprofundada associou-se a dois ramos da Psicologia: a Motivação e a Ansiedade na Performance Musical. Através da implementação de um Concurso Interno de Música aberto a todos alunos do ensino básico da AMVP, procurei perceber se um evento deste género poderia efetivamente despoletar motivação extra para tocarem mais o seu instrumento musical, ou, ao invés, desencadear níveis de ansiedade indesejados e nefastos para a sua prática, bem como para o seu bem estar emocional e pessoal. Sendo a Ansiedade na Performance Musical (APM) um tema pouco trabalhado e abordado de forma concreta nos meios académicos do ensino artístico especializado da música, procurei, através da realização das Sessões de Intervenção da Jornada do Herói fornecer estratégias que ensinassem os alunos a lidar com a ansiedade de forma otimizada, com vista à melhoria das suas performances artísticas. Para a realização deste Projeto de Intervenção Pedagógica, foi utilizada como metodologia de intervenção a adaptação do Ciclo da Jornada do Herói, com vista a tornar a temática mais apelativa e implícita para os participantes, devido ao facto de não abordar diretamente a temática Ansiedade. Já sobre a Metodologia de Investigação, a mesma baseou-se numa lógica de Investigação-Ação, partindo de uma necessidade do contexto educativo, para uma pesquisa bibliográfica que guiou os passos da Intervenção. Os principais resultados recolhidos desta realização levaram-me a acreditar que esta Intervenção teve um impacto positivo na melhoria dos problemas alvo, sabendo, ainda assim, que este foi apenas um pequeno passo, de muitos outros que será necessário dar para tornar o ensino da música mais preparado e completo para aqueles que dele usufruem. |
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Relatório da prática profissional e projeto de intervenção : concursos: propulsores de ansiedade ou fontes de motivação?Prática de ensino supervisionadaProjeto de intervenção pedagógicaConcursosMotivaçãoAnsiedade na performance musicalSupervised teaching practicePedagogical intervention projectContestsMotivationMusical performance anxietyDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente documento está dividido em duas partes. Na primeira, relativa à Prática Profissional, está relatado o percurso por mim realizado no Estágio Profissional durante o ano letivo 2017/2018 na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Deste, resultaram como principais atividades desenvolvidas as seguintes: aulas individuais de saxofone e de classe de conjunto do horário letivo; uma intervenção sobre a Ansiedade na Performance para os alunos; a criação e dinamização de um Concurso Interno de Música aberto a todos os alunos do curso básico de instrumento; uma sessão com pais e encarregados de educação com vista ao fornecimento de estratégias de otimização da performance dos seus educandos; e o envolvimento e direção artística de uma ópera infantil. Sobre a segunda parte, denominada Projeto de Intervenção Pedagógica, a problemática aprofundada associou-se a dois ramos da Psicologia: a Motivação e a Ansiedade na Performance Musical. Através da implementação de um Concurso Interno de Música aberto a todos alunos do ensino básico da AMVP, procurei perceber se um evento deste género poderia efetivamente despoletar motivação extra para tocarem mais o seu instrumento musical, ou, ao invés, desencadear níveis de ansiedade indesejados e nefastos para a sua prática, bem como para o seu bem estar emocional e pessoal. Sendo a Ansiedade na Performance Musical (APM) um tema pouco trabalhado e abordado de forma concreta nos meios académicos do ensino artístico especializado da música, procurei, através da realização das Sessões de Intervenção da Jornada do Herói fornecer estratégias que ensinassem os alunos a lidar com a ansiedade de forma otimizada, com vista à melhoria das suas performances artísticas. Para a realização deste Projeto de Intervenção Pedagógica, foi utilizada como metodologia de intervenção a adaptação do Ciclo da Jornada do Herói, com vista a tornar a temática mais apelativa e implícita para os participantes, devido ao facto de não abordar diretamente a temática Ansiedade. Já sobre a Metodologia de Investigação, a mesma baseou-se numa lógica de Investigação-Ação, partindo de uma necessidade do contexto educativo, para uma pesquisa bibliográfica que guiou os passos da Intervenção. Os principais resultados recolhidos desta realização levaram-me a acreditar que esta Intervenção teve um impacto positivo na melhoria dos problemas alvo, sabendo, ainda assim, que este foi apenas um pequeno passo, de muitos outros que será necessário dar para tornar o ensino da música mais preparado e completo para aqueles que dele usufruem.This document is divided into two sections. The first one refers to my Professional Internship, in which the complete course during the Professional Practice at Academia de Música de Vilar do Paraíso in schoolyear 2017/2018 is reported. Consequently, the main activities which resulted from this work were: supervision of individual classes of saxophone and class ensembles during the school timetable schedule; an Intervention on Music Performance Anxiety for students; the creation and support of an Internal Music Competition open to all instrument elementary students; a session with parents and school guardians to provide strategies that could optimize the performance of their students, as well as, the artistic direction and the consequent involvement in a children's Opera. Concerning the second part denominated Pedagogical Intervention Project, the in-depth topic, was the association of two branches of Psychology: Motivation and Anxiety in Musical Performance. Through the implementation of Internal Music Contest open to all elementary students in AMVP, I tried to understand, among the ones who participated on it, whether an event of this nature could create extra motivation to play their musical instrument or if it could raise undesirable and harmful anxiety levels to the practice of their instrument as well as for their personal and emotional well-being. Knowing that Musical Performance Anxiety has been barely studied and approached in the academic circles of specialized artistic music teaching, I tried to contextualize it, at the same time I attempted to provide strategical responses that could reduce this issue to optimizing levels of the students’ artistic performance through the organization of Interventional Sessions of the Hero Journey. For the accomplishment of this Pedagogical Intervention Project, the adaptation of the Cycle of the Hero's Journey was used as intervention methodology aiming to make the topic more appealing and implicit to all the participants, due by the fact that the theme anxiety was approached indirectly. The research methodology was based on a Action-Research logic, in which the bibliographic research determined all the steps of the Intervention. The main results of this achievement led me to believe that this Intervention had a positive impact on the improvement of the problems that were the target of Intervention, not forgetting, however, that this was only a small step and that many others will be necessary to make music teaching more capable and complete for those who enjoy doing it.Castro, Maria Guilhermina Machado Guimarães NoronhaPereira, JoaquimVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFonseca, António Filipe Almeida2021-01-27T11:18:14Z2018-07-1920182018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31780TID:202012476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:34.196784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente documento está dividido em duas partes. Na primeira, relativa à Prática Profissional, está relatado o percurso por mim realizado no Estágio Profissional durante o ano letivo 2017/2018 na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Deste, resultaram como principais atividades desenvolvidas as seguintes: aulas individuais de saxofone e de classe de conjunto do horário letivo; uma intervenção sobre a Ansiedade na Performance para os alunos; a criação e dinamização de um Concurso Interno de Música aberto a todos os alunos do curso básico de instrumento; uma sessão com pais e encarregados de educação com vista ao fornecimento de estratégias de otimização da performance dos seus educandos; e o envolvimento e direção artística de uma ópera infantil. Sobre a segunda parte, denominada Projeto de Intervenção Pedagógica, a problemática aprofundada associou-se a dois ramos da Psicologia: a Motivação e a Ansiedade na Performance Musical. Através da implementação de um Concurso Interno de Música aberto a todos alunos do ensino básico da AMVP, procurei perceber se um evento deste género poderia efetivamente despoletar motivação extra para tocarem mais o seu instrumento musical, ou, ao invés, desencadear níveis de ansiedade indesejados e nefastos para a sua prática, bem como para o seu bem estar emocional e pessoal. Sendo a Ansiedade na Performance Musical (APM) um tema pouco trabalhado e abordado de forma concreta nos meios académicos do ensino artístico especializado da música, procurei, através da realização das Sessões de Intervenção da Jornada do Herói fornecer estratégias que ensinassem os alunos a lidar com a ansiedade de forma otimizada, com vista à melhoria das suas performances artísticas. Para a realização deste Projeto de Intervenção Pedagógica, foi utilizada como metodologia de intervenção a adaptação do Ciclo da Jornada do Herói, com vista a tornar a temática mais apelativa e implícita para os participantes, devido ao facto de não abordar diretamente a temática Ansiedade. Já sobre a Metodologia de Investigação, a mesma baseou-se numa lógica de Investigação-Ação, partindo de uma necessidade do contexto educativo, para uma pesquisa bibliográfica que guiou os passos da Intervenção. Os principais resultados recolhidos desta realização levaram-me a acreditar que esta Intervenção teve um impacto positivo na melhoria dos problemas alvo, sabendo, ainda assim, que este foi apenas um pequeno passo, de muitos outros que será necessário dar para tornar o ensino da música mais preparado e completo para aqueles que dele usufruem. |
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