A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Nádia Margarida Trindade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28906
Resumo: O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte trata da descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2018/2019 na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na área de especialização de classe instrumental e vocal: saxofone e classe de conjunto. A par das aulas lecionadas em tempo letivo, com supervisão, foram também dinamizadas várias atividades extracurriculares e implementada uma investigação envolvida na temática da ansiedade na performance musical. Na segunda parte apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica “A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes”, sob a forma de artigo científico. Através da construção de uma hierarquia gradual de 10 situações de exposição à ansiedade, e sua realização, procurou-se que os 5 alunos participantes se familiarizassem e aprendessem a gerir a ansiedade. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na teoria desenvolvida por Cynthia Last. Os resultados da intervenção apontaram uma redução dos níveis de ansiedade dos participantes e num aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público.
id RCAP_9394fca5c7bf5c37bd111439d61dd16a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentesAnsiedade na performance musicalPrática de ensino supervisionadaProjeto de intervenção pedagógicaPerformance instrumentalEnsino artísticoMusic performance anxietySupervised teaching practicePedagogical intervention projectInstrumental performanceArtistic educationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte trata da descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2018/2019 na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na área de especialização de classe instrumental e vocal: saxofone e classe de conjunto. A par das aulas lecionadas em tempo letivo, com supervisão, foram também dinamizadas várias atividades extracurriculares e implementada uma investigação envolvida na temática da ansiedade na performance musical. Na segunda parte apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica “A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes”, sob a forma de artigo científico. Através da construção de uma hierarquia gradual de 10 situações de exposição à ansiedade, e sua realização, procurou-se que os 5 alunos participantes se familiarizassem e aprendessem a gerir a ansiedade. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na teoria desenvolvida por Cynthia Last. Os resultados da intervenção apontaram uma redução dos níveis de ansiedade dos participantes e num aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público.This report is divided into two parts: Professional Practice report and Pedagogical Intervention Project. The first part is the description of the journey accomplished within the professional internship done during the school year 2018/2019 at Escola de Música da Póvoa de Varzim, in the area of specialization of vocal and instrumental class: saxophone and class ensembles. As well as the classes taught during the school timetable schedule, with supervision, were also dinamized various extracurricular activities and implemented an investigation involved in the theme of music performance anxiety. In the second part is presented the pedagogical intervention project “Gradual exposure as a strategy of music performance anxiety management among children and adolescents”, in the form of a scientific article. Through the construction of a gradual hierarchy of 10 exposure situations to anxiety, and its execution, was intented that the 5 participating students became familiar and learnt to manage anxiety. The methodology used was the research-action, based on the theory developed by Cynthia Last. The results of the intervention pointed a reduction of anxiety levels of the participants and increase of their levels of self confidence, of preparation for the task and of motivation to public performance.Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoura, Nádia Margarida Trindade2019-12-02T15:34:07Z2019-07-1520192019-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28906TID:202296750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:09.296280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
title A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
spellingShingle A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
Moura, Nádia Margarida Trindade
Ansiedade na performance musical
Prática de ensino supervisionada
Projeto de intervenção pedagógica
Performance instrumental
Ensino artístico
Music performance anxiety
Supervised teaching practice
Pedagogical intervention project
Instrumental performance
Artistic education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
title_full A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
title_fullStr A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
title_full_unstemmed A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
title_sort A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
author Moura, Nádia Margarida Trindade
author_facet Moura, Nádia Margarida Trindade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Nádia Margarida Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade na performance musical
Prática de ensino supervisionada
Projeto de intervenção pedagógica
Performance instrumental
Ensino artístico
Music performance anxiety
Supervised teaching practice
Pedagogical intervention project
Instrumental performance
Artistic education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Ansiedade na performance musical
Prática de ensino supervisionada
Projeto de intervenção pedagógica
Performance instrumental
Ensino artístico
Music performance anxiety
Supervised teaching practice
Pedagogical intervention project
Instrumental performance
Artistic education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte trata da descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2018/2019 na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na área de especialização de classe instrumental e vocal: saxofone e classe de conjunto. A par das aulas lecionadas em tempo letivo, com supervisão, foram também dinamizadas várias atividades extracurriculares e implementada uma investigação envolvida na temática da ansiedade na performance musical. Na segunda parte apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica “A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes”, sob a forma de artigo científico. Através da construção de uma hierarquia gradual de 10 situações de exposição à ansiedade, e sua realização, procurou-se que os 5 alunos participantes se familiarizassem e aprendessem a gerir a ansiedade. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na teoria desenvolvida por Cynthia Last. Os resultados da intervenção apontaram uma redução dos níveis de ansiedade dos participantes e num aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T15:34:07Z
2019-07-15
2019
2019-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28906
TID:202296750
url http://hdl.handle.net/10400.14/28906
identifier_str_mv TID:202296750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131939049832448