Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13398 |
Resumo: | A indisciplina e violência escolar são sentidas como um dos factores que mais contribui para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. A problemática tende a agravar-se, justificando uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. O Agrupamento de Escolas de Toutosa tem em curso um projecto de investigação-acção, com o objectivo de contribuir para a melhoria do clima psicossocial existente e para a consequente redução das situações de indisciplina. De acordo com a metodologia utilizada, o projecto concretizou-se nas fases (1) avaliação das situações de indisciplina e formas de gestão das mesmas, (2) divulgação dos resultados a toda a comunidade escolar e (3) formulação e dinamização de iniciativas de promoção do clima psicossocial. Os resultados iniciais do projecto evidenciam a necessidade de respostas diversificadas, definidas em função dos problemas disciplinares diagnosticados, e reforçam a importância de estratégias preventivas, dentro e fora da sala de aula. |
id |
RCAP_64bbb9b0e66650fb7b545e22f2cb9f5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13398 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima socialIndisciplinaClima psicosocialInvestigação-acçãoA indisciplina e violência escolar são sentidas como um dos factores que mais contribui para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. A problemática tende a agravar-se, justificando uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. O Agrupamento de Escolas de Toutosa tem em curso um projecto de investigação-acção, com o objectivo de contribuir para a melhoria do clima psicossocial existente e para a consequente redução das situações de indisciplina. De acordo com a metodologia utilizada, o projecto concretizou-se nas fases (1) avaliação das situações de indisciplina e formas de gestão das mesmas, (2) divulgação dos resultados a toda a comunidade escolar e (3) formulação e dinamização de iniciativas de promoção do clima psicossocial. Os resultados iniciais do projecto evidenciam a necessidade de respostas diversificadas, definidas em função dos problemas disciplinares diagnosticados, e reforçam a importância de estratégias preventivas, dentro e fora da sala de aula.Fundação Clouste GulbenkianMinistério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)Universidade do MinhoCarvalho, MarisaTaveira, Maria do Céu2011-08-082011-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13398por0871-6714info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:08.589596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social |
title |
Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social |
spellingShingle |
Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social Carvalho, Marisa Indisciplina Clima psicosocial Investigação-acção |
title_short |
Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social |
title_full |
Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social |
title_fullStr |
Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social |
title_full_unstemmed |
Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social |
title_sort |
Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social |
author |
Carvalho, Marisa |
author_facet |
Carvalho, Marisa Taveira, Maria do Céu |
author_role |
author |
author2 |
Taveira, Maria do Céu |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marisa Taveira, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina Clima psicosocial Investigação-acção |
topic |
Indisciplina Clima psicosocial Investigação-acção |
description |
A indisciplina e violência escolar são sentidas como um dos factores que mais contribui para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. A problemática tende a agravar-se, justificando uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. O Agrupamento de Escolas de Toutosa tem em curso um projecto de investigação-acção, com o objectivo de contribuir para a melhoria do clima psicossocial existente e para a consequente redução das situações de indisciplina. De acordo com a metodologia utilizada, o projecto concretizou-se nas fases (1) avaliação das situações de indisciplina e formas de gestão das mesmas, (2) divulgação dos resultados a toda a comunidade escolar e (3) formulação e dinamização de iniciativas de promoção do clima psicossocial. Os resultados iniciais do projecto evidenciam a necessidade de respostas diversificadas, definidas em função dos problemas disciplinares diagnosticados, e reforçam a importância de estratégias preventivas, dentro e fora da sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-08 2011-08-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/13398 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/13398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-6714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132322621030400 |