Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marisa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Taveira, Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13398
Resumo: A indisciplina e violência escolar são sentidas como um dos factores que mais contribui para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. A problemática tende a agravar-se, justificando uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. O Agrupamento de Escolas de Toutosa tem em curso um projecto de investigação-acção, com o objectivo de contribuir para a melhoria do clima psicossocial existente e para a consequente redução das situações de indisciplina. De acordo com a metodologia utilizada, o projecto concretizou-se nas fases (1) avaliação das situações de indisciplina e formas de gestão das mesmas, (2) divulgação dos resultados a toda a comunidade escolar e (3) formulação e dinamização de iniciativas de promoção do clima psicossocial. Os resultados iniciais do projecto evidenciam a necessidade de respostas diversificadas, definidas em função dos problemas disciplinares diagnosticados, e reforçam a importância de estratégias preventivas, dentro e fora da sala de aula.
id RCAP_64bbb9b0e66650fb7b545e22f2cb9f5d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima socialIndisciplinaClima psicosocialInvestigação-acçãoA indisciplina e violência escolar são sentidas como um dos factores que mais contribui para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. A problemática tende a agravar-se, justificando uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. O Agrupamento de Escolas de Toutosa tem em curso um projecto de investigação-acção, com o objectivo de contribuir para a melhoria do clima psicossocial existente e para a consequente redução das situações de indisciplina. De acordo com a metodologia utilizada, o projecto concretizou-se nas fases (1) avaliação das situações de indisciplina e formas de gestão das mesmas, (2) divulgação dos resultados a toda a comunidade escolar e (3) formulação e dinamização de iniciativas de promoção do clima psicossocial. Os resultados iniciais do projecto evidenciam a necessidade de respostas diversificadas, definidas em função dos problemas disciplinares diagnosticados, e reforçam a importância de estratégias preventivas, dentro e fora da sala de aula.Fundação Clouste GulbenkianMinistério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)Universidade do MinhoCarvalho, MarisaTaveira, Maria do Céu2011-08-082011-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13398por0871-6714info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:08.589596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
title Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
spellingShingle Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
Carvalho, Marisa
Indisciplina
Clima psicosocial
Investigação-acção
title_short Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
title_full Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
title_fullStr Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
title_full_unstemmed Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
title_sort Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
author Carvalho, Marisa
author_facet Carvalho, Marisa
Taveira, Maria do Céu
author_role author
author2 Taveira, Maria do Céu
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marisa
Taveira, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Clima psicosocial
Investigação-acção
topic Indisciplina
Clima psicosocial
Investigação-acção
description A indisciplina e violência escolar são sentidas como um dos factores que mais contribui para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. A problemática tende a agravar-se, justificando uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. O Agrupamento de Escolas de Toutosa tem em curso um projecto de investigação-acção, com o objectivo de contribuir para a melhoria do clima psicossocial existente e para a consequente redução das situações de indisciplina. De acordo com a metodologia utilizada, o projecto concretizou-se nas fases (1) avaliação das situações de indisciplina e formas de gestão das mesmas, (2) divulgação dos resultados a toda a comunidade escolar e (3) formulação e dinamização de iniciativas de promoção do clima psicossocial. Os resultados iniciais do projecto evidenciam a necessidade de respostas diversificadas, definidas em função dos problemas disciplinares diagnosticados, e reforçam a importância de estratégias preventivas, dentro e fora da sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-08
2011-08-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13398
url http://hdl.handle.net/1822/13398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-6714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132322621030400