Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22757 |
Resumo: | Este trabalho descreve e caracteriza as concepções e crenças que os professores do ensino médio da Andaluzia têm sobre o ensino-aprendizagem e a avaliação da matemática. Trata-se de um estudo exploratório que utiliza a técnica de pesquisa, através da aplicação de dois questionários fechados como escala de avaliação em uma amostra (n = 163) da população estudada (n = 412) . A análise fatorial dos dados permite detectar fatores gerais que estabelecem as concepções globais apoiadas pelo corpo docente sobre esses tópicos. O fator geral é articulado, respectivamente, em 16 e 13 fatores específicos, que mostram diversas crenças dos professores. |
id |
RCAP_64c7d539352f52b8fd34849f08534d95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22757 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticasConcepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticasArtigosEste trabalho descreve e caracteriza as concepções e crenças que os professores do ensino médio da Andaluzia têm sobre o ensino-aprendizagem e a avaliação da matemática. Trata-se de um estudo exploratório que utiliza a técnica de pesquisa, através da aplicação de dois questionários fechados como escala de avaliação em uma amostra (n = 163) da população estudada (n = 412) . A análise fatorial dos dados permite detectar fatores gerais que estabelecem as concepções globais apoiadas pelo corpo docente sobre esses tópicos. O fator geral é articulado, respectivamente, em 16 e 13 fatores específicos, que mostram diversas crenças dos professores.This work describes and characterizes the conceptions and beliefs on mathematics' assessment sustained by Andalucian secondary teachers. It is an exploratory study. Survey technique is used by means of a closed multiple-choice scale questionnaire applied to a sample (n = 163) of the studied population (n=412). The factor analysis of the data let us detect general factors that establish the global conception sustained by the teachers on this topic. The general factor is articulated by means of 16 and 13 partial factors respectively, which show several teachers' beliefs. The cluster analysis of the teachers’ factor scores allows to establish thought tendencies with regard to the beliefs in teaching and learning and assessment already detected and to interrelate them.APM - Associação de Professores de Matemática2003-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22757por2183-28380872-3915Cuadra, Francisco GilRico Romero, LuisCastro Martínez, Enriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.033177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas |
title |
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas |
spellingShingle |
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas Cuadra, Francisco Gil Artigos |
title_short |
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas |
title_full |
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas |
title_fullStr |
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas |
title_full_unstemmed |
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas |
title_sort |
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas |
author |
Cuadra, Francisco Gil |
author_facet |
Cuadra, Francisco Gil Rico Romero, Luis Castro Martínez, Enrique |
author_role |
author |
author2 |
Rico Romero, Luis Castro Martínez, Enrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cuadra, Francisco Gil Rico Romero, Luis Castro Martínez, Enrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este trabalho descreve e caracteriza as concepções e crenças que os professores do ensino médio da Andaluzia têm sobre o ensino-aprendizagem e a avaliação da matemática. Trata-se de um estudo exploratório que utiliza a técnica de pesquisa, através da aplicação de dois questionários fechados como escala de avaliação em uma amostra (n = 163) da população estudada (n = 412) . A análise fatorial dos dados permite detectar fatores gerais que estabelecem as concepções globais apoiadas pelo corpo docente sobre esses tópicos. O fator geral é articulado, respectivamente, em 16 e 13 fatores específicos, que mostram diversas crenças dos professores. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22757 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477975568384 |