Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuadra, Francisco Gil
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Rico Romero, Luis, Castro Martínez, Enrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22757
Resumo: Este trabalho descreve e caracteriza as concepções e crenças que os professores do ensino médio da Andaluzia têm sobre o ensino-aprendizagem e a avaliação da matemática. Trata-se de um estudo exploratório que utiliza a técnica de pesquisa, através da aplicação de dois questionários fechados como escala de avaliação em uma amostra (n = 163) da população estudada (n = 412) . A análise fatorial dos dados permite detectar fatores gerais que estabelecem as concepções globais apoiadas pelo corpo docente sobre esses tópicos. O fator geral é articulado, respectivamente, em 16 e 13 fatores específicos, que mostram diversas crenças dos professores.
id RCAP_64c7d539352f52b8fd34849f08534d95
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticasConcepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticasArtigosEste trabalho descreve e caracteriza as concepções e crenças que os professores do ensino médio da Andaluzia têm sobre o ensino-aprendizagem e a avaliação da matemática. Trata-se de um estudo exploratório que utiliza a técnica de pesquisa, através da aplicação de dois questionários fechados como escala de avaliação em uma amostra (n = 163) da população estudada (n = 412) . A análise fatorial dos dados permite detectar fatores gerais que estabelecem as concepções globais apoiadas pelo corpo docente sobre esses tópicos. O fator geral é articulado, respectivamente, em 16 e 13 fatores específicos, que mostram diversas crenças dos professores.This work describes and characterizes the conceptions and beliefs on mathematics' assessment sustained by Andalucian secondary teachers. It is an exploratory study. Survey technique is used by means of a closed multiple-choice scale questionnaire applied to a sample (n = 163) of the studied population (n=412). The factor analysis of the data let us detect general factors that establish the global conception sustained by the teachers on this topic. The general factor is articulated by means of 16 and 13 partial factors respectively, which show several teachers' beliefs. The cluster analysis of the teachers’ factor scores allows to establish thought tendencies with regard to the beliefs in teaching and learning and assessment already detected and to interrelate them.APM - Associação de Professores de Matemática2003-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22757por2183-28380872-3915Cuadra, Francisco GilRico Romero, LuisCastro Martínez, Enriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.033177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
title Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
spellingShingle Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
Cuadra, Francisco Gil
Artigos
title_short Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
title_full Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
title_fullStr Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
title_full_unstemmed Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
title_sort Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas
author Cuadra, Francisco Gil
author_facet Cuadra, Francisco Gil
Rico Romero, Luis
Castro Martínez, Enrique
author_role author
author2 Rico Romero, Luis
Castro Martínez, Enrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuadra, Francisco Gil
Rico Romero, Luis
Castro Martínez, Enrique
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este trabalho descreve e caracteriza as concepções e crenças que os professores do ensino médio da Andaluzia têm sobre o ensino-aprendizagem e a avaliação da matemática. Trata-se de um estudo exploratório que utiliza a técnica de pesquisa, através da aplicação de dois questionários fechados como escala de avaliação em uma amostra (n = 163) da população estudada (n = 412) . A análise fatorial dos dados permite detectar fatores gerais que estabelecem as concepções globais apoiadas pelo corpo docente sobre esses tópicos. O fator geral é articulado, respectivamente, em 16 e 13 fatores específicos, que mostram diversas crenças dos professores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22757
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477975568384