A importância do trabalho prático, experimental e laboratorial, assim como das aulas de campo (visitas de estudo e saídas de campo) no ensino da Biologia e da Geologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19011 |
Resumo: | No ensino global das Ciências e, particularmente, na disciplina bienal de Biologia e Geologia no Ensino Secundário, o trabalho prático adquire um papel especialmente importante que importa valorizar. O trabalho prático engloba diversas vertentes igualmente consideráveis, a saber, trabalho experimental, com controlo e manipulação de variáveis; trabalho laboratorial, que implica manusear corretamente material de laboratório; trabalho de campo, com aulas vividas em contacto com a Natureza em visitas de estudo e saídas de campo; e trabalhos de pesquisa, em que se recorre ao trabalho cooperativo e à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Pretende-se com um relatório de atividade profissional analisar, refletir e criticar as metodologias de trabalho utilizadas na planificação, implementação e avaliação dos diversos tipos de trabalhos de índole prática selecionados. A seleção das cinco atividades que são alvo de reflexão parte de uma grelha inicial de diversas experiências vivenciadas e desenvolvidas ao longo dos últimos seis anos de atividade profissional no ensino. As atividades envolvem saídas de campo, visitas de estudo dirigidas e não dirigidas, atividades laboratoriais e trabalho experimental com recurso a fichas de avaliação procedimental. Com a reflexão crítica das atividades reconhecem-se as principais dificuldades sentidas ao planear, desenvolver e avaliar os trabalhos, de modo a ponderar a sua futura aplicação. Da mesma forma, dão-se a conhecer os resultados obtidos, nomeadamente, as competências adquiridas pelos alunos, a resposta aos objetivos de cada atividade e as atitudes manifestadas em cada uma das fases. Os resultados obtidos permitem confimar que o trabalho prático proporciona aos alunos maiores índices de motivação e interesse, o que contribui para atingirem melhores resultados e classificações na disciplina de Biologia e Geologia. Seguindo uma metodologia de caráter reflexivo, o presente relatório de atividade profissional tem como fundamento o tema “A importância do trabalho prático, experimental e laboratorial, assim como das aulas de campo (visitas de estudo e saídas de campo) no ensino da Biologia e da Geologia.” |
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A importância do trabalho prático, experimental e laboratorial, assim como das aulas de campo (visitas de estudo e saídas de campo) no ensino da Biologia e da GeologiaEnsino das ciênciasTrabalho experimentalTrabalho laboratorialVisitas de estudoSaídas de campoTrabalho cooperativoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo ensino global das Ciências e, particularmente, na disciplina bienal de Biologia e Geologia no Ensino Secundário, o trabalho prático adquire um papel especialmente importante que importa valorizar. O trabalho prático engloba diversas vertentes igualmente consideráveis, a saber, trabalho experimental, com controlo e manipulação de variáveis; trabalho laboratorial, que implica manusear corretamente material de laboratório; trabalho de campo, com aulas vividas em contacto com a Natureza em visitas de estudo e saídas de campo; e trabalhos de pesquisa, em que se recorre ao trabalho cooperativo e à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Pretende-se com um relatório de atividade profissional analisar, refletir e criticar as metodologias de trabalho utilizadas na planificação, implementação e avaliação dos diversos tipos de trabalhos de índole prática selecionados. A seleção das cinco atividades que são alvo de reflexão parte de uma grelha inicial de diversas experiências vivenciadas e desenvolvidas ao longo dos últimos seis anos de atividade profissional no ensino. As atividades envolvem saídas de campo, visitas de estudo dirigidas e não dirigidas, atividades laboratoriais e trabalho experimental com recurso a fichas de avaliação procedimental. Com a reflexão crítica das atividades reconhecem-se as principais dificuldades sentidas ao planear, desenvolver e avaliar os trabalhos, de modo a ponderar a sua futura aplicação. Da mesma forma, dão-se a conhecer os resultados obtidos, nomeadamente, as competências adquiridas pelos alunos, a resposta aos objetivos de cada atividade e as atitudes manifestadas em cada uma das fases. Os resultados obtidos permitem confimar que o trabalho prático proporciona aos alunos maiores índices de motivação e interesse, o que contribui para atingirem melhores resultados e classificações na disciplina de Biologia e Geologia. Seguindo uma metodologia de caráter reflexivo, o presente relatório de atividade profissional tem como fundamento o tema “A importância do trabalho prático, experimental e laboratorial, assim como das aulas de campo (visitas de estudo e saídas de campo) no ensino da Biologia e da Geologia.”Freitas, João Correia deRUNSantos, Rita Isabel Costa dos2016-09-09T15:17:55Z2015-092016-092015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:58:54Zoai:run.unl.pt:10362/19011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:12.307236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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