As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Daniela Filipa Ruas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/54890
Resumo: O presente relatório tem o intuito de tentar mostrar a importância que as saídas de estudo podem ter no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Para além desta temática central, podemos encontrar capítulos exclusivamente dedicados à diferenciação entre os termos" saída de estudo", "visitas de estudo" e" trabalho de campo", sempre com a preocupação de tentar mostrar a diversidade de actividades por que se podem optar ao longo de um ano lectivo; e, sobretudo, as diferenças que nelas existem, para evitar a confusão da aplicação do mesmo termo para estratégias distintas. Este trabalho é apoiado por uma parte empírica que foi realizada ao longo do ano lectivo 2009/2010 e que se baseia numa saída de estudo realizada a uma turma do Curso Profissional de Técnicos de Turismo do 11° ano, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. Para acrescentar mais ao interesse nesta saída, e para além de comprovar a sua importância e o quanto é significativa para os discentes, teve também o intuito de proporcionar novas estratégias, para alunos que, na sua maioria, apresentam um percurso de insucesso escolar e de desinteresse recorrente em relação às actividades lectivas. Concluí-se, através deste trabalho, a enorme importância da realização deste tipo de actividades, que têm de ter por trás uma boa planificação, reconhecendo no entanto a existência de muitos obstáculos, burocráticos e/ou logísticos, que muitas vezes limitam a sua elaboração e a sua concretização.
id RCAP_6dd438c7d33926c898d5067fb9a4354b
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54890
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da HistóriaVisita de estudoTrabalho de campoGeografia - EnsinoHistória - EnsinoO presente relatório tem o intuito de tentar mostrar a importância que as saídas de estudo podem ter no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Para além desta temática central, podemos encontrar capítulos exclusivamente dedicados à diferenciação entre os termos" saída de estudo", "visitas de estudo" e" trabalho de campo", sempre com a preocupação de tentar mostrar a diversidade de actividades por que se podem optar ao longo de um ano lectivo; e, sobretudo, as diferenças que nelas existem, para evitar a confusão da aplicação do mesmo termo para estratégias distintas. Este trabalho é apoiado por uma parte empírica que foi realizada ao longo do ano lectivo 2009/2010 e que se baseia numa saída de estudo realizada a uma turma do Curso Profissional de Técnicos de Turismo do 11° ano, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. Para acrescentar mais ao interesse nesta saída, e para além de comprovar a sua importância e o quanto é significativa para os discentes, teve também o intuito de proporcionar novas estratégias, para alunos que, na sua maioria, apresentam um percurso de insucesso escolar e de desinteresse recorrente em relação às actividades lectivas. Concluí-se, através deste trabalho, a enorme importância da realização deste tipo de actividades, que têm de ter por trás uma boa planificação, reconhecendo no entanto a existência de muitos obstáculos, burocráticos e/ou logísticos, que muitas vezes limitam a sua elaboração e a sua concretização.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54890porLeal, Daniela Filipa Ruasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:34:39Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:04:21.584673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História
title As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História
spellingShingle As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História
Leal, Daniela Filipa Ruas
Visita de estudo
Trabalho de campo
Geografia - Ensino
História - Ensino
title_short As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História
title_full As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História
title_fullStr As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História
title_full_unstemmed As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História
title_sort As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História
author Leal, Daniela Filipa Ruas
author_facet Leal, Daniela Filipa Ruas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Daniela Filipa Ruas
dc.subject.por.fl_str_mv Visita de estudo
Trabalho de campo
Geografia - Ensino
História - Ensino
topic Visita de estudo
Trabalho de campo
Geografia - Ensino
História - Ensino
description O presente relatório tem o intuito de tentar mostrar a importância que as saídas de estudo podem ter no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Para além desta temática central, podemos encontrar capítulos exclusivamente dedicados à diferenciação entre os termos" saída de estudo", "visitas de estudo" e" trabalho de campo", sempre com a preocupação de tentar mostrar a diversidade de actividades por que se podem optar ao longo de um ano lectivo; e, sobretudo, as diferenças que nelas existem, para evitar a confusão da aplicação do mesmo termo para estratégias distintas. Este trabalho é apoiado por uma parte empírica que foi realizada ao longo do ano lectivo 2009/2010 e que se baseia numa saída de estudo realizada a uma turma do Curso Profissional de Técnicos de Turismo do 11° ano, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. Para acrescentar mais ao interesse nesta saída, e para além de comprovar a sua importância e o quanto é significativa para os discentes, teve também o intuito de proporcionar novas estratégias, para alunos que, na sua maioria, apresentam um percurso de insucesso escolar e de desinteresse recorrente em relação às actividades lectivas. Concluí-se, através deste trabalho, a enorme importância da realização deste tipo de actividades, que têm de ter por trás uma boa planificação, reconhecendo no entanto a existência de muitos obstáculos, burocráticos e/ou logísticos, que muitas vezes limitam a sua elaboração e a sua concretização.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/54890
url http://hdl.handle.net/10216/54890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135967865470977