Educação sexual no 1. e 2. ciclo do ensino básico: constrangimentos e práticas de professores(as)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8367 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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Educação sexual no 1. e 2. ciclo do ensino básico: constrangimentos e práticas de professores(as)Prática de ensino supervisionadaProfessorEducação sexualFormação de professores1.º e 2.º ciclos do ensino básicoSupervised teaching practicePrimary school teachersSexual educationTeachers’ trainingRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no currículo do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este apresenta uma dimensão descritiva e reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida durante o período de estágio e uma dimensão investigativa. Na dimensão investigativa pretende-se conhecer as práticas de professores/as do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico no que diz respeito à Educação Sexual (ES). Sendo a sexualidade considerada como intrínseca à condição humana e que nos acompanha desde o nascimento, torna-se essencial que exista uma Educação Sexual que permita às crianças e aos jovens conhecer o seu corpo e viver em harmonia com a sua sexualidade. A Educação Sexual, nas suas dimensões cognitiva, afetiva e comportamental, tem como objetivo levar os jovens a valorizar a sexualidade e a afetividade e a tomar decisões informadas e conscientes, com base em valores como o respeito e a aceitação de diferenças, prevenindo situações de abuso, discriminação e comportamentos de risco. Foram definidos dois principais objetivos de investigação: (i) identificar os principais constrangimentos à implementação de atividades no âmbito da ES e (ii) descrever as metodologias implementadas pelos professores/as. Assim, participaram nesta investigação 136 professores/as do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Os resultados indicam que os principais constrangimentos à implementação de atividades no âmbito da ES são do domínio da formação, com destaque para a parca formação inicial e a reduzida oferta de formação contínua na área de ES. No que diz respeito às práticas, os resultados sugerem que, apesar de existir um grande número de professores/as que reportam desenvolver atividades neste âmbito, utilizam ainda metodologias, na sua maioria, expositivas. Os temas mais abordados nas atividades desenvolvidas estão relacionados com a componente médica e biológica da ES, demonstrando existir uma fraca aposta nas dimensões afetivas e comportamentais.ABSTRACT The present report was developed in the context of the Curricular Unit Supervised Teaching Practice II, part of the curriculum of the Master’s Degree on Primary School Teaching. This report presents a reflexive description of the pedagogical practice developed during the internship period and an investigative study. In the investigative study it is intended to know the Sexual Education practices of primary school teachers (1st and 2nd cycle of basic education). Since sexuality is considered intrinsic to human nature and that begins at birth, it becomes essential to have a Sexual Education that allows children and teenagers to know their body and to live in harmony with their sexuality. The Sexual Education, in its cognitive, affective and behavioral dimensions, aims at making children and teenagers to value their sexuality and affectivity and to make informed and conscious decisions, based on the values of respect and acceptance, preventing abusive situations, discrimination and risk behaviors. Two research goals were defined: (i) identify the major barriers that affect Sexual Education activities and (ii) describe the practices used by teachers. In this study, 136 primary school teachers were inquired. The results indicate that the major barriers that affect Sexual Education activities are the lack of pre-service formation and the lack of in-service formation in this area. Although there are many teachers saying that they have developed Sexual Education activities, their practices were mostly expositive. The most frequent themes in these Sexual Education activities are related to the medical and biological components, showing that the affective and behavioral dimensions are still undervalued.Valente, BianorSilva, Maria JoãoRCIPLBranco, Daniela Alexandra Lúcio2018-04-06T12:54:28Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8367TID:201853523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:08.587191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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