Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Susana Filipa Martins dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4544
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio pretende dar a conhecer o caminho percorrido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente na Prática de Ensino Supervisionada. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira, é efetuada uma reflexão crítica sobre as práticas supervisionadas, que decorreram ao longo do segundo e terceiro semestres do curso. Esta reflexão foi realizada de forma consciente, refletida e crítica, recorrendo às vivências, aos materiais desenvolvidos ao longo dos estágios, aos autores estudados e à legislação em vigor. Na segunda parte do relatório, destinada ao trabalho de investigação, é apresentado um estudo empírico, que pretende analisar as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) relativamente à planificação no processo de ensino-aprendizagem. Para sustentar este trabalho foi realizada uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, que teve subjacente a revisão teórica efetuada com base em autores de referência. O questionário foi aplicado a 64 professores de quatro agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Através da análise dos dados é possível concluir que a planificação é encarada como uma das mais importantes tarefas do trabalho do professor do 1.º CEB, devendo ser realizada ao longo de toda a prática profissional e em colaboração com outros professores. Todas as componentes curriculares da planificação são consideradas importantes para o trabalho docente, tendo em vista o sucesso da ação pedagógica. Em virtude de a formação relativa à planificação estar inserida no plano de estudos de qualquer estudante na área da docência, os professores passam por um processo formativo no que respeita às questões da planificação. Relativamente às práticas de planificação realizadas pelos professores, estes, em geral, afirmam que realizam todos os tipos de planos curriculares (plano anual, periódico, mensal, semanal, diário), embora a frequência de realização dos planos anuais seja maior.
id RCAP_623367302491dfb2b8e03684a13f39aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino BásicoPlanificaçãoProfessoresProcesso de ensino-aprendizagemPrática de Ensino SupervisionadaPrimary schoolplanningteachersteaching-learning processSupervised Teaching PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final de Estágio pretende dar a conhecer o caminho percorrido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente na Prática de Ensino Supervisionada. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira, é efetuada uma reflexão crítica sobre as práticas supervisionadas, que decorreram ao longo do segundo e terceiro semestres do curso. Esta reflexão foi realizada de forma consciente, refletida e crítica, recorrendo às vivências, aos materiais desenvolvidos ao longo dos estágios, aos autores estudados e à legislação em vigor. Na segunda parte do relatório, destinada ao trabalho de investigação, é apresentado um estudo empírico, que pretende analisar as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) relativamente à planificação no processo de ensino-aprendizagem. Para sustentar este trabalho foi realizada uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, que teve subjacente a revisão teórica efetuada com base em autores de referência. O questionário foi aplicado a 64 professores de quatro agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Através da análise dos dados é possível concluir que a planificação é encarada como uma das mais importantes tarefas do trabalho do professor do 1.º CEB, devendo ser realizada ao longo de toda a prática profissional e em colaboração com outros professores. Todas as componentes curriculares da planificação são consideradas importantes para o trabalho docente, tendo em vista o sucesso da ação pedagógica. Em virtude de a formação relativa à planificação estar inserida no plano de estudos de qualquer estudante na área da docência, os professores passam por um processo formativo no que respeita às questões da planificação. Relativamente às práticas de planificação realizadas pelos professores, estes, em geral, afirmam que realizam todos os tipos de planos curriculares (plano anual, periódico, mensal, semanal, diário), embora a frequência de realização dos planos anuais seja maior.The present Final Internship Report intends to make known the progress made during the Master course in Pre-school Education and Primary Education, more specifically in Supervised Teaching Practice. This report is divided in two parts. In the first part, is presented a critical reflection about the supervised practices, which took place during the second and third semesters of the course. It is a critical reflection using not only experiences but also materials that were developed in the internships, studied authors and current legislation. In the second part of this report, intended for the research work, it is presented an empirical research that aims at studying primary school teachers' perceptions about planning in the teaching-learning process. In order to support this work, it was carried out a descriptive research using a questionnaire survey based on literature review. The questionnaire was completed by sixty-four teachers of four grouping of schools in Viseu’s district. Through data analysis it’s possible to conclude that planning is considered as one of the most important primary school teacher’s work tasks, that should be made throughout professional practice and in collaboration with other teachers. All the curricular elements of planning are regarded as important for teaching work, having in mind the success of pedagogical action. Bearing in mind that planning is part of any student curriculum in an educational course, teachers have to go through a training process in terms of planning. Relatively to planning practices carried out by teachers, they state, in general, that they develop all types of curricular plans (annual, periodic, monthly, weekly, daily plan), although the frequency of annual plans is higher.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaLacerda, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Susana Filipa Martins dos Santos2018-07-07T00:30:12Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4544TID:201667959porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:19Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:07.519395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Santos, Susana Filipa Martins dos Santos
1.º Ciclo do Ensino Básico
Planificação
Professores
Processo de ensino-aprendizagem
Prática de Ensino Supervisionada
Primary school
planning
teachers
teaching-learning process
Supervised Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a planificação na perspetiva dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Santos, Susana Filipa Martins dos Santos
author_facet Santos, Susana Filipa Martins dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula
Lacerda, Carla
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Susana Filipa Martins dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Planificação
Professores
Processo de ensino-aprendizagem
Prática de Ensino Supervisionada
Primary school
planning
teachers
teaching-learning process
Supervised Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Planificação
Professores
Processo de ensino-aprendizagem
Prática de Ensino Supervisionada
Primary school
planning
teachers
teaching-learning process
Supervised Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório Final de Estágio pretende dar a conhecer o caminho percorrido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente na Prática de Ensino Supervisionada. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira, é efetuada uma reflexão crítica sobre as práticas supervisionadas, que decorreram ao longo do segundo e terceiro semestres do curso. Esta reflexão foi realizada de forma consciente, refletida e crítica, recorrendo às vivências, aos materiais desenvolvidos ao longo dos estágios, aos autores estudados e à legislação em vigor. Na segunda parte do relatório, destinada ao trabalho de investigação, é apresentado um estudo empírico, que pretende analisar as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) relativamente à planificação no processo de ensino-aprendizagem. Para sustentar este trabalho foi realizada uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, que teve subjacente a revisão teórica efetuada com base em autores de referência. O questionário foi aplicado a 64 professores de quatro agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Através da análise dos dados é possível concluir que a planificação é encarada como uma das mais importantes tarefas do trabalho do professor do 1.º CEB, devendo ser realizada ao longo de toda a prática profissional e em colaboração com outros professores. Todas as componentes curriculares da planificação são consideradas importantes para o trabalho docente, tendo em vista o sucesso da ação pedagógica. Em virtude de a formação relativa à planificação estar inserida no plano de estudos de qualquer estudante na área da docência, os professores passam por um processo formativo no que respeita às questões da planificação. Relativamente às práticas de planificação realizadas pelos professores, estes, em geral, afirmam que realizam todos os tipos de planos curriculares (plano anual, periódico, mensal, semanal, diário), embora a frequência de realização dos planos anuais seja maior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-07-07T00:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4544
TID:201667959
url http://hdl.handle.net/10400.19/4544
identifier_str_mv TID:201667959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130899864879104