Marketing verde: o estudo do comportamento de poupança de recursos energéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varejão, Lília Barreiros
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3113
Resumo: Durante as últimas décadas tem-se verificado um aumento no consumo de energia, especialmente de energia eléctrica, facto que, juntamente com outros aspectos, contribui vivamente para a degradação ambiental e consequentemente para a procura e utilização de energias de fonte renovável. Contudo, existem ainda alguns obstáculos à aplicação em pleno de políticas de utilização de fontes renováveis de energia, bem como à sua proliferação. Como tal, têm sido procuradas outras soluções para salvaguardar o meio ambiente. A poupança de recursos energéticos é uma delas. Para a consciencialização desta problemática por parte dos vários agentes económicos, muito têm contribuído as acções de marketing social e, mais concretamente, do marketing verde, ao promoverem uma mudança cognitiva e comportamental em relação ao ambiente, e ao contribuírem para a divulgação do tema. Assim, os consumidores têm sido alertados através de diversos meios, nomeadamente através de campanhas publicitárias, para a importância da poupança de recursos energéticos como forma de preservar o ambiente. Posto isto, levantam-se algumas questões, tais como: Quais serão os hábitos de consumo de energia eléctrica dos portugueses em suas casas?; Qual será o principal motivo que os leva a agir de determinada forma?; Qual será a importância das campanhas publicitárias no seu comportamento?; Quais serão as características diferenciadoras entre grupos de consumidores relativamente à poupança de recursos energéticos? É a estas questões que este trabalho pretende dar resposta.
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