Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46372 |
Resumo: | O tema do presente relatório do projeto de investigação é o contacto com a natureza e com elementos naturais e tem como finalidade compreender a importância desse contacto e como o promover em contexto de creche e de jardim-de-infância. Seguindo uma metodologia qualitativa e inspirada na investigação-ação, ao longo dos estágios realizados foi-me possível conhecer os contextos e os intervenientes da investigação. Os procedimentos de recolha de informação utilizados foram a observação, as notas de campo que integram as conversas informais, as reflexões com as educadoras cooperantes e os registos multimédia, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Nos contextos de estágio deparei-me com realidades diferentes, sendo que em creche as crianças pouco contactavam com a natureza e em jardim-de-infância esse contacto era regular. As intervenções descritas e analisadas nesta investigação foram selecionadas considerando a sua pertinência relativamente ao tema do projeto, dado que intervim no sentido de promover o contacto com a natureza e com elementos naturais em ambos os contextos. Este estudo permite compreender a importância do contacto com a natureza na infância, bem como os benefícios provenientes deste contacto para o desenvolvimento das crianças. |
id |
RCAP_64e4e7733da1d9c09f2599a5d0c01c40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46372 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturaisNaturezaEspaço exteriorCrecheJardim-de-infânciaNatureOuter spaceNurseryKindergartenO tema do presente relatório do projeto de investigação é o contacto com a natureza e com elementos naturais e tem como finalidade compreender a importância desse contacto e como o promover em contexto de creche e de jardim-de-infância. Seguindo uma metodologia qualitativa e inspirada na investigação-ação, ao longo dos estágios realizados foi-me possível conhecer os contextos e os intervenientes da investigação. Os procedimentos de recolha de informação utilizados foram a observação, as notas de campo que integram as conversas informais, as reflexões com as educadoras cooperantes e os registos multimédia, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Nos contextos de estágio deparei-me com realidades diferentes, sendo que em creche as crianças pouco contactavam com a natureza e em jardim-de-infância esse contacto era regular. As intervenções descritas e analisadas nesta investigação foram selecionadas considerando a sua pertinência relativamente ao tema do projeto, dado que intervim no sentido de promover o contacto com a natureza e com elementos naturais em ambos os contextos. Este estudo permite compreender a importância do contacto com a natureza na infância, bem como os benefícios provenientes deste contacto para o desenvolvimento das crianças.The theme of this research project report is the contact with nature and natural elements and aims to understand the importance of this contact and how to promote it in the context of nursery and kindergarten. Following a qualitative and action-research methodology, throughout the internships carried out, it was possible for me to get to know the contexts and actors involved in the investigation. The procedures for collecting information were observation, field notes that are part of informal conversations, reflections with cooperating educators and multimedia records, documentary research and semi-structured interviews. In the internships contexts, I came across different realities, being that in nursery the children had little contact with nature and in kindergarten that contact was regular. The interventions described and analyzed were selected considering their relevance in relation to the project’s theme, since I intervened in order to promote contact with nature and with natural elements in both contexts. This study allows to understand the importance of contact with nature in childhood, as well as the benefits from this contact for the development of children.Gomes, Elisabete Maria Xavier VieiraRepositório ComumTomé, Beatriz Ferreira2023-09-04T15:02:30Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46372TID:203367022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:16.099360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais |
title |
Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais |
spellingShingle |
Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais Tomé, Beatriz Ferreira Natureza Espaço exterior Creche Jardim-de-infância Nature Outer space Nursery Kindergarten |
title_short |
Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais |
title_full |
Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais |
title_fullStr |
Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais |
title_full_unstemmed |
Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais |
title_sort |
Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais |
author |
Tomé, Beatriz Ferreira |
author_facet |
Tomé, Beatriz Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Elisabete Maria Xavier Vieira Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomé, Beatriz Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza Espaço exterior Creche Jardim-de-infância Nature Outer space Nursery Kindergarten |
topic |
Natureza Espaço exterior Creche Jardim-de-infância Nature Outer space Nursery Kindergarten |
description |
O tema do presente relatório do projeto de investigação é o contacto com a natureza e com elementos naturais e tem como finalidade compreender a importância desse contacto e como o promover em contexto de creche e de jardim-de-infância. Seguindo uma metodologia qualitativa e inspirada na investigação-ação, ao longo dos estágios realizados foi-me possível conhecer os contextos e os intervenientes da investigação. Os procedimentos de recolha de informação utilizados foram a observação, as notas de campo que integram as conversas informais, as reflexões com as educadoras cooperantes e os registos multimédia, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Nos contextos de estágio deparei-me com realidades diferentes, sendo que em creche as crianças pouco contactavam com a natureza e em jardim-de-infância esse contacto era regular. As intervenções descritas e analisadas nesta investigação foram selecionadas considerando a sua pertinência relativamente ao tema do projeto, dado que intervim no sentido de promover o contacto com a natureza e com elementos naturais em ambos os contextos. Este estudo permite compreender a importância do contacto com a natureza na infância, bem como os benefícios provenientes deste contacto para o desenvolvimento das crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-04T15:02:30Z 2023-07 2023-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46372 TID:203367022 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46372 |
identifier_str_mv |
TID:203367022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135408298131456 |