O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Pedro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4649
Resumo: Ao longo deste documento procurou-se demonstrar que, actualmente, a área através da qual mais se pode melhorar a experiência de um adepto num estádio de futebol é a tecnologia. Para atingir este objectivo, para além da análise de informação e bibliografia diversa, realizou-se um estudo metodológico quantitativo a uma amostra de adeptos de futebol. Pela análise dos resultados do mesmo, concluiu-se que, hoje em dia, existe já uma crescente pressão para providenciar serviços, através da modernização tecnológica das infra-estruturas, que permita aos adeptos, entre outras vantagens, publicar fotografias em redes sociais, visualizar repetições e encomendar comida e bebida, a partir do seu lugar, tal como fariam em casa, no conforto do seu sofá. A inexistência destas capacidades é algo que começa já a frustrar os adeptos. Além do factor satisfação, o investimento tecnológico traz maiores receitas em dia de jogo, através: das oportunidades de cross-selling que propicia, dos maiores proveitos das concessões (bares e restaurantes), do aumento das assistências e, potencialmente, do preço diferenciado dos bilhetes em áreas renovadas. Paralelamente, outras evoluções, como as da bilhética, trazem outros benefícios. Quando, por exemplo, os adeptos compram os seus bilhetes usando o seu smartphone, o clube e os seus patrocinadores têm a oportunidade de recolher inúmeras informações, efectivamente conhecer quem está nas bancadas e, por conseguinte, entre outras actividades, desenvolver experiências personalizadas. Em suma, o estudo visa melhor compreender qual o actual comportamento e experiência dos adeptos de futebol, o seu potencial interesse em inovações tecnológicas e, por fim, que alterações estas poderiam potenciar, entre as quais se sublinha a maior frequência de ida ao estádio.
id RCAP_64ed841d256f661469deb71f4db785e8
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adeptoMarketingPatrocínioFutebolEstádioTecnologiaAdeptoExperiênciaSponsorshipFootballStadiumTechnologyFanExperienceAo longo deste documento procurou-se demonstrar que, actualmente, a área através da qual mais se pode melhorar a experiência de um adepto num estádio de futebol é a tecnologia. Para atingir este objectivo, para além da análise de informação e bibliografia diversa, realizou-se um estudo metodológico quantitativo a uma amostra de adeptos de futebol. Pela análise dos resultados do mesmo, concluiu-se que, hoje em dia, existe já uma crescente pressão para providenciar serviços, através da modernização tecnológica das infra-estruturas, que permita aos adeptos, entre outras vantagens, publicar fotografias em redes sociais, visualizar repetições e encomendar comida e bebida, a partir do seu lugar, tal como fariam em casa, no conforto do seu sofá. A inexistência destas capacidades é algo que começa já a frustrar os adeptos. Além do factor satisfação, o investimento tecnológico traz maiores receitas em dia de jogo, através: das oportunidades de cross-selling que propicia, dos maiores proveitos das concessões (bares e restaurantes), do aumento das assistências e, potencialmente, do preço diferenciado dos bilhetes em áreas renovadas. Paralelamente, outras evoluções, como as da bilhética, trazem outros benefícios. Quando, por exemplo, os adeptos compram os seus bilhetes usando o seu smartphone, o clube e os seus patrocinadores têm a oportunidade de recolher inúmeras informações, efectivamente conhecer quem está nas bancadas e, por conseguinte, entre outras actividades, desenvolver experiências personalizadas. Em suma, o estudo visa melhor compreender qual o actual comportamento e experiência dos adeptos de futebol, o seu potencial interesse em inovações tecnológicas e, por fim, que alterações estas poderiam potenciar, entre as quais se sublinha a maior frequência de ida ao estádio.This document provides information to support the idea that, nowadays, the biggest area through which the football fan matchday experience can be improved is technology. To do so, besides reviewing diverse references and information about the subject, a survey was conducted to a sample of football fans. The analysis of the survey’s results demonstrate that there is already an increasing pressure to modernize the venues and provide wireless services that would enable the fans to upload photos, watch replays and order food and beverages from the concessions, without leaving their seat. The absence of these features already started frustrating the fans. Besides improving fan’s satisfaction, investment in technology also generates bigger matchday revenues, through: new cross-selling opportunities, increased concessions sales, higher attendances and, potentially, differentiated ticket pricing in select areas. In parallel, other features, for example paperless tickets, bring other benefits. When, for example, fans purchase their tickets using their smartphones, allows the clubs and the sponsors to learn a wealth of information about who is attending the games and, therefore, for example, develop personalized experiences. In summary, this study’s objective is to better understand what is the current experience and behavior of the football fan, their potential interest in technology innovation and how could these ultimately change their behavior, including a more frequent presence in the stadium.2013-02-21T12:24:43Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4649porSantos, João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:35:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:05.648042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto
title O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto
spellingShingle O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto
Santos, João Pedro
Marketing
Patrocínio
Futebol
Estádio
Tecnologia
Adepto
Experiência
Sponsorship
Football
Stadium
Technology
Fan
Experience
title_short O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto
title_full O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto
title_fullStr O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto
title_full_unstemmed O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto
title_sort O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto
author Santos, João Pedro
author_facet Santos, João Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Patrocínio
Futebol
Estádio
Tecnologia
Adepto
Experiência
Sponsorship
Football
Stadium
Technology
Fan
Experience
topic Marketing
Patrocínio
Futebol
Estádio
Tecnologia
Adepto
Experiência
Sponsorship
Football
Stadium
Technology
Fan
Experience
description Ao longo deste documento procurou-se demonstrar que, actualmente, a área através da qual mais se pode melhorar a experiência de um adepto num estádio de futebol é a tecnologia. Para atingir este objectivo, para além da análise de informação e bibliografia diversa, realizou-se um estudo metodológico quantitativo a uma amostra de adeptos de futebol. Pela análise dos resultados do mesmo, concluiu-se que, hoje em dia, existe já uma crescente pressão para providenciar serviços, através da modernização tecnológica das infra-estruturas, que permita aos adeptos, entre outras vantagens, publicar fotografias em redes sociais, visualizar repetições e encomendar comida e bebida, a partir do seu lugar, tal como fariam em casa, no conforto do seu sofá. A inexistência destas capacidades é algo que começa já a frustrar os adeptos. Além do factor satisfação, o investimento tecnológico traz maiores receitas em dia de jogo, através: das oportunidades de cross-selling que propicia, dos maiores proveitos das concessões (bares e restaurantes), do aumento das assistências e, potencialmente, do preço diferenciado dos bilhetes em áreas renovadas. Paralelamente, outras evoluções, como as da bilhética, trazem outros benefícios. Quando, por exemplo, os adeptos compram os seus bilhetes usando o seu smartphone, o clube e os seus patrocinadores têm a oportunidade de recolher inúmeras informações, efectivamente conhecer quem está nas bancadas e, por conseguinte, entre outras actividades, desenvolver experiências personalizadas. Em suma, o estudo visa melhor compreender qual o actual comportamento e experiência dos adeptos de futebol, o seu potencial interesse em inovações tecnológicas e, por fim, que alterações estas poderiam potenciar, entre as quais se sublinha a maior frequência de ida ao estádio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-05
2013-02-21T12:24:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4649
url http://hdl.handle.net/10071/4649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134718972657664