Antecedentes e consequentes da identificação do adepto de futebol com o seu clube esportivo: um estudo empírico no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Gabriel Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13098
Resumo: Objetivo – O estudo analisa e mede possíveis antecedentes e consequentes da identificação do adepto com o seu clube esportivo. Metodologia – De acordo com a revisão bibliográfica e identificação de um modelo teórico, realizou-se um estudo empirico de corte transversal, quantitativo e confirmatório, que investigou relações entre variáveis latentes. Os dados primários foram recolhidos através de um inquérito por questionário online que permitiu obter uma amostra válida de 645 respondentes. As hipóteses foram testadas através de um modelo confirmátório de equações estruturais. Resultados e conclusões – Foram confirmadas todas as hipóteses formuladas e respetivos níveis de associação. A identificação com o clube espotivo é explicada em 56%, em simultâneo, pelos preditores diretos prestígio e envolvimento. Foram obtidos interesantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis estudadas. Não foi assegurada a validade convergente e discriminante de todas as escalas de medida, apesar de uma adequada qualidade psicométrica destas e validade do modelo. Limitações e implicações – O uso de uma amostra de conveniência exige precaução na leitura dos resultados. A carencia de estudos aprofundados em marketing esportivo, no Brasil, originou algumas dificuldades na discussão comparativa de resultados. Quanto a implicações teóricas, cade ressaltar a influência de certos antecedentes na identificação com o clube e esta em consequentes no comportamente de stakeholders de futebol. As implicações práticas do estudo propiciam a indicação de diversas sugestões e recomendações para os profissionais de marketing e gestores no âmbito esportivo. Originalidade e valor – O estudo procurou conhecer melhor o comportamento do torcedor esportivo em relação ao seu clube e patrocinador da equipe. O trabalho contribui, à data, com um novo modelo de antecedentes e consequentes à identificação de um adepto esportivo.
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