Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottentuit Junior, João Batista
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13653
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos.
id RCAP_64f2f260f07625fe8b1fe4e45c502e0f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da WebWebquest in higher education : an educational strategy for exploring the pages and Web resourcesWebQuestTecnologiasWebEnsino superiorTechnologiesHigher educationNeste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos.This article presents the results of two teaching experiments developed in higher education with the WebQuest methodology. The samples were composed of groups of students of Pedagogy and Bachelor of Science in Accounting. The proposed activities made to both groups were distinct, since the goals were to assess the acceptance and involvement of students in a production perspective, in one case and use, on the other, the methodology WebQuests in an educational context. The results show that strategies were well received by students in both cases, providing the acquisition and development of a set of skills and abilities to differentiated level of research, analysis, group work, which are so important in a society in which live.CIED - Universidade do MinhoUnimes VirtualUniversidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaCoutinho, Clara Pereira2011-082011-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13653por1982-6109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:35.860194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web
Webquest in higher education : an educational strategy for exploring the pages and Web resources
title Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web
spellingShingle Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web
Bottentuit Junior, João Batista
WebQuest
Tecnologias
Web
Ensino superior
Technologies
Higher education
title_short Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web
title_full Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web
title_fullStr Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web
title_full_unstemmed Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web
title_sort Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web
author Bottentuit Junior, João Batista
author_facet Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv WebQuest
Tecnologias
Web
Ensino superior
Technologies
Higher education
topic WebQuest
Tecnologias
Web
Ensino superior
Technologies
Higher education
description Neste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08
2011-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13653
url http://hdl.handle.net/1822/13653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982-6109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unimes Virtual
publisher.none.fl_str_mv Unimes Virtual
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133021058629632