Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13653 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos. |
id |
RCAP_64f2f260f07625fe8b1fe4e45c502e0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13653 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da WebWebquest in higher education : an educational strategy for exploring the pages and Web resourcesWebQuestTecnologiasWebEnsino superiorTechnologiesHigher educationNeste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos.This article presents the results of two teaching experiments developed in higher education with the WebQuest methodology. The samples were composed of groups of students of Pedagogy and Bachelor of Science in Accounting. The proposed activities made to both groups were distinct, since the goals were to assess the acceptance and involvement of students in a production perspective, in one case and use, on the other, the methodology WebQuests in an educational context. The results show that strategies were well received by students in both cases, providing the acquisition and development of a set of skills and abilities to differentiated level of research, analysis, group work, which are so important in a society in which live.CIED - Universidade do MinhoUnimes VirtualUniversidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaCoutinho, Clara Pereira2011-082011-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13653por1982-6109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:35.860194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web Webquest in higher education : an educational strategy for exploring the pages and Web resources |
title |
Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web |
spellingShingle |
Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web Bottentuit Junior, João Batista WebQuest Tecnologias Web Ensino superior Technologies Higher education |
title_short |
Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web |
title_full |
Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web |
title_fullStr |
Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web |
title_full_unstemmed |
Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web |
title_sort |
Webquest no ensino superior : uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da Web |
author |
Bottentuit Junior, João Batista |
author_facet |
Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
WebQuest Tecnologias Web Ensino superior Technologies Higher education |
topic |
WebQuest Tecnologias Web Ensino superior Technologies Higher education |
description |
Neste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08 2011-08-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/13653 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/13653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1982-6109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unimes Virtual |
publisher.none.fl_str_mv |
Unimes Virtual |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133021058629632 |