Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23072 |
Resumo: | Esta dissertação compreende um estudo de caso sobre a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), orquestra de plectro sediada na cidade do Porto, formada por músicos “profissionais”, estudantes e músicos não profissionais, com diferentes proficiências musicais. A partir do trabalho de campo, sobretudo com a minha participação como bandolinista da orquestra, a presente dissertação analisa o espaço relacional gerado à volta das atividades da OPGB e o papel diferenciado de indivíduos músicos como António Vieira. A investigação, sob enfoque etnomusicológico, teve como objetivo principal perceber o impacto do fazer musical face-a-face na vida social local, argumentando que a prática musical gera contextos relacionais de partilha de conhecimentos e de utopias e que, em certos casos, constitui-se como um laboratório local da vida social. O estudo revelou que o ensaio, “lado oculto” da performance pública, constitui-se como um contexto relevante para o desenvolvimento dos músicos, proporcionando a construção e partilha de diferentes saberes. Para além disso, esta pesquisa revelou que através de suas práticas a OPGB redireciona percursos profissionais, musicais e pessoais de seus participantes configurando-se como um contexto gerador e um espaço simbólico do bem-estar de todos os envolvidos. |
id |
RCAP_64fadefc1a1f031a6f53dc32ca43d266 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e BandolinsMúsicaOrquestras de bandolim - PortugalMúsicos - Interacção socialEsta dissertação compreende um estudo de caso sobre a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), orquestra de plectro sediada na cidade do Porto, formada por músicos “profissionais”, estudantes e músicos não profissionais, com diferentes proficiências musicais. A partir do trabalho de campo, sobretudo com a minha participação como bandolinista da orquestra, a presente dissertação analisa o espaço relacional gerado à volta das atividades da OPGB e o papel diferenciado de indivíduos músicos como António Vieira. A investigação, sob enfoque etnomusicológico, teve como objetivo principal perceber o impacto do fazer musical face-a-face na vida social local, argumentando que a prática musical gera contextos relacionais de partilha de conhecimentos e de utopias e que, em certos casos, constitui-se como um laboratório local da vida social. O estudo revelou que o ensaio, “lado oculto” da performance pública, constitui-se como um contexto relevante para o desenvolvimento dos músicos, proporcionando a construção e partilha de diferentes saberes. Para além disso, esta pesquisa revelou que através de suas práticas a OPGB redireciona percursos profissionais, musicais e pessoais de seus participantes configurando-se como um contexto gerador e um espaço simbólico do bem-estar de todos os envolvidos.This dissertation comprises a case study about the Portuguese Guitars and Bandolins Orchestra (OPGB), a plectrum orchestra based in the city of Porto, formed by "professional" musicians, students and non-professional musicians with different musical proficiencies. From the field work, especially with my participation as a bandolinista of the orchestra, this dissertation analyzes the relational space generated around the OPGB activities and the differentiated role of musicians such as António Vieira. The ethnomusicological research aimed to understand the impact of face-to-face music in local social life, arguing that musical practice generates relational contexts of sharing knowledge and utopias and, in certain cases, constitutes as a local social life laboratory. The study revealed that the rehearsal, "hidden side" of public performance constitutes a relevant context for the development of musicians, providing the construction and sharing of different knowledge. In addition, this research revealed that through its practices OPGB redirects the professional, musical and personal paths of its participants as a generating context and a symbolic space for the wellbeing of all those involved.Universidade de Aveiro2018-05-08T10:43:53Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23072TID:201940760porMoreira, Moema Macêdoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:00Zoai:ria.ua.pt:10773/23072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:59.287283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins |
title |
Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins |
spellingShingle |
Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins Moreira, Moema Macêdo Música Orquestras de bandolim - Portugal Músicos - Interacção social |
title_short |
Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins |
title_full |
Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins |
title_fullStr |
Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins |
title_full_unstemmed |
Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins |
title_sort |
Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins |
author |
Moreira, Moema Macêdo |
author_facet |
Moreira, Moema Macêdo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Moema Macêdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Orquestras de bandolim - Portugal Músicos - Interacção social |
topic |
Música Orquestras de bandolim - Portugal Músicos - Interacção social |
description |
Esta dissertação compreende um estudo de caso sobre a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), orquestra de plectro sediada na cidade do Porto, formada por músicos “profissionais”, estudantes e músicos não profissionais, com diferentes proficiências musicais. A partir do trabalho de campo, sobretudo com a minha participação como bandolinista da orquestra, a presente dissertação analisa o espaço relacional gerado à volta das atividades da OPGB e o papel diferenciado de indivíduos músicos como António Vieira. A investigação, sob enfoque etnomusicológico, teve como objetivo principal perceber o impacto do fazer musical face-a-face na vida social local, argumentando que a prática musical gera contextos relacionais de partilha de conhecimentos e de utopias e que, em certos casos, constitui-se como um laboratório local da vida social. O estudo revelou que o ensaio, “lado oculto” da performance pública, constitui-se como um contexto relevante para o desenvolvimento dos músicos, proporcionando a construção e partilha de diferentes saberes. Para além disso, esta pesquisa revelou que através de suas práticas a OPGB redireciona percursos profissionais, musicais e pessoais de seus participantes configurando-se como um contexto gerador e um espaço simbólico do bem-estar de todos os envolvidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-08T10:43:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23072 TID:201940760 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23072 |
identifier_str_mv |
TID:201940760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137623966482432 |