Escolas do plano dos centenários : reabilitação da Escola Primária de Paderne

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carlos José Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3234
Resumo: Dissertação de mestrado em Arquitectura.
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spelling Escolas do plano dos centenários : reabilitação da Escola Primária de PaderneArquitecturaArquitectura escolarSéculo XXEdifícios EscolaresReabilitaçãoHistória da arquitecturaEstado NovoDissertação de mestrado em Arquitectura.Exame público realizado em 18 de Novembro de 2013.Nesta dissertação analisaremos, sob o ponto de vista arquitectónico, a evolução dos espaços escolares, desde os mosteiros até as escolas do Plano dos Centenários, cuja ambição era que o ensino primário abrangesse todo o território nacional, e a sua reconversão. Empreendido durante o governo de Salazar, entre 1940 e 1960, o Plano dos Centenários foi regulado por Duarte Pacheco, Ministro de Obras públicas e Comunicações, que impôs uma revisão aos projectos regionais então em vigor, o que resultou numa interligação entre a estandardização dos edifícios escolares, conservação das raízes da tradição da arquitectura portuguesa e identidade estética de cada região. Ao longo do tempo e em consequência da diminuição da natalidade, desertificação local e implantação de novos planos escolares, essas escolas sofreram deterioração ou abandono, tendo-se perdido, em certa medida, o sentido para que foram edificadas. Considerando que estes edifícios sempre tiveram carácter público, procurámos manter-lhes esse mesmo carácter, para melhor se compreender o objecto arquitectónico e para que a população o possa distinguir também como tal. Teremos o cuidado de tratar a história e a evolução da linguagem arquitectónica dos edifícios escolares e a adaptação destes mesmos espaços a outras funções, tais como, centros de dia, juntas de freguesias, lar de idosos. É aqui que surge a ideia de recuperar, reabilitar, valorizar e adaptar estes espaços a um novo serviço comunitário de apoio à população mais idosa, tendo como caso de estudo o concelho de Melgaço. Com este trabalho, foi possível fazer uma análise à história da arquitectura escolar portuguesa, enquadrada na própria análise do nosso projecto, desenvolvendo, assim, um estudo das construções escolares até ao final do Plano dos Centenários e a sua possível recuperação para beneficio de uma arquitectura característica da história do nosso país, aliada à sua potencial utilização como novas estruturas do edifício arquitectónico.This thesis is all about the analysis of the architectural evolution of school buildings. lt goes right back to the days in which schools existed in monasteries through to the days of the “Plano dos Centenários” (Plan of Centenarians). Its main intention was for primary education to cover the entire national territory, as well as its conversion. The “Plano dos Centenários” was undertaken during the Salazar government, between 1940 and 1960. II was regulated by Duarte Pacheco, Minister of Public Works and Communications, who ordered a revision of the regional projects in force at the time. The result was the Iink between the standardization of school buildings, the preservation of the roots of Portuguese architectural tradition and the aesthetic identity of each region. Over the years and as a result of declining birth rates, local desertification and the introduction of new schools, these buildings have deteriorated or were even abandoned, thus losing to a certain degree the very reason for which they were built, Considering that these buildings were created within the state education system, we tried te maintain their character, in order to better understand the “architectural object” and to enable the population to perceive them as such. We wilI treat the history and the evolution of the “architectural language” of these school buildings very carefully as these buildings are adapted to other functions, such as day centres, or nursing homes. This is where the idea arises to recover; rehabilitate, enhance and adapt tbese buildings te a new community service created to support the elderly population, based on a study carried out in the county ofMelgaço. This thesis enabled us te analyze the history of Portuguese architecture of schools, within our own project. This culminated in a study of school buildings until the end of “Plano dos Centenários” and their possible recovery. The study would greatly benefit from a very characteristic type of architecture within Portuguese history, together with their possible utilization as new structures of the do architectonic building.2017-04-20T15:27:24Z2017-04-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3234http://hdl.handle.net/11067/3234TID:201868563porRodrigues, Carlos José Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T01:46:27Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T01:46:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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