Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25718 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_651dc1973a453f76acf7c60d4b0584f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/25718 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridadeConsciência fonológicaLeituraDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraApesar dos inúmeros estudos sobre o desempenho da leitura, existe em uma carência de instrumentos portugueses que avaliem os processos envolvidos na leitura. Neste sentido, pretende-se analisar as relações entre consciência fonológica (eliminação de fonemas), desempenho na leitura e perceção dos professores das capacidades leitoras, de uma amostra de 30 alunos. Para este estudo, recorreu-se a dois instrumentos (Sicole-R e a Prolec-R), que se encontram em processo de aferição para a população portuguesa e a um questionário sobre o desempenho dos alunos na leitura. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, na análise descritiva das 9 provas da Prolec-R e da prova eliminação de fonemas da Sicole-R e na análise da perceção dos professores, pretendendo-se verificar as correlações entre a consciência fonológica, o desempenho na leitura e a perceção dos professores. Nos resultados deste estudo, foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre a consciência fonológica (eliminação de fonemas) (Sicole-R) e a perceção dos professores e entre 7 provas do desempenho na leitura (Prolec-R) e a perceção dos professores. No entanto, neste estudo não foi verificada nenhuma associação estatisticamente significativa entre a consciência fonológica (Sicole-R) e o desempenho na leitura (Prolec-R). Estes resultados sugerem que a perceção dos professores sobre o desempenho dos seus alunos está associada à consciência fonológica (Sicole-R) e ao desempenho na leitura (Prolec-R), sendo que o desempenho na leitura não esta associado à consciência fonológica. Estes resultados contradizem, na sua maioria, os de outros estudos empíricos, podendo justificar-se pela reduzida dimensão da amostra.Palavras-chave: leitura, consciência fonológica, linguagem oral e linguagem escrita.This study aims to analyze the relationship between phonological awareness (phoneme deletion), performance in reading and perception of teachers in relation to students' reading abilities. For this study, we used a sample of 30 students and resorted to two instruments (Sicole-R, more precisely the proof of phoneme deletion, on paper and trial and all the evidence Battery PROLEC-R) that are in the process of scouting for the Portuguese population, and a questionnaire on students' performance in reading. We used a quantitative methodology in the descriptive analysis of 9 trials of PROLEC-R and in the evidence of phoneme deletion Sicole-R, and in the analysis of the perceptions of teachers, in order to check also the correlations between phonological awareness, performance in reading and perception of teachers. In this study, statistically significant correlations were found between phonological awareness (phoneme deletion - Sicole-R) and the perception of teachers, and between 7 evidence of performance in reading (PROLEC-R) and the perception of teachers. However, in this study no statistically significant association was observed between phonological awareness (phoneme deletion-Sicole-R) and reading performance (PROLEC-R). These results suggest that the perception of teachers about the performance of their students is associated with phonological awareness (phoneme deletion - Sicole-R) and performance in reading (PROLEC-R), however the reading performance is not associated with phonological awareness (phoneme deletion - Sicole-R). These results mostly contradict those of other empirical studies, fact that can be justified by the small sample size.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25718http://hdl.handle.net/10316/25718TID:201447525porSilva, Miriam Carina Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:34:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:28.757872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade |
title |
Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade Silva, Miriam Carina Fernandes Consciência fonológica Leitura |
title_short |
Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade |
title_full |
Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade |
title_sort |
Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade |
author |
Silva, Miriam Carina Fernandes |
author_facet |
Silva, Miriam Carina Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Miriam Carina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência fonológica Leitura |
topic |
Consciência fonológica Leitura |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/25718 http://hdl.handle.net/10316/25718 TID:201447525 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/25718 |
identifier_str_mv |
TID:201447525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133774784495616 |