O desenvolvimento comunitário no quadro do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/27555 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo primordial aferir o contributo do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) para o desenvolvimento comunitário dos territórios em que se inscreve. De forma a cumprir o objetivo supramencionado, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo-se selecionado um agrupamento de escolas integrado no programa TEIP. Procurou-se averiguar, designadamente, a natureza da relação estabelecida entre este último e a comunidade local em que se insere, no quadro do programa TEIP. Paralelamente, procurouse compreender o tipo de estratégias dinamizadas pelo agrupamento e respetivos parceiros, com o intuito de promover o desenvolvimento comunitário e, finalmente, aferiu-se a eficácia das estratégias adotadas. A investigação empreendida, por recurso aos métodos da análise documental e à realização de entrevistas semi-diretivas a um conjunto de entidades parceiras do agrupamento, bem como a um elemento da direção deste último, permitiu concluir que o programa TEIP desempenhou uma influência diminuta ou mesmo inexistente na promoção do desenvolvimento comunitário do território em que o agrupamento estudado se insere. |
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O desenvolvimento comunitário no quadro do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)Programa TEIPDesenvolvimento comunitárioParceriasImplementação de políticasTerritorialização das Políticas EducativasTEIP programmeCommunity developmentPartnershipsPolicy implementationTerritorialization of Education PoliciesA presente dissertação tem como objetivo primordial aferir o contributo do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) para o desenvolvimento comunitário dos territórios em que se inscreve. De forma a cumprir o objetivo supramencionado, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo-se selecionado um agrupamento de escolas integrado no programa TEIP. Procurou-se averiguar, designadamente, a natureza da relação estabelecida entre este último e a comunidade local em que se insere, no quadro do programa TEIP. Paralelamente, procurouse compreender o tipo de estratégias dinamizadas pelo agrupamento e respetivos parceiros, com o intuito de promover o desenvolvimento comunitário e, finalmente, aferiu-se a eficácia das estratégias adotadas. A investigação empreendida, por recurso aos métodos da análise documental e à realização de entrevistas semi-diretivas a um conjunto de entidades parceiras do agrupamento, bem como a um elemento da direção deste último, permitiu concluir que o programa TEIP desempenhou uma influência diminuta ou mesmo inexistente na promoção do desenvolvimento comunitário do território em que o agrupamento estudado se insere.The main objective of this dissertation is to assess the contribution of the Educational Territories of Priority Intervention (TEIP) programme to the community development of the territories in which it is included. In order to meet the above-mentioned objective, a qualitative research methodology was used, in the form of a case study, having selected a school cluster integrated in the TEIP programme. In particular, it was sought to investigate the nature of the relationship established between the latter and the local community in which it belongs, in the framework of the TEIP programme. At the same time, it was sought to understand the type of strategies developed by the grouping and its partners with the aim of promoting community development and, finally, it was assessed the effectiveness of the strategies adopted. The research undertaken, using the methods of document analysis and semi-directive interviews to a set of partner entities of the school cluster, as well as a member of its management, led to the conclusion that the TEIP programme had little or no influence in promoting community development in the territory where the studied grouping is located.2023-01-27T15:34:59Z2023-01-17T00:00:00Z2023-01-172022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27555TID:203179790porSilva, Sofia de Sousa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:19.690338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação tem como objetivo primordial aferir o contributo do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) para o desenvolvimento comunitário dos territórios em que se inscreve. De forma a cumprir o objetivo supramencionado, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo-se selecionado um agrupamento de escolas integrado no programa TEIP. Procurou-se averiguar, designadamente, a natureza da relação estabelecida entre este último e a comunidade local em que se insere, no quadro do programa TEIP. Paralelamente, procurouse compreender o tipo de estratégias dinamizadas pelo agrupamento e respetivos parceiros, com o intuito de promover o desenvolvimento comunitário e, finalmente, aferiu-se a eficácia das estratégias adotadas. A investigação empreendida, por recurso aos métodos da análise documental e à realização de entrevistas semi-diretivas a um conjunto de entidades parceiras do agrupamento, bem como a um elemento da direção deste último, permitiu concluir que o programa TEIP desempenhou uma influência diminuta ou mesmo inexistente na promoção do desenvolvimento comunitário do território em que o agrupamento estudado se insere. |
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