Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombo, Joana Filipa Catarino Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1906
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
id RCAP_6527affe7e7ab883c730d8fe05f11d9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/1906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23Auto-regulaçãoEstratégias motivacionaisEnsino superiorTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010Com o crescente ingresso dos aprendentes adultos nas Universidades surge a necessidade de criar condições favoráveis à sua adaptação ao ensino superior. Assim, torna-se útil conhecer as suas metas de aprendizagem, expectativas, dificuldades académicas e recursos para ultrapassar essas dificuldades. Pretendemos com este estudo encontrar pistas para uma possível intervenção a nível institucional de modo a promover o processo de adaptação destes alunos. Neste estudo utilizámos uma metodologia qualitativa, tendo entrevistado oito alunos maiores de 23 anos do primeiro ano da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, com o objectivo de conhecer e contextualizar as suas metas académicas, as suas expectativas, as suas estratégias para atingirem e manterem as metas que haviam definido, as suas dificuldades e os seus recursos para procurar ajuda. Seguidamente, tratámos a informação recolhida segundo a técnica de análise de conteúdo, através da utilização do programa informático N-Vivo 8. Este estudo é de carácter exploratório pois não foram encontrados estudos deste género com alunos universitários maiores de 23 anos. Em termos de expectativas, os participantes esperam essencialmente adquirir competências e conhecimentos ao nível académico, auto-realizarem-se ao nível do desenvolvimento pessoal e do auto-conhecimento, bem como melhorar as suas relações sociais. A maioria dos entrevistados considerou o curso como uma oportunidade de desenvolvimento e realização pessoal e gosta de estudar os temas abordados durante o curso, tendo apresentado indicadores de motivação intrínseca. A partir dos relatos de alguns participantes pensamos que esta motivação intrínseca pode contribuir de um modo positivo para que estes não queiram desistir apesar das suas dificuldades. Para superar essas dificuldades os participantes procuram ajuda junto dos colegas, dos professores e de pessoas fora da faculdade que tenham formação na área da Psicologia.With the growing enrolment rates of adult learners in Universities there comes the need to create appropriate conditions to support their adjustment to the higher education system. Thus, it becomes helpful to understand their learning goals, academic difficulties, expectancies, and their resources to overcome those difficulties. The aim of this research is to find clues which might support an intervention institution wise in order to promote the adjustment process of these students. Thus, we intent to understand these students learning goals, expectancies, strategies to reach and maintain those learning goals, academic difficulties, and their resources to seek help. We chose a qualitative research method, and have interviewed eight adult learners from the first year of the Faculty of Psychology of the University of Lisbon. Then we used a computer programme called N-Vivo 8 in order to analyse our data, through a content analysis technique. This is an exploratory research work because we have found no previous research concerning the self-regulation of learning process of college adult learners. The students who have participated in this research expect to develop their academic knowledge, competences, and self-knowledge as well as to improve their social relationships. Most of them believe this degree is a way of promoting their self-development and self-fulfilment. They like to study the topics from the numerous courses, showing great levels of intrinsic motivation. We believe that these great levels of intrinsic motivation can help these students not to give up from reaching their learning goals although they have been finding some difficulties. They try to overcome their academic difficulties by seeking help from teachers, other students, and friends who have graduated in Psychology.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaPombo, Joana Filipa Catarino Ribeiro2010-11-04T11:06:09Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/1906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:41:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:25.969094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23
title Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23
spellingShingle Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23
Pombo, Joana Filipa Catarino Ribeiro
Auto-regulação
Estratégias motivacionais
Ensino superior
Teses de mestrado - 2010
title_short Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23
title_full Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23
title_fullStr Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23
title_full_unstemmed Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23
title_sort Auto-regulação motivacional : estudo exploratório com alunos maiores de 23
author Pombo, Joana Filipa Catarino Ribeiro
author_facet Pombo, Joana Filipa Catarino Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pombo, Joana Filipa Catarino Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-regulação
Estratégias motivacionais
Ensino superior
Teses de mestrado - 2010
topic Auto-regulação
Estratégias motivacionais
Ensino superior
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-04T11:06:09Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/1906
url http://hdl.handle.net/10451/1906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134168535269376