A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, Patrícia Damásio Reis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1914
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
id RCAP_ec606dfedb324642da8f81f7e040e71a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/1914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagemPsicologia da educaçãoAuto-regulaçãoEntrevista - técnica de entrevistaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010A investigação que desenvolvemos insere-se na área da auto-regulação da aprendizagem. Um dos objectivos do estudo foi compreender de que forma os alunos planificam, realizam e avaliam determinadas tarefas de estudo, mediante o modelo das fases cíclicas da auto-regulação da aprendizagem (Zimmerman,1998). Um outro objectivo estipulado para este estudo prendeu-se com a identificação das vantagens para o Psicólogo Escolar da utilização da microanálise através da entrevista semi-directiva (Cleary & Zimmerman, 2004), enquanto método de avaliação do ciclo auto-regulatório. Foi realizado um estudo qualitativo, de carácter exploratório, onde participaram dois alunos do 10º ano de escolaridade, pertencentes a uma mesma turma. A investigação consistiu em dois momentos. Num primeiro momento, quisemos compreender quais as estratégias de estudo mais utilizadas pelos participantes e, a partir de entrevistas semi-directivas, entender o que cada participante sabe sobre as estratégias, em que circunstâncias as mobiliza, e que importância lhes atribui. Num segundo momento, os alunos realizaram as tarefas onde eram mobilizadas as estratégias anteriormente referidas. De acordo com a metodologia microanalítica, a entrevista decorreu antes, durante e depois da tarefa. Durante a execução das tarefas também foram tomadas notas de campo. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo aos protocolos das entrevistas, sendo esses dados analisados juntamente com os dados de observação e com os artefactos recolhidos. Os resultados revelaram que a metodologia utilizada permitiu identificar processos e variáveis no ciclo auto-regulatório da aprendizagem, possibilitando uma caracterização de como os alunos planificaram, executaram e avaliaram as tarefas propostas. O Psicólogo Escolar poderá encontrar vantagens na utilização desta metodologia uma vez que esta permite uma melhor compreensão sobre os processos de auto-regulação dos alunos, o que poderá servir para delinear intervenções no âmbito do desenvolvimento destes processos.The research we have developed is part of the area of self-regulated learning. An objective of the study was to understand how students plan, carry out certain tasks and evaluate the study by the model of cyclical phases of self-regulated learning (Zimmerman, 1998). Another target set for this study concerned the identification of benefits for the School Psychologist`s use of microanalysis by semi-directive interview (Cleary & Zimmerman 2004) as a method of assessing self-regulatory cycle. We conducted a qualitative exploratory study, with two students in the 10th grade, belonging to the same class. The investigation consisted of two parts. At first, we wanted to understand which were the study strategies used by participants, and based on semi-structured interviews, understand what each participant knows about the strategies, in which circumstances he/she mobilizes them, and the importance he/she attributes to them. Secondly, the students performed tasks where they mobilized the strategies mentioned above. According to the microanalytic methodology, the interview took place before, during and after the task. While students were performing the tasks, notes were taken. Data analysis was made through content analysis of the protocols of the interviews, and these data were analyzed together with the observation data and artifacts collected. The results revealed that the methodology used allowed us to identify processes and variables in the self-regulatory cycle of learning, allowing a characterization of how the students planned, implemented and evaluated the proposed tasks. The School Psychologist may find advantages in using this method since it enables better understanding of students` processes of self-regulation, which could be used to design interventions to develop these processes.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaHorta, Patrícia Damásio Reis2010-11-04T12:30:33Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/1914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:41:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:26.307298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem
title A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem
spellingShingle A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem
Horta, Patrícia Damásio Reis
Psicologia da educação
Auto-regulação
Entrevista - técnica de entrevista
Teses de mestrado - 2010
title_short A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem
title_full A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem
title_fullStr A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem
title_full_unstemmed A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem
title_sort A microanálise através da entrevista semi-directiva : uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem
author Horta, Patrícia Damásio Reis
author_facet Horta, Patrícia Damásio Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, Patrícia Damásio Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Auto-regulação
Entrevista - técnica de entrevista
Teses de mestrado - 2010
topic Psicologia da educação
Auto-regulação
Entrevista - técnica de entrevista
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-04T12:30:33Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/1914
url http://hdl.handle.net/10451/1914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134168542609408