Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Célia da Conceição de Assis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11190
Resumo: O presente trabalho aborda o projeto UCA, na escola Municipal Antônia Rosa, no Município de São João da Ponta, no Pará. Neste Estudo investigamos os impactos do projeto na escola, nos professores e nos alunos. A revisão da literatura foi focada nos fundamentos teóricos no campo da inclusão digital, tecnologia na educação e o uso educacional do laptop no contexto da escola. Adotamos o estudo de caso como metodologia e para a coleta de dados, utilizamos entrevistas individuais e em grupo. Os resultados indicam as atividades de pesquisa na Internet como a principal atividade desenvolvida pelos professores e os alunos dizem que eles usam o laptop mais para entretenimento do que para realizar atividades voltadas para o ensino e a aprendizagem. A pesquisa também indica que o projeto representou uma vitória para a inclusão digital e social, especialmente pela distribuição de laptops, o que permitiu não apenas a familiarização do aluno, mas também de toda a sua família, nesta tecnologia previamente desconhecida para a maioria das pessoas no município; ### ABSTRACT: DIGITAL INCLUSION IN BRAZILIAN BASIC EDUCATION – THE UCA PROJECT IN PARÁ STATE: A CASE STUDY This paper discusses the UCA project, in the brazilian municipal school, Antonia Rosa, in São João da Ponta, Pará. In this study, we investigated the project‟s impacts in the school, teachers and students. The literature review was focused on the theoretical foundations in the field of digital inclusion, technology in education and the educational use of the laptop in the school context. We adopted the case study as the main methodology and for data collection, we used individual and group interviews. The results indicates that search activities on the Internet was the main activity developed by teachers, and students say they use the laptop mostly for entertainment than to carry out activities aimed at teaching and learning. Research also indicates that the project represented a victory for digital and social inclusion, especially for the distribution of laptops, which allowed not only to familiarize the student, but also his entire family, in this technology previously unknown for the most of the people in the municipality.
id RCAP_653407f9a5e36da65bfc00cda305f8d6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de casoInclusão digitalInformática educativaLaptop educacionalDigital inclusionEducational computingEducational LaptopO presente trabalho aborda o projeto UCA, na escola Municipal Antônia Rosa, no Município de São João da Ponta, no Pará. Neste Estudo investigamos os impactos do projeto na escola, nos professores e nos alunos. A revisão da literatura foi focada nos fundamentos teóricos no campo da inclusão digital, tecnologia na educação e o uso educacional do laptop no contexto da escola. Adotamos o estudo de caso como metodologia e para a coleta de dados, utilizamos entrevistas individuais e em grupo. Os resultados indicam as atividades de pesquisa na Internet como a principal atividade desenvolvida pelos professores e os alunos dizem que eles usam o laptop mais para entretenimento do que para realizar atividades voltadas para o ensino e a aprendizagem. A pesquisa também indica que o projeto representou uma vitória para a inclusão digital e social, especialmente pela distribuição de laptops, o que permitiu não apenas a familiarização do aluno, mas também de toda a sua família, nesta tecnologia previamente desconhecida para a maioria das pessoas no município; ### ABSTRACT: DIGITAL INCLUSION IN BRAZILIAN BASIC EDUCATION – THE UCA PROJECT IN PARÁ STATE: A CASE STUDY This paper discusses the UCA project, in the brazilian municipal school, Antonia Rosa, in São João da Ponta, Pará. In this study, we investigated the project‟s impacts in the school, teachers and students. The literature review was focused on the theoretical foundations in the field of digital inclusion, technology in education and the educational use of the laptop in the school context. We adopted the case study as the main methodology and for data collection, we used individual and group interviews. The results indicates that search activities on the Internet was the main activity developed by teachers, and students say they use the laptop mostly for entertainment than to carry out activities aimed at teaching and learning. Research also indicates that the project represented a victory for digital and social inclusion, especially for the distribution of laptops, which allowed not only to familiarize the student, but also his entire family, in this technology previously unknown for the most of the people in the municipality.Universidade de Évora2014-06-27T11:05:08Z2014-06-272012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11190http://hdl.handle.net/10174/11190porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocelia.franca06@gmail.com229França, Célia da Conceição de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:57.831192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de caso
title Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de caso
spellingShingle Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de caso
França, Célia da Conceição de Assis
Inclusão digital
Informática educativa
Laptop educacional
Digital inclusion
Educational computing
Educational Laptop
title_short Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de caso
title_full Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de caso
title_fullStr Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de caso
title_full_unstemmed Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de caso
title_sort Inclusão digital na educação básica brasileira - projeto UCA no Estado do Pará: um estudo de caso
author França, Célia da Conceição de Assis
author_facet França, Célia da Conceição de Assis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Célia da Conceição de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Informática educativa
Laptop educacional
Digital inclusion
Educational computing
Educational Laptop
topic Inclusão digital
Informática educativa
Laptop educacional
Digital inclusion
Educational computing
Educational Laptop
description O presente trabalho aborda o projeto UCA, na escola Municipal Antônia Rosa, no Município de São João da Ponta, no Pará. Neste Estudo investigamos os impactos do projeto na escola, nos professores e nos alunos. A revisão da literatura foi focada nos fundamentos teóricos no campo da inclusão digital, tecnologia na educação e o uso educacional do laptop no contexto da escola. Adotamos o estudo de caso como metodologia e para a coleta de dados, utilizamos entrevistas individuais e em grupo. Os resultados indicam as atividades de pesquisa na Internet como a principal atividade desenvolvida pelos professores e os alunos dizem que eles usam o laptop mais para entretenimento do que para realizar atividades voltadas para o ensino e a aprendizagem. A pesquisa também indica que o projeto representou uma vitória para a inclusão digital e social, especialmente pela distribuição de laptops, o que permitiu não apenas a familiarização do aluno, mas também de toda a sua família, nesta tecnologia previamente desconhecida para a maioria das pessoas no município; ### ABSTRACT: DIGITAL INCLUSION IN BRAZILIAN BASIC EDUCATION – THE UCA PROJECT IN PARÁ STATE: A CASE STUDY This paper discusses the UCA project, in the brazilian municipal school, Antonia Rosa, in São João da Ponta, Pará. In this study, we investigated the project‟s impacts in the school, teachers and students. The literature review was focused on the theoretical foundations in the field of digital inclusion, technology in education and the educational use of the laptop in the school context. We adopted the case study as the main methodology and for data collection, we used individual and group interviews. The results indicates that search activities on the Internet was the main activity developed by teachers, and students say they use the laptop mostly for entertainment than to carry out activities aimed at teaching and learning. Research also indicates that the project represented a victory for digital and social inclusion, especially for the distribution of laptops, which allowed not only to familiarize the student, but also his entire family, in this technology previously unknown for the most of the people in the municipality.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-06-27T11:05:08Z
2014-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11190
http://hdl.handle.net/10174/11190
url http://hdl.handle.net/10174/11190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
celia.franca06@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136534725656576