Design de comunicação na criação de uma marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaques, Marta Rita Braga
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12031
Resumo: Dissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitectura.
id RCAP_653f51acb830ce6a1e98cc70dd0b0f71
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de comunicação na criação de uma marcaIdentidade visual aplicada a uma marca de roupa do grupo empresarial NeloDesign de comunicaçãoMarcaIdentidade visualComunicaçãoNeloDissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitectura.Hoje em dia somos confrontados com diversos produtos e servi¬ços disponíveis no mercado. Esta diversidade, cada vez mais, leva as marcas a investirem em estratégias de comunicação que as diferenciam face a marcas concorrentes. Dependendo da situação económica, social e cultural de cada um, as escolhas dos indiví¬duos recaem sobre a qualidade, durabilidade, preço e entre ou¬tras caraterísticas do produto face às suas necessidades (Costa, 2010). A Nelo é uma marca de produção de caiaques, reconhecida in¬ternacionalmente no setor de alta competição, pela qualidade dos seus produtos. Com o objetivo de alargar o seu segmento de mercado, pretende-se com esta investigação conciliar o design de comunicação com o design de moda, através da criação de uma marca de roupa de estilo casual e desportivo. A Investigação, através de uma Metodologia Intervencionista e Não-Intervencionista, de base Qualitativa, inclui a revisão lite¬rária de conceitos fundamentais ao enquadramento do trabalho como marca, a sua personalidade, a identidade, a comunicação, o marketing, com o objetivo de cruzar ideias e compreender noções úteis ao desenvolvimento do projeto. Ao longo de uma análise crí¬tica de estudos existentes sobre a marca Nelo, bem como a com¬paração com outras marcas, nomeadamente, a Adidas, a Timber¬land e a Lacoste, procurou-se perceber, o que leva ao prestígio dos seus produtos, como comunicam no mercado e que imagem transmitem aos consumidores. O presente trabalho é sobretudo de caráter prático, resultando na criação da marca Olen e alguns suportes de comunicação mais adequados à divulgação da mesma, nomeadamente etiquetas para as peças de roupa, flyer, cartaz, website, catálogo promocional e um breve vídeo que mostra o making of da produção fotográfica. Sendo o tema da investigação a criação da identidade de uma marca, espera-se que este projeto seja a rampa de lançamento para a implementação de uma nova marca de roupa no mercado.ABSTRACT: Today we are faced with various products and services available in the market. This diversity, increasingly wave brands to invest in communications strategies that differentiate compared to com¬peting brands. Depending on the economic, social and cultural development of each person, their choices fall on the quality, du¬rability, price and other product characteristics that meet people needs (Costa, 2010). Nelo is a brand name of kayaks, internationally recognized in the field of high competition, by their quality of its products. Aiming to extend its market segment, it is intended with this investigation conciliate communication design with fashion design, by creating a brand of clothing style casual and sporty. The investigation, which uses a Methodology Interventional and Non-Interventional based. Qualitative includes a literature review of key concepts to the context of the work as a brand, its perso¬nality, identity, communication, marketing, with the goal of cros¬sing ideas and concepts useful to understand the development of the project . Became a critical analysis of existing research on the brand Nelo well as comparison with other brands, including Adidas, Timberland and Lacoste, trying to realize what leads to the prestige of their products, how they communicate and market image convey to consumers. This work is mainly of a practical nature, resulting in the crea¬tion of brand Olen and some communication media best suited to the disclosure of the same, including labels for garments, flyer, poster, website, catalog and promotional short video showing the making of photographic production. Being the subject of research to create the identity of a brand, it is expected that this project is the launching pad for the implemen¬tation of a new clothing brand in the market.Universidade de Lisboa. Faculdade de ArquiteturaAlmendra, Rita AssoreiraRepositório da Universidade de LisboaJaques, Marta Rita Braga2016-09-09T13:37:52Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12031porJaques, Marta Rita Braga - Design de comunicação na criação de uma marca : identidade visual aplicada a uma marca de roupa do grupo empresarial Nelo. - Lisboa : FA, 2013. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:14.129522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de comunicação na criação de uma marca
Identidade visual aplicada a uma marca de roupa do grupo empresarial Nelo
title Design de comunicação na criação de uma marca
spellingShingle Design de comunicação na criação de uma marca
Jaques, Marta Rita Braga
Design de comunicação
Marca
Identidade visual
Comunicação
Nelo
title_short Design de comunicação na criação de uma marca
title_full Design de comunicação na criação de uma marca
title_fullStr Design de comunicação na criação de uma marca
title_full_unstemmed Design de comunicação na criação de uma marca
title_sort Design de comunicação na criação de uma marca
author Jaques, Marta Rita Braga
author_facet Jaques, Marta Rita Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almendra, Rita Assoreira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaques, Marta Rita Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Marca
Identidade visual
Comunicação
Nelo
topic Design de comunicação
Marca
Identidade visual
Comunicação
Nelo
description Dissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitectura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
2016-09-09T13:37:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12031
url http://hdl.handle.net/10400.5/12031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jaques, Marta Rita Braga - Design de comunicação na criação de uma marca : identidade visual aplicada a uma marca de roupa do grupo empresarial Nelo. - Lisboa : FA, 2013. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131067397963776