Design de comunicação na criação de uma marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12031 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitectura. |
id |
RCAP_653f51acb830ce6a1e98cc70dd0b0f71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design de comunicação na criação de uma marcaIdentidade visual aplicada a uma marca de roupa do grupo empresarial NeloDesign de comunicaçãoMarcaIdentidade visualComunicaçãoNeloDissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitectura.Hoje em dia somos confrontados com diversos produtos e servi¬ços disponíveis no mercado. Esta diversidade, cada vez mais, leva as marcas a investirem em estratégias de comunicação que as diferenciam face a marcas concorrentes. Dependendo da situação económica, social e cultural de cada um, as escolhas dos indiví¬duos recaem sobre a qualidade, durabilidade, preço e entre ou¬tras caraterísticas do produto face às suas necessidades (Costa, 2010). A Nelo é uma marca de produção de caiaques, reconhecida in¬ternacionalmente no setor de alta competição, pela qualidade dos seus produtos. Com o objetivo de alargar o seu segmento de mercado, pretende-se com esta investigação conciliar o design de comunicação com o design de moda, através da criação de uma marca de roupa de estilo casual e desportivo. A Investigação, através de uma Metodologia Intervencionista e Não-Intervencionista, de base Qualitativa, inclui a revisão lite¬rária de conceitos fundamentais ao enquadramento do trabalho como marca, a sua personalidade, a identidade, a comunicação, o marketing, com o objetivo de cruzar ideias e compreender noções úteis ao desenvolvimento do projeto. Ao longo de uma análise crí¬tica de estudos existentes sobre a marca Nelo, bem como a com¬paração com outras marcas, nomeadamente, a Adidas, a Timber¬land e a Lacoste, procurou-se perceber, o que leva ao prestígio dos seus produtos, como comunicam no mercado e que imagem transmitem aos consumidores. O presente trabalho é sobretudo de caráter prático, resultando na criação da marca Olen e alguns suportes de comunicação mais adequados à divulgação da mesma, nomeadamente etiquetas para as peças de roupa, flyer, cartaz, website, catálogo promocional e um breve vídeo que mostra o making of da produção fotográfica. Sendo o tema da investigação a criação da identidade de uma marca, espera-se que este projeto seja a rampa de lançamento para a implementação de uma nova marca de roupa no mercado.ABSTRACT: Today we are faced with various products and services available in the market. This diversity, increasingly wave brands to invest in communications strategies that differentiate compared to com¬peting brands. Depending on the economic, social and cultural development of each person, their choices fall on the quality, du¬rability, price and other product characteristics that meet people needs (Costa, 2010). Nelo is a brand name of kayaks, internationally recognized in the field of high competition, by their quality of its products. Aiming to extend its market segment, it is intended with this investigation conciliate communication design with fashion design, by creating a brand of clothing style casual and sporty. The investigation, which uses a Methodology Interventional and Non-Interventional based. Qualitative includes a literature review of key concepts to the context of the work as a brand, its perso¬nality, identity, communication, marketing, with the goal of cros¬sing ideas and concepts useful to understand the development of the project . Became a critical analysis of existing research on the brand Nelo well as comparison with other brands, including Adidas, Timberland and Lacoste, trying to realize what leads to the prestige of their products, how they communicate and market image convey to consumers. This work is mainly of a practical nature, resulting in the crea¬tion of brand Olen and some communication media best suited to the disclosure of the same, including labels for garments, flyer, poster, website, catalog and promotional short video showing the making of photographic production. Being the subject of research to create the identity of a brand, it is expected that this project is the launching pad for the implemen¬tation of a new clothing brand in the market.Universidade de Lisboa. Faculdade de ArquiteturaAlmendra, Rita AssoreiraRepositório da Universidade de LisboaJaques, Marta Rita Braga2016-09-09T13:37:52Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12031porJaques, Marta Rita Braga - Design de comunicação na criação de uma marca : identidade visual aplicada a uma marca de roupa do grupo empresarial Nelo. - Lisboa : FA, 2013. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:14.129522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de comunicação na criação de uma marca Identidade visual aplicada a uma marca de roupa do grupo empresarial Nelo |
title |
Design de comunicação na criação de uma marca |
spellingShingle |
Design de comunicação na criação de uma marca Jaques, Marta Rita Braga Design de comunicação Marca Identidade visual Comunicação Nelo |
title_short |
Design de comunicação na criação de uma marca |
title_full |
Design de comunicação na criação de uma marca |
title_fullStr |
Design de comunicação na criação de uma marca |
title_full_unstemmed |
Design de comunicação na criação de uma marca |
title_sort |
Design de comunicação na criação de uma marca |
author |
Jaques, Marta Rita Braga |
author_facet |
Jaques, Marta Rita Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almendra, Rita Assoreira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaques, Marta Rita Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de comunicação Marca Identidade visual Comunicação Nelo |
topic |
Design de comunicação Marca Identidade visual Comunicação Nelo |
description |
Dissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitectura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10 2013-10-01T00:00:00Z 2016-09-09T13:37:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/12031 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/12031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jaques, Marta Rita Braga - Design de comunicação na criação de uma marca : identidade visual aplicada a uma marca de roupa do grupo empresarial Nelo. - Lisboa : FA, 2013. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131067397963776 |