Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/60693 |
Resumo: | A intensificação dos fluxos migratórios e a crescente interconectividade “global” têm tornado evidente que um maior nível de contacto entre pessoas de diferentes culturas não se traduz automaticamente num maior interconhecimento e diálogo intercultural. Pelo contrário, recentemente a explosão dos discursos de ódio nas redes sociais e a divulgação de fake news (incluindo fake vídeos) através das redes sociais digitais (sonhadas como uma promessa de maior interação entre pessoas, transcendendo as tradicionais fronteiras físicas), tornaram evidente que a maior “mistura” no mundo não significa necessariamente maior respeito pela diversidade. De facto, esta “nova” realidade é surpreendentemente “velha”: no mundo em que vivemos a transformação social e tecnológica tem sido acompanhada pela manutenção, e mesmo agudização, de velhas hierarquias, binarismos e hiatos, que continuam a moldar as nossas vidas de forma muito poderosa (Cabecinhas & Cunha, 2017; Macedo, Cabecinhas & Abadia, 2013), tornando esta área de investigação, e de intervenção, extremamente desafiante. [...] |
id |
RCAP_6551ece7e1b6d82b03710754f590846f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60693 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutóriaCinema, migration and cultural diversity: introductory noteCinemaMigraçõesDiversidade culturalRepresentações sociaisMigrationsCultural diversitySocial representationsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA intensificação dos fluxos migratórios e a crescente interconectividade “global” têm tornado evidente que um maior nível de contacto entre pessoas de diferentes culturas não se traduz automaticamente num maior interconhecimento e diálogo intercultural. Pelo contrário, recentemente a explosão dos discursos de ódio nas redes sociais e a divulgação de fake news (incluindo fake vídeos) através das redes sociais digitais (sonhadas como uma promessa de maior interação entre pessoas, transcendendo as tradicionais fronteiras físicas), tornaram evidente que a maior “mistura” no mundo não significa necessariamente maior respeito pela diversidade. De facto, esta “nova” realidade é surpreendentemente “velha”: no mundo em que vivemos a transformação social e tecnológica tem sido acompanhada pela manutenção, e mesmo agudização, de velhas hierarquias, binarismos e hiatos, que continuam a moldar as nossas vidas de forma muito poderosa (Cabecinhas & Cunha, 2017; Macedo, Cabecinhas & Abadia, 2013), tornando esta área de investigação, e de intervenção, extremamente desafiante. [...]Intensification of migratory flows and increased “global” interconnectivity have demonstrated that more contact between peoples of different cultures does not automatically foster greater mutual knowledge or intercultural dialogue. On the contrary, the recent explosion of hate speech in social networks and dissemination of fake news (including fake videos) via digital social networks (initially heralded as promising greater interaction between people, transcending traditional physical borders), have made it clear that greater connectivity in the world does not necessarily translate into greater respect for diversity. In fact, the “new” situation is surprisingly “old”: in today’s world, social and technological transformations have been accompanied by maintenance, and even exacerbation, of pre-existing hierarchies, binary divisions and gaps that continue to shape our lives (Cabecinhas & Cunha, 2017; Macedo, Cabecinhas & Abadia, 2013), which makes this field of research and intervention extremely challenging. [...]UID/CCI/00736/2019info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoCabecinhas, RosaMacedo, Isabel MoreiraFrança, Renné20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60693porCabecinhas, R., Macedo, I. & França, R. (2019). Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 6(1), 5–11. https://doi.org/10.21814/rlec.3802184-04582183-088610.21814/rlec.380http://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/11/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:06.960187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória Cinema, migration and cultural diversity: introductory note |
title |
Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória |
spellingShingle |
Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória Cabecinhas, Rosa Cinema Migrações Diversidade cultural Representações sociais Migrations Cultural diversity Social representations Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória |
title_full |
Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória |
title_fullStr |
Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória |
title_full_unstemmed |
Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória |
title_sort |
Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória |
author |
Cabecinhas, Rosa |
author_facet |
Cabecinhas, Rosa Macedo, Isabel Moreira França, Renné |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Isabel Moreira França, Renné |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabecinhas, Rosa Macedo, Isabel Moreira França, Renné |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Migrações Diversidade cultural Representações sociais Migrations Cultural diversity Social representations Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Cinema Migrações Diversidade cultural Representações sociais Migrations Cultural diversity Social representations Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A intensificação dos fluxos migratórios e a crescente interconectividade “global” têm tornado evidente que um maior nível de contacto entre pessoas de diferentes culturas não se traduz automaticamente num maior interconhecimento e diálogo intercultural. Pelo contrário, recentemente a explosão dos discursos de ódio nas redes sociais e a divulgação de fake news (incluindo fake vídeos) através das redes sociais digitais (sonhadas como uma promessa de maior interação entre pessoas, transcendendo as tradicionais fronteiras físicas), tornaram evidente que a maior “mistura” no mundo não significa necessariamente maior respeito pela diversidade. De facto, esta “nova” realidade é surpreendentemente “velha”: no mundo em que vivemos a transformação social e tecnológica tem sido acompanhada pela manutenção, e mesmo agudização, de velhas hierarquias, binarismos e hiatos, que continuam a moldar as nossas vidas de forma muito poderosa (Cabecinhas & Cunha, 2017; Macedo, Cabecinhas & Abadia, 2013), tornando esta área de investigação, e de intervenção, extremamente desafiante. [...] |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/60693 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/60693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cabecinhas, R., Macedo, I. & França, R. (2019). Cinema, migrações e diversidade cultural: nota introdutória. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 6(1), 5–11. https://doi.org/10.21814/rlec.380 2184-0458 2183-0886 10.21814/rlec.380 http://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/11/showToc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132648489091072 |