São Paulo, ville de la « diversité » et de l« accueil »? Représentations des migrations contemporaines, polyphonies urbaines et fabrique des imaginaires territoriauxfabrique des imaginaires territoriaux\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farneti, Laure Anne Guillot
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19092024-134119/
Resumo: Esta tese analisa a criação de figuras migratórias contemporâneas em São Paulo. Mais especificamente, esta investigação centra-se nos imaginários associados às pessoas que chegaram de países latino-americanos e africanos e se estabeleceram na megalópole brasileira desde o início do século XXI. O objetivo é evidenciar as tensões que existem entre as várias representações da migração, sejam elas baseadas em estereótipos raciais, mitos sobre a construção do Brasil ou tentativas de refletir a realidade da vida quotidiana dos migrantes. A migração é objeto de uma multiplicidade de discursos, e a análise dessa polifonia de vozes foi realizada por meio de uma metodologia qualitativa, baseada na análise de um corpus audiovisual e de uma pesquisa etnográfica composta por observação participante e quarenta e três entrevistas semiestruturadas. Os atores sociais abordados foram escolhidos por participarem na construção e circulação das representações da migração contemporânea no país. O estudo etnográfico foi realizado no âmbito de instituições políticas, como Prefeitura de São Paulo, de instituições culturais, como o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, de mídias, como uma telenovela, mas também coletivos e associações que trabalham para acolher os migrantes. Todos estes atores são também os produtores dos vídeos analisados. O objetivo do estudo desta variedade de representações é comparar os discursos mais exteriores às experiências migratórias com os discursos captados junto de pessoas que vivem ou acompanham a migração diariamente. As diferentes narrativas são analisadas sob o prisma de uma análise semiodiscursiva, centrada na apreensão e circulação, espacial e temporal, de fórmulas discursivas como diversidade ou acolhimento, fórmulas que convocam diferentes mitos e imaginários ligados à história do Brasil e dos migrantes, ao mesmo tempo que projetam uma forma de horizonte de expetativa para estes últimos. Esta abordagem mostrou que o discurso dos atores hegemónicos é muitas vezes mais estereotipado do que o dos atores menos visíveis que representam a migração de um ponto de vista mais \"interior\". No entanto, existem formas de hibridação e a noção de território de acolhimento permite dar conta do processo de co-construção de representações interculturais que se inspiram tanto em formas de mito como na realidade das identidades e das vidas dos migrantes contemporâneos.
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A migração é objeto de uma multiplicidade de discursos, e a análise dessa polifonia de vozes foi realizada por meio de uma metodologia qualitativa, baseada na análise de um corpus audiovisual e de uma pesquisa etnográfica composta por observação participante e quarenta e três entrevistas semiestruturadas. Os atores sociais abordados foram escolhidos por participarem na construção e circulação das representações da migração contemporânea no país. O estudo etnográfico foi realizado no âmbito de instituições políticas, como Prefeitura de São Paulo, de instituições culturais, como o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, de mídias, como uma telenovela, mas também coletivos e associações que trabalham para acolher os migrantes. Todos estes atores são também os produtores dos vídeos analisados. O objetivo do estudo desta variedade de representações é comparar os discursos mais exteriores às experiências migratórias com os discursos captados junto de pessoas que vivem ou acompanham a migração diariamente. As diferentes narrativas são analisadas sob o prisma de uma análise semiodiscursiva, centrada na apreensão e circulação, espacial e temporal, de fórmulas discursivas como diversidade ou acolhimento, fórmulas que convocam diferentes mitos e imaginários ligados à história do Brasil e dos migrantes, ao mesmo tempo que projetam uma forma de horizonte de expetativa para estes últimos. Esta abordagem mostrou que o discurso dos atores hegemónicos é muitas vezes mais estereotipado do que o dos atores menos visíveis que representam a migração de um ponto de vista mais \"interior\". No entanto, existem formas de hibridação e a noção de território de acolhimento permite dar conta do processo de co-construção de representações interculturais que se inspiram tanto em formas de mito como na realidade das identidades e das vidas dos migrantes contemporâneos.This thesis analyses the creation of contemporary migration figures in São Paulo. More specifically, this research focuses on the imaginaries associated with people who have arrived from Latin American and African countries and settled in the Brazilian megalopolis since the beginning of the 21st century. The aim is to highlight the tensions that exist between various representations of migration, whether they are based on racial stereotypes, myths about the construction of Brazil or attempts to reflect the reality of the daily lives of migrants. Migration is the subject of a multiplicity of discourses, and the analysis of this polyphony of voices was carried out using a qualitative methodology, based on the analysis of an audiovisual corpus and an ethnographic survey consisting of observing participants and forty-three semi-structured interviews. The social actors approached were chosen because they participate in the construction and circulation of representations of contemporary migration in the country. The ethnographic study took place within political institutions, such as the São Paulo City Council, cultural institutions, such as the São Paulo State Immigration Museum, the media, such as a telenovela, and also collectives and associations working to welcome migrants. All these actors are also the producers of the videos analysed. The point of studying this variety of representations is to compare discourses that are rather external to migratory experiences with discourses captured from people who experience migration on a daily basis, either living it or accompanying it. The different accounts are analysed through the prism of a semio-discursive analysis, focusing on the apprehension and circulation, both spatial and temporal, of discursive formulas such as diversity or welcome, formulas that call upon different myths and imaginaries linked to the history of Brazil and of migrant people, while projecting a form of horizon of expectation for the latter. This approach has shown that the discourse of hegemonic actors is often more stereotyped than that of less visible actors who represent migration from a more \'interior\' point of view. However, forms of hybridisation do exist, and the notion of the host territory makes it possible to account for the process of co-construction of intercultural representations that borrow as much from forms of myth as from the reality of the identities and lives of contemporary migrants.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Lucia Maciel Barbosa deFarneti, Laure Anne Guillot2023-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19092024-134119/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-20T17:28:02Zoai:teses.usp.br:tde-19092024-134119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-20T17:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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